quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

STF manda prender fazendeiro condenado por ser mandante da morte de Dorothy Stang

Condenado em 2010, o fazendeiro estava em liberdade desde maio do ano passado por força de uma habeas corpus de Marco Aurélio Mello — Foto: Elivaldo Pamplona / O LiberalRegivaldo Galvão foi condenado em segunda instância a 30 anos de prisão. No ano passado, o ministro Marco Aurélio Mello mandou soltá-lo, mas Primeira Turma revogou decisão.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a prisão do fazendeiro Regivaldo Galvão, condenado como mandante do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang. Militante da reforma agrária, a religiosa foi morta, em 2005, em um assentamento rural no município de Anapu, no Pará. A decisão foi tomada pelo colegiado na sessão de terça-feira (19).
Galvão foi condenado a 30 anos de reclusão em 30 de abril de 2010. A condenação foi mantida em segunda instância, e a pena chegou a ser reduzida para 25 anos pelo Superior Tribunal de Justiça, que autorizou a prisão em 2017.
No entanto, em maio do ano passado, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, concedeu um habeas corpus ordenando a libertação do fazendeiro sob o argumento de que ainda não havia condenação definitiva, o chamado "trânsito em julgado".

Mulher suspeita de cometer homicídio em Almeirim é presa pela Polícia Militar em Santarém

Dois homens também foram presos. Polícia encontrou drogas, dinheiro e outros objetos com eles.
Após levantamento do serviço de Inteligência, a Polícia Militar de Santarém, no oeste do Pará, prendeu uma mulher suspeita de homicídio em Almeirim, e dois homens que estavam com ela, na tarde desta quarta-feira (20). 
Com eles, foram encontradas 558g de drogas. Vanúbia Santos Sarges estava foragida da justiça desde agosto de 2017. O mandado de prisão preventiva foi decretado no dia 13 de setembro do mesmo ano.
Vanúbia e os dois homens, Cleiton Morais Sarges e Jhone Morais Oliveira, foram encontrados em um residencial na avenida Moaçara, no bairro Floresta, em Santarém. Os homens foram presos por suspeita de tráfico de drogas.

Vice-Governador Lúcio Vale recebe diretor do 10° Centro regional de saúde da SESPA Maurício Nascimento

Mauricio com o vice-governador do Estado Lúcio Vale
O diretor do 10° Centro regional de saúde da SESPA participou hoje pela manhã de uma reunião com o vice governador do Pará Lúcio Vale. 

Maurício Nascimento falou sobre as necessidades na área da saúde e da importância da ampliação do Hospital Regional da Transamazônica para toda região do Xingu. 
Lúcio Vale se comprometeu em participar no atendimento das demandas e que, em agenda oficial, vai visitar Altamira e os municípios da região.

Prefeita Raquel reuniu com secretário de Obras do Estado Rui Cabral

A prefeita garantiu que o diálogo foi muito positivo, e que tudo ficou bem encaminhado. Na pauta, continuidade das Obras em andamento no município de Placas.

A prefeita do município de Placas, região da Transamazônica, Raquel esteve nesta quarta-feira na capital do estado, oportunidade do qual foi recebida pelo Secretário de Obras do Estado do Pará, Rui Cabral. 
Na reunião, a gestora tratou principalmente da continuidade das Obras de Sistemas de Abastecimento de Água na sede do município, da Praça e da Quadra, assim como do Asfalto. 
Obras em andamento e de suma importância para o desenvolvimento da comunidade. 

TRE-PA, já adiou por 2 vezes a possível cassação do mandato do vereador TAI, de Vitória do Xingu, por ser cunhado do prefeito José Caetano

Westerning Flor de Lima Junior
WESTERNING FLOR DE LIMA (TAI) PSC, presidente da Câmara Municipal tem vínculo parentesco com o atual prefeito José Caetano

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), põem pela 3ª vez em pauta o processo nº 95437.2016.6.140018 incluído na pauta de julgamento nº 13/2019. 
Em 21/02/2019, que poderá cassar o diploma do vereador WESTERNING FLOR DE LIMA (TAI) PSC, Vitória do Xingu-PA, devido a inelegibilidade por vínculo parentesco com o atual prefeito da cidade.
"A instrução processual demonstrou existir uma relação de união estável entre a Sra. Antônia e o Sr. Westerning, amplamente comprovada mediante publicações jornalísticas datadas entre os anos de 2016 e 2017, bem ainda, de cópias de publicações extraídas da rede social Facebook de ambos, colacionadas em diversos eventos, na quais constam fotos do casal e dos seus filhos, com diversas menções à palavra família (S0GRO) ”. Em seus discursos abertos na casa de leis e nos demais locais público do município, ele afirma ser cunhado do atual prefeito e ainda faz citações e elogios ao seu sogro o srº. “Matias”, pai de sua “esposa” e do seu cunhado e prefeito José Caetano. neste caso, TAI só deixará o cargo de vereador se for cumprido o que diz a lei . 
Entenda o caso 
O Ministério Público Eleitoral interpôs um recurso contra expedição de diploma no TRE, em desfavor do parlamentar. Segundo o MPE, “TAI” requereu o registro de sua candidatura na Justiça Eleitoral sem informar que a senhora Antônia Oliveira , a
qual vive em união estável era imã do prefeito do município e candidato à reeleição, , o parlamentar não poderia ter concorrido ao cargo nas eleições de 2016, pois possuía parentesco com o prefeito do município e candidato à reeleição e, sendo assim, estava inelegível nos termos do art. 1º, § 3º, da Lei Complementar 64/90 c/c o art.14, § 7º, da Constituição Federal de 1988. 
O relator do recurso, desembargador Altemar da Silva Paes, já retirou por duas vezes esse processo de pauta, o povo de Vitória do Xingu, não aprovou bem esse vereador nas eleições de 2016. 
Mesmo sendo cunhado do atual prefeito, ele foi eleito pelo sistema proporcional o vereador menos votado do município.
Tai em sua posse como presidente da Cãmara morreu pela Boca, veja o vídeo, a prova do crime  
votado do município.

Moradores de Tucuruí-PA, interditam acesso à cidade exigindo que prefeito seja investigado

Moradores de Tucuruí-PA, interditam acesso à cidade exigindo que prefeito seja investigado - Crédito: ReproduçãoNas primeiras horas da manhã desta qurta-feira (20), moradores de Tucuruí-PA, distante aproximadamente 290 quilômetros da capital, interditaram a BR-422, entre o trecho que separa a vila permanente de trabalhadores da usina hidrelétrica localizada no município e a a área urbana da cidade. 
Os manifestantes exigem que o atual prefeito, Artur Brito (PV) - suspeito de participar de um suposto atentado que tirou a vida do ex-líder do Executivo do município, Jones Willians -, seja investigado. Brito também é acusado pelos líderes do protesto de desvio de verbas.

‘Ele deu em cima de mim e eu não gostei’, diz jovem sobre caso Davi Amaral

‘Parti para a agressão sem falar nada’, diz Arisson Sá sobre caso Davi Amaral — Foto: Sílvia Vieira/G1
‘Parti para a agressão sem falar nada’, diz Arisson Sá sobre caso Davi Amaral — Foto: Sílvia Vieira/G1
Arisson Sá Pedroso, 24 anos, indiciado pela morte de Davi Amaral, de 18 anos, disse à imprensa que cometeu o crime motivado por raiva, partiu para a agressão sem falar nada e não deu chances de defesa à vítima. O caso aconteceu na madrugada do dia 14 de fevereiro, em Santarém, no oeste do Pará.
"Ele conversou comigo, disse que estava a fim de mim. Mas eu disse que não estava disposto a curtir pessoas assim".
De acordo com o indiciado, Davi teria paquerado ele enquanto estavam no bar, no bairro Livramento. Disse que foi Davi quem o chamou à mesa para conversarem, depois falou que ia embora e marcou um encontro no terreno baldio onde o jovem foi encontrado desacordado.
“Ele estava me esperando naquele local, eu usei aquele pedaço de madeira e dei três pancadas na cabeça dele. Tirei a roupa dele porque eu não queria me mostrar lá naquele local, queria esconder a minha imagem. Eu peguei a roupa para usar”, declarou Arisson.
Conforme Arisson, depois de ter espancado com intuito de “só de machucar”, Davi ficou desacordado e sangrando no chão, enquanto ele foi embora levando bermuda, boné e o celular da vítima. 
Disse que se escondeu na casa de uns amigos e que usou a roupa e o boné de Davi para preservar sua imagem, uma vez que ele tinha sido visto com roupas diferentes no bar.
O indiciado disse ainda que não conhecia o advogado que estava com Davi sentado à mesa, e que aquela foi a primeira vez que viu o jovem Davi. Por fim, Arisson falou que lamenta o ocorrido e garantiu que praticou sozinho o crime. “Me arrependo muito do que fiz. Agora é pagar pelos meus atos que eu cometi”, declarou.
Por Sílvia Vieira e Geovane Brito, G1 Santarém

Arisson de Sousa recebe voz de prisão na delegacia de Polícia em Santarém, como autor do crime que levou a morte de Davi Amaral

Arisson presta depoimento da 16ª Seccional de Polícia Civil em Santarém  — Foto: Sílvia Vieira/G1
Arisson sendo ouvido, contra ele farta provas que levam ele como autor do espancamento e posteriormente a morte de Davi amaral 
Com a prisão decretada pela justiça, não tinha outra forma de Arisson de Sousa Sá, de 24 anos, se entregar à polícia. E isso aconteceu na manhã desta quarta-feira(20), acompanhado pela família, l de táxi, acompanhado pela mãe Maria de Jesus Sá Pedroso e uma tia. onde recebeu voz de prisão.

Após a voz de prisão, ele vem sendo ouvido pelo titular da Divisão de Homicídios, delegado Dmitri Teles, responsável pelas investigações. A prisão temporária Arisson é de 30 dias e pode ser prorrogada pelo mesmo prazo uma única vez, caso não seja revertida em prisão preventiva. 
O Blog do Xarope apurou que existe inúmeras provas que leva Arisson como sendo o autor do crime, inclusive áudios de conversa entre ele e sua namorada (uma professora do planalto), logo após o crime, relatando que tinha feito uma besteira, e que teria que se esconder. 
A cerca de dois dias, a família teria prometido entregar o jovem, fato que tinha sido marcado para hoje as 10 horas da manhã. Existe informações que ele estaria escondido na casa de um amigo. 
O Blog do Xarope também apurou que o jovem já teria assumido a autoria do crime a polícia. 
Um último detalhe, apurado pelo Blog do Xarope é que logo após ouvir Arlisson, o delegado Demitri daria uma entrevista coletiva a imprensa.
Arisson Sá chegando na seccional acompanhado de policiais civis — Foto: Polícia Civil de Santarém/Divulgação
Os familiares concordaram em entregar o jovem que recebeu voz de prisão na delegacia de policia em Santarém