segunda-feira, 12 de março de 2018

Família de prefeito assassinado em MT está escondida após sofrer ameaças, diz promotor

Esvandir Antônio Mendes, morto a tiros em dezembro do ano passado em Colniza. A filha dele, então secretária municipal de Administração pediu exoneração do cargo e se mudou.esvandir
Prefeito de Colniza, Esvandir Mendes, conhecido como Vando Colnizatur, tinha 61 anos (Foto: Arquivo Pessoal)
A família do prefeito de Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, Esvandir Antônio Mendes, morto a tiros em dezembro do ano passado, está escondida após sofrer ameaças, segundo o promotor Willian Oguido Ogama. O homicídio ainda é investigado e cinco pessoas foram presas por suspeita de envolvimento no crime.
Após a morte do pai, a então secretária municipal de Administração, Ana Franciely Mendes, deixou o cargo e saiu do estado de Mato Grosso.
Ela decidiu se mudar para o estado de Rondônia, onde ocorreram as ameças, segundo o promotor. Ana Franciely deixou o município de Colniza logo após o enterro do pai.
Além dela, o então secretário municipal de Finanças, Admilson Ferreira dos Santos, de 41 anos, que também foi atingido por dois disparos, pediu exoneração do cargo e deixou.
Suspeitos foram presos um dia após o crime (Foto: Harlis Barbosa/Arquivo pessoal)O Admilson e Esvandir chegavam da zona rural do município quando foram abordado pelos assassinos.
A vítima dirigia uma caminhonete preta e estava acompanhado do secretário de Finanças, quando os executores se aproximaram do veículo, a aproximadamente 7 km da entrada da cidade. Os criminosos efetuaram vários disparos contra o prefeito, que ainda conseguiu dirigir até o perímetro urbano.
O empresário Antônio Pereira Rodrigues Neto, que atua no ramo de táxi aéreo e de combustível e é apontado como o mandante do assassinato de Esvandir, e mais dois suspeitos do crime, foram presos quando estavam em uma estrada entre os municípios de Juruena e Castanheira, a 893 km e 780 km de Cuiabá, respectivamente.
No carro em que eles estavam no momento da prisão, a polícia encontrou R$ 60 mil, que seriam referentes ao pagamento pela execução de Esvandir. 
Ele foram indiciados pela Polícia Civil e estão presos na cadeia pública do município.
les respondem pelos crimes de homicídio qualificado por motivo fútil, promessa de recompensa e recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
A mulher de Antônio, Yana Fois Coelho Alvarenga, também foi presa por ajudar a planejar o assassinato. A reportagem não consegiu localizar a defesa dos citados.

'Lucifer', Suspeito de matar sargento Sousa da PM morre em troca de tiros com a polícia


Thiago Albuquerque Franco Carlos, conhecido como 'Lucifer', morreu na tarde desta segunda-feira (12). Suspeito de matar sargento da PM morre em troca de tiros com a polícia  (Foto: Via WhatsApp)

Ele é suspeito de envolvimento na morte do sargento Souza da Polícia Militar, em fevereiro deste ano, em Marituba. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva. A informação foi confirmada pela Polícia Civil.
Populares denunciaram a polícia que Thiago Albuquerque estava escondido em uma residência na rua São Francisco Xavier, no bairro Jaderlândia, em Ananindeua.

Tentativa de feminicídio será julgada nesta terça-feira

Será julgado nesta terça-feira, 13/03, o réu preso ALESSANDRO MACIEL DA SILVA PIRES, acusado de tentar matar ANA PAULA DE SOUSA SANTOS há cerca de um ano.
O juiz Gabriel Veloso de Araújo presidirá a sessão.
O réu responde ao crime capitulado no artigo 121, parágrafo 2º, inciso VI c/c art. 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro e art. 7º, incisos I e II, da lei nº 11.340/2006.

Prefeito Padre é afastado por 90 dias, acusado de supostas irregularidades em Alenquer

Dos 15 vereadores de Alenquer, 14 estavam presentes na sessão e votaram a favor do afastamento. Um vereador está de licença e não participou da votação.Resultado de imagem para prefeito Juraci Estevam (PPS)


A Câmara de Vereadores de Alenquer, no oeste do Pará, afastou do cargo nesta segunda-feira (12) o prefeito Juraci Estevam (PPS), após receber o pedido de iniciativa popular, protocolado na Casa Legislativa no dia 9 de março. O documento denunciava infrações político-administrativas e pedia a cassação do gestor municipal.
O prefeito afastado deve ser citado, e a decisão do afastamento publicada no Diário Oficial do Estado. "Uma comissão começa na terça-feira (13) os trabalhos de apuração das acusações. Se as irregularidades forem comprovadas será aberto o processo de cassação, se não ele retorna ao cargo de prefeito. 
O vice-prefeito assume durante o período dos 90 dias.

Uma paralisação de 12 horas que vale por 70 anos de rádio

Em 2018, Santarém completa 70 anos da fundação de sua primeira emissora de rádio, em 24/10/1948. Mas a comemoração de 7 décadas de comunicação radiofônica em Santarém se iniciou hoje pela manhã com um movimento paredista de funcionários da tradicional Rádio Rural de Santarém AM, por conta da crise administrativa que envolve a empresa há mais de uma década, levando-a a atrasar salários por mais de dois meses.
“É uma paralisação de 12 horas, na tentativa de sensibilizar a direção do SDC - Sistema Diocesano de Comunicação, a negociar com seus trabalhadores”, diz Rogério Sullivan (de camisa vermelha na foto), presidente do Sindicato dos Radialistas, que lidera o movimento envolvendo funcionários de diversas empresas de Santarém, que vivem a mesma situação. A ideia é levar o movimento para outros grupos empresariais que também estão desrespeitando os direitos trabalhistas.
O movimento conta com apoio de outros sindicatos - inclusive do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) - e deve trazer a Santarém o presidente da FITERT - Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão, José Antônio de Jesus.
Gota d’água - Desde que assumiu o Sindicato dos Radialistas, há nove meses, Sullivan modificou a forma de organizar o sindicato, mostrando capacidade de discutir propostas simples com os associados, que andavam desmotivados com a profissão e com seu sindicato. 
Desde outubro, vinha negociando um pequeno reajuste, que mal contemplava as perdas inflacionárias, dando oportunidade às empresas, mas ao mesmo tempo se articulando com órgãos como MPT - Ministério Público do Trabalho e SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, para reforçar uma ação legal. Encontrou forte resistência dos mais tradicionais grupos: o SDC - Sistema Diocesano de Comunicação, que congrega a Rádio Rural AM e a TV Encontro, e o STC - Sistema Tapajós de Comunicação, da Rádio e Tv Tapajós (e Portal G1 Santarém), sendo a TV uma das afiliadas da Rede Globo de Televisão. 
Com atraso de salários, os funcionários de empresas como a Rural, resolveram discutir a possibilidade de uma histórica paralisação, efetivada hoje. Apesar de ter surgido há mais de 30 anos e com posições aguerridas da maioria de suas diretorias, o Sindicato dos Radialistas ainda não tinha conseguido impor uma postura mais pragmática e menos retórica.
Movimento -Nos anos 1980, ainda dando os primeiros passos, conseguiu a definição de um piso salarial, a partir dos primeiros acordos coletivos com as empresas e que perdura até hoje, mas sem nunca avançar para ganhos reais e sem conseguir o cumprimento dos direitos básicos dos mais de 150 funcionários das emissoras de rádio e televisão. 
As empresas mais que dobraram nos primeiros 30 anos de radialismo, agrupando-se em corporações familiares ou vinculadas à igrejas, católicas ou evangélicas, porém pouco fizeram para valorizar seus funcionários.
O movimento de hoje busca reabrir as negociações com a direção da Rural, que estaria irredutível em aceitar os 5% de reajuste definidos com as demais empresas. Além disso, tenta definir um posicionamento mais concreto por parte da Igreja Católica - que sempre deu voz a movimentos sociais pela luta de seus direitos, mas poucas vezes respeitou os direitos de seus funcionários - no sentido de acabar com o atraso no pagamento dos salários.
“Se depois de 12 horas de paralisação, não houver diálogo, poderemos deflagrar uma greve por tempo indeterminado”, diz Sullivan. O movimento na Rural pode ter adesão em outras emissoras, nos próximos dias.

Queda de avião mata ao menos 50 pessoas no Nepal

Aeronave da US-Bangla, de Bangladesh, transportava 67 passageiros e quatro tripulantesQueda de avião mata ao menos 50 pessoas no Nepal
Um avião da companhia US-Bangla, de Bangladesh, caiu pouco antes de aterrissar no aeroporto de Kathmandu, a capital do Nepal, na manhã desta segunda-feira (12). De acordo com a Reuters, ao menos 50 pessoas morreram - a aeronave transportava 67 passageiros e quatro tripulantes.
Segundo o Kathmandu Post, a aeronave partiu de Dacca, em Bangladesh, começou a pegar fogo instantes antes da pousar e caiu em um campo de futebol anexo ao aeroporto.

Prefeitura de Uruará decreta Luto Oficial e emite Nota de Pesar por falecimento do Professor Élio Grings

É com profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Uruará / Secretaria Municipal de Educação - SEMED, comunica o falecimento do professor Élio Grings, ocorrido neste domingo, 11 de março, em Uruará, vítima de problema de saúde.
Élio Grings, era docente aplicado na rede municipal de ensino há mais de 30 anos, lecionou Matemática na Escola Municipal Melvin Jones e Instituto Educacional Uruará - IEU.
Como profissional da Educação, o professor ÉLIO GRINGS cumpriu honrosamente suas atribuições docentes, contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade.
A Prefeitura Municipal de Uruará solidariza-se com a família, amigos e admiradores do professor, neste momento de imensurável tristeza e dor pela perda irreparável.
O Prefeito de Uruará, Gilson Brandão, decreta luto oficial na cidade, dia 11 e 12 de Março, funcionando apenas os serviços essenciais de saúde e limpeza pública.
Que Deus conforte os corações dos familiares, parentes e amigos e dê forças para transformar tamanha dor em fé e esperança.