terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Show de cantor baiano no Carnaval em Oriximiná por R$ 135 mil cai no radar do MP

O show de Rubynho & Banda, de Salvador (BA), no encerramento do Carnaval deste ano em Oriximiná (PA), o Orixifolia 2023, entrou no radar do Ministério Público do Pará (MPPA). Motivo: ter sido contratado em processo licitatório aprovado pelo prefeito Delegado Fonseca (PRTB), também baiano, mediante supostas irregularidades.
A denúncia foi protocolada há cerca de 10 dias no MP. Na sexta-feira (24), a prefeitura foi acionada pelo promotor de Justiça Bruno Fernandes Freitas para se manifestar sobre o caso, “no prazo de 48 horas”, bem como que seja encaminhado, em igual prazo, toda a papelada da licitação do show.
Varejista de bebidas
O promotor também oficiou à prefeitura que sejam enviadas as notas de empenho e pagamento efetuados pelos cofres públicos à empresa contratada para promover o evento – J.L. do Carmo, com sede em Manaus e cuja atividade principal declarada na Receita Federal é de comércio varejista de bebidas.
Mas que é uma espécie de canivete suíço em termos de atividades comerciais em que pode atuar – de obras de infraestrutura à comercialização de produtos ortopédicos. Seu nome de fantasia, inclusive, é Rios Produções e Eventos.
A empresa pertence a Jemoel Lima do Carmo. Os R$ 135 mil foram pagos a ele em 2 vezes: 50% no fechamento do contrato e 50% ao final do show.

A denúncia no MP foi protocolada por Mauro Luís Wanzeller (MDB), vereador.