quinta-feira, 19 de maio de 2011

Virou chacota 

Audiência pública pede a cabeça de Maria do PT 

“Desmoralizou, avacalhou, ridículo sãos essas as palavra mais bem colocada no que podemos dizer do respeito que hoje a população de Santarém tem pela prefeita Maria do Carmo, ou se quiser a promotora pública e filha do saudoso, ilustre e respeitado político doutor Everaldo de Sousa Martins”.

De nada valeu a articulação dos vereadores que dão sustentação ao governo da prefeita Maria do Carmo, a Audiência Pública marcada para manhã desta quinta-feira e que terminou as 14 horas foi considerada legitima pelo presidente da Câmara José Maria Tapajós.
Com exceção do vereador Evaldo da Premac, que está em São Paulo cuidando da saúde, todos os parlamentares se fizeram presentes à audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores a pedido da oposição.
Apesar de não ter dado as caras, a prefeita Maria do Carmo mandou seus secretários Juca Pimentel e Raimundo Edmilson Santos Filho para representá-la.
O auditor tributário da Receita Federal, Evaldo Viana, durante a audiência, foi ovacionado pelo público presente nas galerias da casa.
Municiado de dados oficiais, o auditor tributário apresentou números surpreendentes relacionados ao orçamento do município.
Evaldo disse que se não houver controle, a Prefeitura deve fechar 2011 gastando mais de R$ 178 milhões em pagamento com o funcionalismo público municipal.
Apesar da gastança com a folha, há mais de três anos, os servidores não recebem aumento de salário.
O auditor tributário também questionou o destino de R$ 600 mil mensal à Secretaria Municipal de Habitação, sem que o órgão tenha mostrado utilidade desde que foi criado. Na ocasião, Evaldo acentuou sua preocupação em relação a órgãos criados pela prefeita Maria do Carmo Martins apenas para abrigar aliados políticos. Outras duas secretarias recém-criadas ajudam a sangrar os cofres públicos: Portos e Segurança Cidadã.
Com o prédio da Câmara Municipal lotado de lideranças de bairros e das comunidades de Santarém, o que se viu foi o desrespeito que se tem hoje pelos desmandos que vem praticando a promotora e prefeita Maria do Carmo.
Discursos inflamados e muitas das vezes palavras de baixo calão fizeram parte do TON dos improvisos da tribuna da Câmara Municipal.
A maioria dos representantes de associações de moradores, com exceção daqueles que recebem salário da Prefeitura, se mostrou indignada com a atual situação do município e pede a abertura de uma CPI para apurar possíveis irregularidades na administração municipal. Eles também pedem a cassação do mandato de Maria.  
O vereador Emir Aguiar e a prefeita Maria do Carmo foram os alvos mais requisitados.
Os dois minutos cedidos ao comunitário conhecido por MARADONA da vila de Mojui foi suficiente para medir o tamanho da revolta contra a administração de Maria do PT.
O comunitário disparou sucessiva critica até mesmo contra a integridade física da prefeita. O que era bem aceito por populares que incentivava cada vez mais o comunitário.
A maioria dos discursos foram da mesma forma, além das denuncias de abandono em que vive o município, os discursos também se direcionaram para as denuncias de corrupção, desvios de verbas públicas e até o pedido da renúncia imediata da prefeita.
O vereador Emir Aguiar líder da bancada do governo municipal não foi poupado, inúmeras criticas se referiram a sua postura, principalmente em não querer a realização da audiência pública.
Dois seguranças contratados pela PMS tentaram agredir o líder comunitário Ivan Leão. Relatório da CGU chegou às mãos das promotoras de Justiça, através do líder comunitário Francisco Barbosa.
A audiência pública foi dirigida pelos vereadores que fizeram a convocação e dela fizeram parte membros do Ministério Público, e OAB, de Santarém, além da imprensa. O encontro foi aberto ao público.

Belo Monte SIM
Festa do Consócio reuniu 40 mil pessoas

Negão, Liber, Ivo, Berg e a prefeita de Brasil Novo
 Cerca de 40 mil pessoas estiveram presentes nesta ultima quarta-feira, dia 18 para participar da grande festa em comemoração aos 10 anos de existência do Consócio Belo Monte, entidade que congrega 11 prefeituras da região do Xingu e Transamazônica".

Eraldo e Odileida com um ganhador
Nem mesmo a chuva que insistia em cair na cidade de Altamira na noite desta quarta-feira impediu que mais de 40 mil pessoas fossem à orla da cidade, na festa de comemoração dos dez anos do Consórcio Belo Monte, uma associação que reúne 11 prefeituras, câmaras de vereadores e sociedade civil da região do Xingu e Transamazônica. Além da comemoração, a população manifestou apoio à construção da hidrelétrica no Xingu, cujas obras devem começar em junho.
O evento, realizado na orla do cais de Altamira, reuniu a população, lideranças empresariais, sociais e políticas dos 11 municípios da região, além de representantes da Câmara dos Deputados e da Assembléia Legislativa do Pará. Milhares de pessoas dos municípios de Pacajá, Anapu, Altamira, Gurupá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Medicilância, Uruará e Placas ajudaram a lotar a orla do cais de Altamira, que teve que ser fechada para o tráfego de veículos para receber a multidão.

Cerca de 40 mil pessoas estiveram presente
Nicias com o prefeito Negão e presidente da Camara de Placas
Os discursos das lideranças da região foram marcados por apoio ao empreendimento energético, que acompanhado das ações compensatórias, é visto como uma oportunidade de desenvolvimento regional sustentável e de solução para antigos problemas vividos pela população regional. O presidente do Consórcio Belo Monte, Eraldo Pimenta, prefeito do município de Uruará, disse que o evento é uma demonstração da união da classe política regional em defesa do desenvolvimento sustentável e dos projetos que possibilitam melhorar a qualidade de vida da população.
"Somos a favor de Belo Monte, sim, porque defendemos o desenvolvimento, a geração de energia para o país e a melhoria da vida da nossa população. Quem é contra Belo Monte é contra o desenvolvimento regional", resumiu o prefeito, acrescentando que muitas organizações contrárias ao empreendimento não têm base na região e defendem interesses internacionais alheios às necessidades do Brasil.  O prefeito disse ainda que a grande participação popular demonstrou que a sociedade da região também apóia a construção da usinam porque vê no empreendimento uma oportunidade de melhorar de vida, com a geração de emprego e renda e com o crescimento econômico.
Wandenkolk com prefeitos e vereadores
O prefeito de Placas Maxuel Brandão, o Negão disse que Belo Monte já uma realidade, e que os municipes da região vão agora colher os frutos do desenvolvimento principalmente com a geração de emprego e renda. Brandão levou para o evento vereadores e secretários de seu município.. Já o ex-deputado Nicias Ribeiro lembrou que a Hidreletrica é fruto de uma luta que teve inicio a exatos 10 anos e que agora  o projeto já está se tornando realidade.
Nicias Ribeiro disse que a luta continua e que como secretário de Minas e Energia do Esstado estará sempre a disposição, pois é consciente do tamanho do pulo que dará a região com a chegada de Belo Monte. Nicias Ribeiro foi o deputado que apostou na criação de vários municiípios da região, principalmente na região do Xingu e Transamazônica.
Além dos prefeitos Odileida Sampaio de Altamira, Maxuel Barndão de Placas, Ivo Miller de Medicilândia, Liber de Vitória do Xingú, Berg Campos de Porto de Moz, Chiquinho de Anapu e Cleto de Souzel estiveram presentes vereadores e secretários da região além do ex-deputado e secretário de Minas e Energia Nicias Ribeiro e do deputado Wandenkolk Gonçalves.