sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

NOVA CEPA: Variante que circula no Amazonas foi identificado em Santarém, pelo Instituto Evandro Chagas


A nova cepa do coronavírus, a princípio encontrada na cidade de Manaus (AM), já está no Pará. Segundo informações do governador do estado, Helder Barbalho (MDB), publicadas através de suas redes sociais, dois casos foram confirmados no município de Santarém, no oeste paraense.
Ainda de acordo com o governador, a confirmação dos casos foi feita pelo Instituto Evandro Chagas que identificou a variante que circula no Amazonas em um homem de 58 anos e uma mulher de 26 anos.


Jovem é executada em zona de mata do município de Anapu


Uma jovem, identificada como Sabrina Rocha Calisto, de idade não informada, foi encontrada morta nesta sexta-feira (29), em Anapu (PA).
Segundo o relatório policial, Sabrina estava, em uma zona de mata, com as mãos amarradas na região das costas; e, no pescoço, um ferimento que, provavelmente, foi causado por uma faca.
Ela estava desaparecida desde a noite de quinta-feira (28). A polícia está investigando o caso para identificar os autores.

Fonte: Confirma Notícias.
Piloto de avião Antônio Sena conhecido como Toninho Sena — Foto: Reprodução/Redes sociais
Um avião monomotor Cessna 210, prefixo PT-IRJ desapareceu após decolar do município de Alenquer, oeste do Pará, na quinta-feira (28) com destino ao garimpo Califórnia, localizado na região de Itaituba, no sudoeste paraense.
De acordo com informações preliminares, o avião era pilotado pelo santareno Antônio Sena, conhecido entre os amigos como "Toninho Sena".
Ao menos uma pessoa, que seria o proprietário da aeronave estaria em companhia do piloto. Outra aeronave que decolou pouco tempo depois chegou ao garimpo e quando o piloto viu que a aeronave pilotada por Toninho Sá não havia chegado ao destino. O Salvaero teria sido acionado para buscas na região.
Segundo informações de pilotos que atuam na região, duas aeronaves estão sobrevoando a área entre Alenquer e o garimpo Califórnia em busca do Cessna 210 PT-IRJ.
O G1 fez contato com o Salvaero para saber se o grupamento de salvamento foi comunicado sobre o desaparecimento da aeronave e se também está fazendo buscas, e aguarda retorno.
Avião Cessna 210 PT-IRJ desapareceu em viagem de Alenquer para garimpo na região de Itaituba, no Pará — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Avião Cessna 210 PT-IRJ desapareceu em viagem de Alenquer para garimpo na região de Itaituba, no Pará — Foto: Reprodução/Redes Sociais


EXCLUSIVO – Homens em busca do tesouro de Colares tentam matar dona de terreno

EXCLUSIVO – Homens em busca do tesouro de Colares tentam matar dona de terreno

A tentativa de dois homens em fazer escavação para encontrar moedas de grande valor em um terreno na cidade de Colares, quase termina em assassinato. A dona do terreno – o mesmo local onde no dia 17 passado foram encontrado um tesouro com moedas do século 19 anteriores à Revolução Cabana -, conhecida por Elza, avistou no domingo passado, 24, dois homens revirando o local de onde as moedas haviam sido retiradas.

Imprensa de Luto: Infarto mata o radialista Bob Nelson em Santarém

Radialista teve um infarto fulminante, ele esta em tratamento de Covid -19 
A Rádio de Santarém ficou de luto na noite de quinta-feira (28). Morreu hoje, aos 59 anos, o radialista esportivo da Rádio Clube do Tapajós FM ( antiga Tropical), Ednelson Moura, o Bob Nelson.
Ednelson Moura da Trindade trabalhava na Rádio Clube do Tapajós FM (ex-Tropical AM), pertencente ao Grupo RBA.
Bob Nelson estava com covid-19, em isolamento domiciliar. A notificação atestando a infecção viral do radialista foi apresentada pela esposa dele.
“Ele estava em tratamento e inclusive em tratamento no centro de tratamento de saúde Paulo Freire”.
Bob Nelson também apresentava o Jornal da Clube e aos finais de semana comandava o Programa Rádio Show, na Rádio Clube do Tapajós, pertencente ao grupo RBA.


Pacientes vindos do Amazonas para tratar a Covid-19 começam a ter alta médica

Dos 26 pacientes que vieram do Amazonas para o Hospital de Campanha do Hangar - para tratamento da Covid-19 -, oito já se recuperaram e viajaram de volta ao estado de origem nesta quinta-feira (28). Eles começaram a chegar em Belém no dia 18 de janeiro, transferidos a pedido daquele governo por conta da superlotação e falta de oxigênio na rede hospitalar amazonense. Outros 17 seguem internados em tratamento e um faleceu.
"É um momento muito importante e feliz para nós da Sespa, do Governo do Estado como um todo, por termos conseguido disponibilizar esses 30 leitos para os pacientes do Amazonas. Recebemos alguns em estado grave, e hoje estamos felizes em dar alta a esses oito pacientes que inclusive já estão retornando para suas casas e o seu convívio social. Foi com grande satisfação que abrimos essas vagas para o estado do Amazonas e continuaremos nessa luta, já que os leitos continuam a disposição dos nossos vizinhos. Continuamos seguindo firmes com todas as medidas necessárias para o combate a Covid-19 no Pará", destacou o secretário de Saúde Pública do Pará, Rômulo Rodovalho.
A diretora técnica do Hospital, a médica Bárbara Freire, explica que os pacientes, assim que desembarcaram na capital, foram deslocados de ambulância, estabilizados e admitidos. "Além da suplementação de oxigênio, garantimos também o apoio de fisioterapeutas, psicólogos, e fora o acompanhamento médico, demos todo um espaço para que eles conversassem com a família, até que pudessem voltar para casa recuperados", detalhou.
Carlos José de Oliveira, 43, é um dos que voltou para Manaus (AM) nesta quinta. "Foi um atendimento muito bom, fui cuidado da melhor maneira possível por ótimos profissionais, com toda a atenção", relatou.
Gilmar FrabrícioFoto: Ricardo Amanajás / Ag. ParáGilmar Fabrício da Silva Dias, 43, também retornou para a capital amazonense. "Cheguei bem debilitado, mas a equipe médica me tratou super bem. Só gratidão e todo carinho pelo que fizeram para que eu me recuperasse para voltar à minha família", reconheceu o agora ex-paciente.
Edna da Silva Costa Lobato, 44, lembra dos dias de angústia e de distância dos familiares. "Desde o início do processo de cura eu fui muito bem recebida, desde o pessoal dos serviços gerais até o corpo administrativo. Agradeço pela nova oportunidade de vida que tive, por todos terem sido tão gentis. Cheguei muito abalada, tive apoio de médicos, enfermeiros, técnicos. Todo meu agradecimento ao Governo do Pará, que abriu as portas para cuidar da gente", declarou.
Edna da Silva LobatoFoto: Ricardo Amanajás / Ag. Pará
Apoio - O Pará oferece 20 leitos clínicos e dez de terapia intensiva no Hospital de Campanha, e outros dez de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal na Santa Casa do Pará. Havendo necessidade, o Governo do Estado pode avaliar a possibilidade de ampliar essa oferta. No dia 14 de janeiro, em redes sociais, o governador Helder Barbalho anunciou ter feito contato com o governador do Amazonas, Wilson Lima, para oferecer ajuda diante do colapso no sistema de saúde devido ao crescimento de casos da Covid-19.