terça-feira, 18 de maio de 2021

Mojuí dos Campos lidera ranking de vacinados contra Covid-19 no Oeste do Pará

Secretário de Saúde Glayton Rodrigues, a gestão está se empenhando em melhorar ainda mais a qualidade do serviço em Mojuí dos Campos.
Entre os municípios do Oeste do Pará que mantêm dados disponíveis sobre a campanha de imunização contra a Covid-19, Mojuí dos Campos ocupa o primeiro lugar no levantamento de aplicação de doses, com 74,34%.
(Foto: Burlamaqui / Estado do Pará News)
A pesquisa foi feita nessa terça-feira (18), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e os dados estão no portal do vacinômetro da 9ª Regional de Saúde.
O Secretário de Saúde Glayton Rodrigues, atribui o bom desempenho do município ao comprometimento dos profissionais de saúde e do Prefeito Marco Antonio.
– O desempenho do município é fruto do comprometimento de todos os nossos profissionais de saúde. O Prefeito Marco Antonio está se empenhando em melhorar ainda mais a qualidade do serviço e atendimento aos munícipes – destacou Glayton Rodrigues.
Juruti, com 72,76% de vacinados, ocupa o segundo lugar no ranking e Terra Santa, com 72,41%, aparece em terceiro lugar.


Corpo de mulher que estava desaparecida em Itaituba é encontrado

Na manhã desta terça feira, 18/05/21, foi encontrado o corpo de; Daniele Pinheiro da Silva, de 29 anos de idade, que estava desaparecida deste a noite de domingo, 16/05/21. O corpo foi encontrado na 36 Rua, entre os Bairros Novo Paraíso e Santo Antônio. O corpo estava em um terreno baldio, próximo há uns pés de banana, e foi encontrado por populares, quando começaram a sentir o mau cheiro. Policiais civis e militares estiveram no local, juntamente agentes da COMTRI fizeram o isolamento da área. Em seguida o corpo foi removido pelo IML de Itaituba. Familiares também estiveram no local e ficaram desesperados.

27 novos casos positivos de Covid-19 são registrados em Santarém; confira o boletim



Dados atualizados foram divulgados na noite de segunda (17) pela Secretaria Municipal de Santarém (Semsa). Nenhuma morte pela doença foi confirmada.
27 novos casos positivos de Covid-19 foram registrados em Santarém, no oeste do Pará em boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na noite de segunda-feira (17).

Professores da UFPA suspendem atividades remotas a partir desta quarta



Professores, técnicos e estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizaram uma carreata na proxima quarta-feira, 19, considerado como Dia Nacional de Luta em defesa da educação pública em todo o país. O ato é uma resposta aos cortes orçamentários e ao projeto de lei 5595/20, que justifica o retorno das aulas presenciais durante a pandemia, em escolas e universidades, públicas e privadas.

Aras manda à CPI investigações contra Helder e outros quatro governadores no STJ

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou nesta segunda-feira, 17, à CPI da Pandemia investigações em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) referentes a eventuais irregularidades no combate à Covid-19. Entre os citados, está o governador do Estado do Pará, Helder Brabalho (MDB) e os governadores do Amazonas, Wilson Lima (PSC); da Bahia, Rui Costa (PT); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de São Paulo, João Doria (PSDB).

Justiça acata denúncia contra 8 pessoas do grupo Boi na Brasa por garimpo ilegal

A denúncia à justiça traz fatos apurados em várias operações da Polícia Federal (PF)
A Justiça Federal recebeu denúncia criminal do Ministério Público Federal (MPF) contra grupo de 12 pessoas acusadas por parte significativa do garimpo ilegal que assola a terra indígena Munduruku, no sudoeste do Pará.

Helder promete empenho para encontrar jovem desaparecido, após sequestrado por PMs em Xinguara

Dona Zely, mãe de Mateus Gabriel foi abraçada por Helder Barbalho, que se comprometeu a direcionar todo o aparato das forças de segurança do estado para elucidar o caso e encontrar o jovem.
No dia do aniversário de 39 anos de Xinguara, o governador Helder Barbalho (MDB) visitou o município nesta última quinta-feira, 13, quando foi recepcionado por uma manifestação de familiares e amigos do jovem Mateus Gabriel, desaparecido há mais de 100 dias, depois de ter sido espancando e sequestrado por policiais militares, hoje presos pelo suposto crime.

Pinduca, o rei do carimbó, toma decisão pelo batismo na Igreja Adventista do Sétimo Dia

Aurino Quirino Gonçalves, o Pinduca, ou Rei do Carimbó Moderno, nasceu em Igarapé-Miri, em 4 de junho de 1937), tomou a decisão pelo batismo na Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Em dois vídeos, o primeiro, juntamente com os Pastores Aquino Bastos e Carlos Escopel (da Capelania do Hospital Adventista de Belém) e o outro vídeo, com o Pr. Luiz Gonçalves (do Programa Arena, da TV Novo Tempo) onde fala sobre esta importante e significativa decisão pelo batismo na Igreja Adventista do Sétimo Dia.



Saiba quais as diferenças dos imunizantes contra covid-19 aplicados no Pará



Atualmente, o Pará segue a aplicação de dois imunizantes contra a covid-19. A Coronavac/Sinovac, desenvolvidas pelo Instituto Butantan, e a Oxford/ AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz. Belém é a única cidade paraense que está aplicando o imunizante produzido pelo laboratório norte-americano Pfizer em parceria com a empresa alemã BioNTec.

Justiça Federal torna réus invasores do território Munduruku (PA) por extração ilegal de ouro


Denunciados pelo MPF responderão também por crimes ambientais e associação criminosa; penas podem alcançar trinta anos de prisão.
A Justiça Federal recebeu, no último dia 13 de maio, a denúncia criminal do Ministério Público Federal (MPF) contra grupo de doze pessoas acusadas por parte significativa do garimpo ilegal que assola a terra indígena Munduruku, no sudoeste do Pará. O recebimento da denúncia significa que a Justiça considerou haver indícios suficientes sobre a ocorrência e a autoria de crimes, e transforma os acusados em réus, que agora serão processados e julgados por crimes contra o meio ambiente, associação criminosa e extração ilegal de minério, e podem ser condenados a penas que, somadas, ultrapassam 30 anos de prisão.
Foram denunciados oito não-indígenas, ligados ao grupo conhecido como Boi na Brasa, e cinco indígenas que se aliaram aos criminosos. Os não-indígenas são responsáveis por diversas invasões dentro dos territórios protegidos na região do alto Tapajós e acusados por operarem pelo menos quatro garimpos na Terra Indígena (TI) Munduruku e na Floresta Nacional do Crepori, causando graves danos às matas e cursos d’água. Pelas estimativas dos investigadores, os invasores já causaram pelo menos R$ 73,8 milhões em danos ambientais na região de Jacareacanga.

Morte de Cleide Moraes: testemunhas serão ouvidas quarta


Será a primeira audiência quase após um ano do acidente

O domingo do dia 26 de julho do ano passado foi triste para os amantes da música paraense. Foi neste dia que a cantora Cleide Moraes, a eterna “Rainha da Saudade”, morreu, vítima da imprudência de um motorista possivelmente alcoolizado, na estrada de Mosqueiro.
Quase um ano se passou e o condutor que matou Cleide está em liberdade.

Mais de 90 casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes registrados em Santarém

A permanência por mais tempo em casa tem deixado as crianças mais vulneráveis aos abusadores.

Diagnóstico de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (Comdca) aponta que só no primeiro trimestre de 2021, os conselhos tutelares, o ParáPaz e o Creas atenderam 92 casos de abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes em, Santarém, oeste do Pará.
O levantamento foi apresentado na manhã desta segunda-feira (17), em evento realizado no Centro de Informações Ambientais (Ciam) como parte da programação alusiva ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.