segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Canaã dos Carajás: Quase 50% dos eleitores não escolheram candidatos

Os nulos impressionam ainda mais: 10,84%. Somando os valores, 48,67% do eleitorado não escolheu ninguém para representa-lo no Governo do Estado e Presidência da República.
Em Canaã, a votação transcorreu de maneira tranquila e sem nenhum tumulto registrado. No entanto, apesar do bom andamento da celebração máxima da democracia no município, alguns números chamaram a atenção desde os primeiros minutos da apuração das urnas no município: votos em branco, nulo e a abstenção.
Dos mais de 39 mil eleitores registrados em Canaã neste ano, mais de 19 mil pessoas, ou seja 34,83% do número total, não foram às urnas para escolher seus candidatos.

Justiça condena ex-prefeito Joaquim Nunes de Prainha à multa e inelegibilidade de 3 anos

Joaquim Nunes, ex-prefeito de Prainha acaba de ser condenado em processo de improbidade administração ajuizado pelo município há cerca de 10 anos na Justiça Federal em Santarém. 
Por não ter prestado contas de recursos públicos canalizados pela União ao município do oeste do Pará, via Ministério do Desenvolvimento Agrário e na ordem de R$ 120.600,00, Nunes teve seus direitos políticos cassados por 3 anos e foi multado em R$ 15 mil. Também não poderá fechar negócios ou receber benefícios fiscais ou creditícios com poder público por 3 anos. A sentença foi proferida pelo juiz federal Érico Pinheiro, da 2ª Vara Federal de Santarém, na semana passada (dia 25).
O ex-prefeito pode recorrer da decisão junto ao TRF1 (Tribunal Regional Federal), da 1ª Região, em Brasília. “Todo gestor público está plenamente ciente de que deve prestar contas dos valores públicos que venham a ser administrados por si. Tendo exercido o cargo de Prefeito Municipal, é de considerar que o réu [Joaquim Nunes] tinha pleno conhecimento desta obrigação”, lembrou o magistrado na sentença de 5 páginas. “O requerido [Joaquim Nunes], embora citado, não contestou [as acusações], deixando de apresentar prova tendente a afastar tal conclusão” O juiz federal livrou o ex-prefeito de devolução do dinheiro público enviado a Prainha através do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). 
“Não é viável a condenação ao ressarcimento ao erário. Isto porque, embora demonstrada a ausência de prestação de contas, não há qualquer prova, nos autos, de que os recursos não foram regularmente empregados ou que o réu teria se apropriado ilicitamente destes”, justificou Érico Pinheiro. “Instadas a especificarem provas, as partes nada requereram para comprovar o suposto dano ao erário”

Após campanha com declarações autoritárias e recuos, governo Bolsonaro gera expectativa

Presidente eleito na hora do voto, ontemNos quatro meses de sua campanha, Jair Bolsonaro (PSL) fez diversas declarações vistas como autoritárias, como ao pregar o fim do ativismo e a classificação dos movimentos de sem-terra e sem-teto como terrorismo. Ele também bateu na tecla de fraudes nas urnas eletrônicas, refutadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A questão é o que será transposto ao seu governo, que começa em 1º de janeiro de 2019.
Em algumas ocasiões, ele recuou. Como depois da forte reação a um vídeo em que um de seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), falava em fechar o Supremo Tribunal Federal (STF). O então candidato pediu desculpas ao Judiciário. E, apesar de ter associado reportagens negativas a fake news, Bolsonaro assinou um compromisso para assegurar o direito à liberdade de imprensa.

Paraense Wilson Lima Eleito no amazonas com mais de 1 milhão de votos, afirma que fará 'governo técnico'

Wilson Lima (PSC) se pronunciou ao lado da esposa e do vice Carlos Almeida — Foto: Rickardo Marques/G1 AMJornalista foi eleito governador do Amazonas e assume, em janeiro de 2019, primeiro cargo político. Primeiras ações de gestão devem ser nas áreas de segurança, saúde e educação, segundo ele.
Em tom de agradecimento, o novo governador eleito em segundo turno no Amazonas, Wilson Lima (PSC), se pronunciou pela primeira vez neste domingo (28), logo após o anúncio da vitória. Durante coletiva de imprensa, o candidato disse que irá montar um "governo técnico". Lima foi considerado eleito com 87,49% das urnas apuradas.
Acompanhado do vice Carlos Almeida e de sua esposa, Wilson Lima chegou na sede do PSC, na Zona Centro-Sul de Manaus, por volta das 18h45. Ele iniciou o discurso ressaltando a escolha da população amazonense.

Helder Barbalho, do MDB, é eleito governador do Pará,e consolida vitória em Santarém

Ele derrotou Márcio Miranda, do DEM, com 55,43% dos votos válidos.
Helder Barbalho foi eleito neste domingo (28) governador do estado do Pará. Ele derrotou nas urnas Márcio Miranda, do DEM, com quem disputou o segundo turno das eleições. O resultado só foi confirmado com 92% das urnas apuradas, por volta das 18h50. A apuração encerrou por volta de 22h30, quando Helder alcançou 55,43% dos votos (2.068.319 votos); e Márcio Miranda, 44,57% (1.663.045 votos).
Helder disse que recebeu a notícia da vitória com muita felicidade e com muita alegria. 
"Estou sabendo que a responsabilidade de poder daqui para frente cuidar deste estado, cuidar de milhões de paraenses, e fazer com que a esperança deste povo se transforme em obras e serviços e qualidade de vida". Declarou o novo governador.
Em Santarém,o emedebista consolidou sua vitória no segundo turno.
O prefeito de Santarém,Nélio Aguiar disse que a vitória de Helder trás esperança para o povo de Santarém e região,que a anos vinha sendo esquecido por Simão Jatene e seu grupo.
" Acreditamos que ele vai ser o parceiro que estávamos precisando, não tenho dúvida que ele vai me ajudar a fazer mais pelo povo de Santarém", desabafou Nélio via WhatsApp.
Helder Barbalho consolidou vitória em  Santarém