quinta-feira, 4 de novembro de 2021

PF cumpre mandados em 4 estados contra quadrilha que movimentou mais de R$ 1 bilhão com lavagem de dinheiro


A PF (Polícia Federal) deflagrou na manhã de hoje (4) a operação Narcos Gold, cujo objetivo principal é combater o crime de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas, descapitalizando e desarticulando um grupo criminoso que atua na região oeste do Pará há pelo menos 3 anos.
Estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão nos estados do Pará, Goiás, Tocantins e São Paulo, expedidos pela 1 ª Vara Criminal da Justiça Estadual da Comarca de Santarém/PA.
Além disso, foi determinado o sequestro de 12 aeronaves, bloqueio de valores em contas bancárias e indisponibilidade de diversos outros bens móveis e imóveis.
Conforme apurado, as pessoas físicas e jurídicas investigadas, estabelecidas em vários estados da federação, movimentaram mais de 1 bilhão de reais no período de 2017 ao início de 2021.

A investigação revelou que o transporte da substância era realizado por meio de aviões que partiam de outros estados até o Oeste do Pará, e neste local era feita a distribuição do produto ilícito para outras unidades da federação. Além disso, foi verificado que o grupo utilizava garimpos de ouro como base para pousos e decolagens no transporte de drogas e, também, como fachada para lavagem de dinheiro.
Uma das hipóteses criminais investigadas é a de que os investigados utilizavam notas fiscais de transações fictícias com ouro para justificar o patrimônio milionário.
A operação envolveu mais de 130 policiais federais, com destaque para a atuação de do Comando de Operações Táticas (COT), do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), do Comando de Aviação da Polícia Federal (CAOP) e teve o apoio logístico do Exército Brasileiro.
Os crimes investigados são de tráfico de drogas e associação para o tráfico, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 30 anos de prisão.
O nome da operação remete à matéria investigada (tráfico de drogas em associação) e ao uso da mineração de ouro como fachada para justificar os volumosos recursos em tese aferidos com a traficância.


Motorista de aplicativo e comparsa são presos com quase 100 quilos de maconha em carro no bairro Prainha

Aproximadamente 100 kg de maconha foram encontrados no carro — Foto: Reprodução/Elias Junior - repórter invisívelA Polícia Militar (PM) recebeu uma denúncia anônima de que os homens estariam com drogas no veículo. Prisão aconteceu na noite de terça (3).
Um motorista de aplicativo e outro homem foram presos com quase 100 quilos de maconha em Santarém, no oeste do Pará. O caso aconteceu na noite de terça-feira (3) no bairro Prainha.