Nome de um demônio da "Divina Comédia" - obra do genial poeta Dante Alighieri - Malacoda era o capeta responsável por impedir que as almas corruptas escapassem do local de punição. Pois Malacoda foi o nome que inspirou a operação realizada esta manhã pela Polícia Federal do Pará no município de Bujaru.
 |
O prefeito recebeeu do TCM o prêmio de combatente da corrupção |
O objetivo dessa operação é investigar o recebimento de propina e fraudes no uso de verbas federais destinadas à merenda escolar naquele município. Segundo a PF, as investigações indicam o envolvimento do prefeito, Jorge Sató (PR) e das secretárias de Educação, Maria Célia Lima Sato, e de Finanças, Amanda Akemi Lima Santo, respectivamente filha e esposa do prefeito, em atos de corrupção.
Foram cumpridos pelos agentes da PF 5 mandados de busca e apreensão nas sedes da Prefeitura e das Secretarias de Educação e Finanças, e na residência dos investigados, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1º região, que também determinou o afastamento do cargo dos envolvidos.
O esquema criminoso envolve possíveis fraudes em processo licitatório destinado a contratação de empresa de fornecimento de merenda escolar, envolvendo verba federal do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.