sexta-feira, 26 de abril de 2019

Acusado de matar mãe e filha em Altamira é encontrado morto em presídio

DivulgaçãoComparsa de Geovane Silva de Sousa no crime é um dos suspeitos do assassinato
Um dos acusados de roubar, matar e enterrar mãe e filha em Altamira, Geovane Silva de Sousa, foi encontrado morto, no Centro de Recuperação Regional de Altamira, na tarde desta quinta-feira (25). Ele foi assassinado. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) confirmou o fato e está tomando as providências cabíveis.
A suspeita — essa ainda não confirmada pela Susipe — é de que o outro envolvido no duplo latrocínio com ocultação de cadáveres, Dario Santos de Lima, tenha matado o comparsa. Dario também está ferido. Eles foram presos juntos, cerca de 24 horas após cometerem os crimes.
Muitas pessoas em Altamira se mobilizaram, dentro e fora da internet, para localizar Fernanda Moura e a filha dela, Isabela, de cinco anos. Muitos queriam acreditar que apenas estavam desaparecidas. No entanto, já estavam mortas e enterradas numa cova rasa na área rural da cidade.
Geovane e Dario teriam matado Fernanda e a filha por vingança. A dupla teria assaltado a casa da família há alguns dias. Fernanda reconheceu um dos criminosos e foi reclamar com a mãe dele. Na manhã de terça-feira (23), o marido da moça e pai de Isabela estranhou que elas não estavam em casa. Nem a moto da família.
Na tarde desta quarta-feira (24), os corpos delas foram encontrados num local chamado ramal do Cipó Ambé, na estrada da Serrinha. Geovane e Dario já estavam presos.
Assim que a identidade dos dois corpos foi confirmada, familiares, amigos e pessoas solidárias à família das vítimas se mobilizou em frente da Delegacia de Altamira. Cobravam justiça e punição aos acusados.
A revolta pelo duplo latrocínio, principalmente porque uma das vítimas era uma criança, chegou ao Centro de Recuperação Regional de Altamira. Havia rumores internos de que uma rebelião ocorreria para matar Geovane e Dario.
Dario tentou se eximir de culpa e por isso matou o comparsa. Mas outros presos o feriram também. Ele precisou ser encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Altamira. 
Caso fique comprovado que Dario matou Geovane, a situação dele pode se complicar ainda mais, pois terá de responder por outro homicídio. As investigações sobre o assalto à casa da família vítima, as mortes de mãe e filha e agora o assassinato de um dos acusados estão sendo conduzidas pela Polícia Civil.
Em nota, a Susipe informou que Geovane foi encontrado com indícios de asfixia mecânica e que a Superintendência tomou todas as providências legais. O Instituto Médico Legal removeu o corpo e a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso.

Prefeito de Santarém lança desafio à Valmir Climaco e esquenta polêmica da saúde

“Invista no teu hospital Municipal, cuide de seus pacientes aí em Itaituba(…) É muito fácil comprar ônibus, agora vai contratar uma equipe de médicos e ver quanto custa.” disse Nélio Aguiar.
A polêmica da saúde na parceria entre Itaituba e Santarém continua dando o que falar, agora com a inclusão de um novo, e importante, personagem. O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, utilizou grupos de whatsapp, na tarde desta quinta-feira (25), para se manifestar após declarações do prefeito de Itaituba Valmir Climaco à imprensa local. Valmir disse que a prefeitura paga mensalmente um valor para Santarém em troca da regulação, por meio do Hospital Municipal, dos serviços prestados aos pacientes no Hospital Regional.
Ele destaca ainda que, “o hospital regional do baixo amazonas não pertence à Santarém. Eu não posso pensar que a gestão de Santarém teve desviando o foco da administração, onde se fala que Santarém não consegue fazer asfalto, tapar os buracos das ruas, por que Itaituba tá mandando os doentes.” afrontou Valmir.
A resposta de Nélio Aguiar foi rápida e ainda mais afrontosa. Em áudio ele começa dizendo que alguns pontos colocados por Valmir não batem com a realidade. Segundo ele, a SESPA que regula o hospital regional, e quando não há vagas no mesmo, os pacientes são encaminhados para o hospital municipal de Santarém, o que onera e superlota a unidade.
Nélio diz também que o que valor recebido pela prefeitura de Santarém (cerca de 83 mil) é muito inferior à quantia que é gasta com a saúde no município, algo em torno de R$ 1.600,00 por mês. Ele faz ainda um desafia à Valmir.
“Invista no seu hospital municipal, contrate mais ortopedista e anestesista, cuida de seus pacientes aí, eles não querem sair de Itaituba para Santarém, eles querem fazer aí, mas precisa investir em equipe médica.” desafia
Nélio também fala do micro-ônibus comprado pela prefeitura para fazer o transporte dos pacientes, e também da UPA de Itaituba, que mesmo tendo obra finalizada e entregue há meses, está sem funcionamento. “É muito fácil comprar ônibus, agora vai contratar uma equipe de médico e ver quanto custa. É por isso até que eu suspeito que até hoje você não colocou a UPA pra funcionar, por que não quer ter despesa, e ela tá parada, praticamente pronta e nunca colocou pra funcionar, por que você sabe quanto custa. Você não quer assumir esse custo, é muito mais fácil você mandar 83 mil pra santarém e manda o tanto de paciente que você quiser pra que a gente assuma isso.” desabafa
Nélio fez ainda uma proposta à Valmir, “Se você topar esse desafio, você deixa de repassar os 83 mil para Santarém, não repassa mais, mas também tu não encaminha mais nenhum paciente, e faz um tratamento de qualidade aí, organiza teu hospital. Nós não vamos recusar paciente nenhum, estamos aqui disposto a atender..” propôs
Para finalizar, Nélio ainda deixa uma sugestão. “O que estamos entrando numa discussão é que prefeito não invista somente em asfalto, em rua, mas também em saúde. Por que investir na saúde não é somente comprar ônibus ou ambulância pra levar os pacientes pra outros municípios, é você ter uma estrutura para atender seu paciente no próprio município.” finalizou o prefeito de Santarém.
Blog do Xarope via Portal Giro