quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Educação indígena

Prefeito e Secretário de Aveiro participa do Pactuação do Território Etnoeducacional de Tapajós Arapiuns 

" Além de Aveiro, participaram representantes de Belterra e Santarém. A finalidade é criar uma nova política voltada para suas demandas, com uma educação intercultural  de qualidade, considerando suas relações sociais e históricas".




Prefeito Ranilson, Gerson José(Rep: do Mec Indigena), e Gilmar Lira 
"Estamos conquistando o direito de aprender o Português como qualquer outro brasileiro deste país. Vamos poder resgatar nossos conhecimentos antigos, nossa língua e nossas verdadeiras raízes, fortalecendo assim a identidade de cada povo", disse Seu Antonio, Cacique das cara preta, neste segunda feira (12), no Barrudada Palace Hotel , durante a solenidade de assinatura da Pactuação do Território Etnoeducacional de Tapajós Arapiuns. Com a assinatura do documento, um plano de ação trabalhado nas aldeias e sistematizado durante o evento em Santarém.
Ranilson com liderança indigina
Ranilson, Antonio Pereira( Cacique Cara Preta),
Edgar Carvalho(Pinhel) e Gilmar Lira
O momento foi marcado por um sentimento de conquista e alegria entre os povos indígenas Tapajós Arapiuns , que receberam a boa nova entoando cânticos de festa . A partir da formalização dos territórios, a política de educação escolar indígena atenderá às populações segundo as especificidades de cada territorialidade e não mais por unidade da Federação.
O secretário de Educação, Professor Gilmar Lira, destacou a importância da pactuação, considera este momento "um marco na educação indígena dos povos do nosso município de Aveiro,  cria uma nova política voltada para suas demandas, com uma educação intercultural de qualidade, considerando suas relações sociais e históricas". Segundo informou o secretário, a Seduc em parceria com o Ministério de Educação (MEC) vamos nos empenhar em busca de recursos para  construí escolas indígenas no município de Aveiro, em especial na comunidade de Escrivão. Vamos formaliza o território como "ferramenta de gestão". Ele destacou a relevância do espírito de colaboração entre os entes federados nesta ação, que tem como objetivo a garantia de direitos dos povos indígenas, o que segundo ele, "garante o sucesso da implementação da nova política de educação desses povos que tanto lutou por essa conquista que só agora no governo de Ranilson Prado o povo indígenas tem um olhar especial"