domingo, 29 de setembro de 2019

Após seis meses da morte de Jonatas, mãe pede justiça e convida população para participar de caminhada em Rurópolis

. Veja o vídeo.
Dona Raimunda, mãe de Jonatas Brandão de 15 anos, assassinado no dia 30 de março, gravou um vídeo e enviou ao Blog do Xarope. Ela clama por justiça e pede a presença da população num movimento que será feito nesta segunda-feira, 30 de setembro. 

Rurópolis, é um município que fica no entrocamento das rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá, cerca de 217 quilômetros de Santarém, considerado um município violento pelas ultimas estatísticas apresentadas, dominada por facções criminosas, que tem resultado num numeroso índice de criminalidade.
Nos anos 80 serviu até mesmo para braço de apoio de crimes organizados, inúmeros casos de assassinato que até hoje ficaram na história. Um deles a morte de Almerindo Pedroso, que ficou conhecido na região.
Nos últimos anos, o município virou um canteiro de acontecimentos, crimes na maioria com requintes de crueldade. Mas, o que espanta é o alto índice de crimes que ficaram na impunidade, de 10, apenas 1 o autor do crime foi preso, e entre eles estão o da sindicalista Leila Ximenes, do jovem Jelsivan Ferro Sousa, espancado pela policia e de Jonatas Brandão de apenas 15 anos.

Caso Jonatas: .
O Filho de dona Raimunda Brandão  foi morto por Junior Araújo que está foragido, com vários golpes de faca na noite de uma sexta-feira (30), de março. O crime aconteceu em uma borracharia localizada nas dependências de um posto de combustível na cidade de Rurópolis.
As investigações da morte de Jonatas tiveram motivação passional. Jonatas tinha um relacionamento amoroso mal resolvido com uma jovem.
A família também acusa um dos cúmplices do assassino, conhecido por Maycon, vulgo “Mucura”, ex-marido da menina que no caso foi o pivô da confusão e da morte de Jonatas.
Caso Jelsivan Ferro Sousa:

Resultado de imagem para Caso Jelsivan Ferro Sousa morto em rurópolisOs principais acusados sãos os policias Cabo da PM conhecido por Vander e o Investigador da Policia Civil conhecido por Francione. 
No boletim de ocorrência, conseguido com exclusividade pela redação do Blog do Xarope, os dois policias teria ido numa Hellux de Cor Branca, que segundo informações seria do grupo de inteligência da PM. 
A relatora Ana Flavia Poubel Dias que se apresenta como companheira da vítima, disse a autoridade policial que por volta das 16:41 minutos do dia 01/de Março se encontra com a vítima e mais as senhoras Geovanny e Mikaelli em frente de sua residência, quando Jelsivan teria dito: “Amor, tem uma Hillux branca me seguindo. Eles vão me pegar”. 
E que pouco depois a Hillux parrou em frente da sua residência, e desceu o investigador da Policial Civil Francione indo de encontro ao Jelsivan e perguntou; Você que é o carrapeta? Sendo que o seu companheiro respondeu positivamente. E Dentro da Hillux se encontrava o Cabo Vander da Polícia Militar. Foi então que o investigador perguntou a Jelsivan sobre uma roçadeira. Após a pergunta Jelsivan e os dois entraram no carro e saíram. Jelsivan ainda retornou a sua residencia, mas todo machucado, foi levado ao Hospital da cidade, não resistiu ao ferimento e morreu. 
Caso Leila Ximenes:
Leila e MarielleLeila Cleópatra Ximenes foi encontrada morta.
O crime ocorreu após o término de uma reunião política, quando a sindicalista se dirigia à a sua residência no bairro do Leitoso.

Segundo informações do comandante do da 17ª CIPM da cidade Major Alexandro, a moça foi encontrada morta em uma ladeira, com perfurações de arma branca no tórax e braço. 

Três pessoas foram acusados pelo MP como mandantes e executores do crime, o vereador do PT Jonas Jonas Lourenço da Silva, o secretário de Infraestrutura do município de Rurópolis conhecido por Marciano Lira e Geoberto Neves dos Santos como principal executor do crime.   

Remo e Paysandu iniciam briga para chegar à decisão da Copa Verde

Remo e Paysandu iniciam briga para chegar à decisão da Copa Verde - Crédito: Roma NewsLeão e Papão buscam a redenção na temporada após eliminação na Terceirona
Nunca Remo e Paysandu estiveram em uma situação tão semelhante na temporada 2019. Eliminados na reta final da Série C do Campeonato Brasileiro, Leão e Papão veem na Copa Verde uma possibilidade de fechar o ano com honra. Neste domingo, às 16h, no Estádio Olímpico do Pará, os titãs do futebol paraoara entram em campo para a primeira metade de uma semifinal de 180 minutos.
Na análise sobre pontos de equilíbrio do duelo, segundo a crítica especializada, o Paysandu pode levar vantagem no quesito comando técnico – isso porque Hélio dos Anjos está à frente do Bicola há mais tempo que Eudes Pedro, técnico azulino contratado após a eliminação remista ainda na fase de classificação da Terceirona.
No aspecto motivação, o Leão pode se sentir confiante, já que chegou ao confronto decisivo com o Papão após uma classificação tranquila diante do Atlético Acreano (com uma derrota por 2 a 1 no jogo de ida e uma goleada por 6 a 1 aplicada no duelo de volta). Vale lembrar que o Fenômeno Azul já comemorou um título nessa temporada: o do Campeonato Paraense.
Para chegar à semifinal da Copa Verde, o Paysandu teve de suar - e muito -, a camisa. Em dois disputados confrontos contra o Bragantino-PA, o time alviazul só conseguiu avançar na disputa de penalidades máximas (6 a 5 para os bicolores). Em Belém e Bragança (onde rolou o confronto decisivo) os duelos terminaram empatados em 1 a 1 no tempo normal.
Pelo lado do Leão, Eudes Pedro deve ter em campo um time muito parecido com aquele que disputou o jogo de volta das quartas de final da competição. A provável escalação remista deve ter em campo Vinícius; Ronael, Fredson, Marcão e Cesinha; Yuri, Ramires, Wesley e Eduardo Ramos; Gustavo Ramos e Neto Baiano.
Já o Bicola, treinou forte durante a semana e não deve ter muitas mudanças com relação ao time que derrubou o Bragantino pelas quartas da competição. O provável time titular do Paysandu deve ter: Giovanni; Tony, Victor Oliveira (Diego Matos), Perema e Bruno Collaço; Willyam (Thiago Primão), Uchôa, Vinícius Leite e Wesley Pacheco; Elielton e Nicolas.
Quem avançar à decisão da Copa Verde (competição conquistada duas vezes pelo Papão), enfrenta Goiás ou Cuiabá na grande decisão. Além de uma excelente premiação em dinheiro (girando em torno de R$ 2,5 milhões), o campeão do torneio entra na fase de oitavas de final da Copa do Brasil do ano que vem.

RF apreende 850 mil euros com passageiro que saiu de Belém em aeroporto do Rio de Janeiro Homem não teve a identidade divulgada e declarou ser apenas o portador do montante apreendido

RF apreende 850 mil euros com passageiro que saiu de Belém em aeroporto do Rio de Janeiro - Crédito: Divulgação / RF

A Receita Federal apreendeu no sábado, 28, cerca de 850 mil euros no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. As cédulas estavam em uma caixa, despachada como bagagem, de um passageiro que chegava em voo vindo de Belém.
O passageiro, que não teve o nome divulgado, foi abordado pela equipe do Serviço de Vigilância Aduaneira (Sevig), da Alfândega, de plantão no aeroporto. Aos fiscais, ele declarou não possuir a comprovação da origem do dinheiro e de ser apenas o portador do montante apreendido.
De acordo com a cotação da moeda na sexta-feira, o valor equivale a pouco mais de R$ 3,8 milhões.
Após o fato ser lavrado na Receita Federal, o passageiro foi conduzido para prestar esclarecimentos à Polícia Federal.

Festival da Canção da Transamazônica chega à 5ª edição

Festival da Canção da Transamazônica chega à 5ª ediçãoO V Festival Canção da Transamazônica (V Fecant) põe o pé na estrada e, pelo segundo ano consecutivo, abre o edital para inscrições gratuitas em todo o Brasil a partir da próxima terça-feira, 1º de outubro, pelo site fecant.com.br. A competição acontece entre os dias 14 e 16 de novembro, em Altamira, na Região do Xingu, com 24 canções inéditas concorrendo a troféus e premiações em dinheiro. 
O Fecant é uma das maiores competições de artistas independentes da música no Pará, que promove o intercâmbio cultural, oficinas, revelação de talentos e shows gratuitos à população altamirense, além de impulsionar o comércio e o turismo local. O show de encerramento será realizado por Fafá de Belém.

Prisão preventiva de sócia-proprietária da empresa que organizou concurso da Câmara é revogada

Operação Perfuga em Santarém no Pará — Foto: Arte/G1
A prisão foi revogada pelo juiz Rômulo Nogueira de Brito, mas, Maria de Nasaré terá de cumprir cautelares.
A sócia-proprietária da empresa Inaz do Pará, que organizou o concurso da Câmara Municipal de Santarém, no oeste do Pará, Maria de Nasaré Martins da Silva, pode deixar o Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura, a qualquer momento, uma vez que sua prisão preventiva foi revogada pelo juiz Rômulo Nogueira de Brito, que está respondendo pela 1ª Vara Criminal de Santarém.