quinta-feira, 11 de abril de 2013

Ouro que suja rio Tapajós, no Pará, é roubado em Manaus


Uma carga de 26,5 quilos em barras de ouro foi roubada ontem, 10, no Aeroclube de Manaus, quando chegava do município de Itaituba, no Pará, em um táxi aéreo.
O ouro extraído no Pará nada deixa para o Estado, sequer passa por Belém. Vai direto para o Estado do Amazonas, por onde entraram os atuais exploradores e poluidores dos rios paraenses. Aqui fica a lama. O ouro vai embora. Na foto, a draga derramando lama dentro de um dos mais belos rios da Amazônia. O governo do Pará nada faz para conter o abuso. Ao contrário, vai legalizar a ação devastadora
Segundo informações preliminares, o assalto foi praticado por bandidos fortemente armados e encapuzados, que renderam o piloto e os passageiros da aeronave. Eles fugiram em um carro não identificado pela avenida Professor Nilton Lins.
A carga, pertencente à empresa Ouro Minas, com sede em São Paulo, está avaliada em mais de R$ 2 milhões.
Ainda conforme a polícia, o roubo ocorreu no momento em que a carga seria transferida para um carro blindado, que a levaria até o aeroporto Eduardo Gomes, de onde seguiria para a sede da empresa, na capital paulista.
O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), que usará imagens do circuito interno de segurança do Aeroclube para tentar identificar os assaltantes. Até o momento, ninguém foi preso.

De vento em popa


Por Nicias Ribeiro,  Engenheiro eletrônico
A expressão tipicamente amazonida, que uso como titulo deste artigo, traduz o ritmo acelerado das obras de construção da hidrelétrica de Belo Monte que, segundo os construtores, já estão executadas em torno de 30%, o que, aliás, é visto a olhos nus, graças ao trabalho diuturno dos quatro canteiros que se interligam por uma malha de 60 Km de estradas pavimentadas e sinalizadas e que, por óbvio, foi observado pela comissão de Senadores que lá esteve na ultima quinta e sexta-feira.
É evidente que os senadores ficaram impressionados com a velocidade das obras e isto foi expressado em suas respectivas falas, comparando com o que viram na visita de março de 2.012, quando o canal de adução era, ainda, apenas um projeto e do qual, hoje, está pronto mais de dois quilômetros, o que deu para vislumbrar a grandiosidade daquele canal, que, na sua construção, terá uma movimentação de terra equivalente ao do Panamá. Afora isso, é digno de registro a conclusão das ensecadeiras que permite o avanço global das obras nesta época de inverno amazônico, quando o Xingú enche e transborda.
Porém, o que mais impressionou os Senadores foi o Sistema de Transposição de Embarcações que já está instalado e em plena operação e que, com uma estrutura, atende as montarias dos índios, voadeiras e pequenos motores e com uma outra iça barcos de até 50 toneladas que são transportados de um lado para o outro do rio, por sobre as partes secas. Aliás, esse Sistema de Transposição precisa ser visto por todos, até porque no futuro, com certeza, será uma das maiores atrações turísticas de Belo Monte e que, segundo o presidente da Norte Energia, é a única coisa vinda do exterior, uma vez que todo o resto utilizado na obra é feito no Brasil.
                        Por isso, parabenizo todos os diretores da Norte Energia S/A, na pessoa do seu presidente Duilio Figueiredo, pela beleza e pela velocidade das obras de implantação daquela que será, pela graça de Deus, a maior hidrelétrica genuinamente brasileira e a 3ª maior do planeta. E usando a expressão do maior e mais antigo defensor de Belo Monte, José Antonio Muniz Lopes, que, aliás, é cidadão honorifico do Pará e Comendador do Xingú, a hidrelétrica de Belo Monte irá surpreender a muitos, não só pelo sua grandiosidade, mas, principalmente, pela sua beleza, uma vez que é de fato o mais belo e o mais perfeito projeto de hidrelétrica do mundo, apesar da incompreensão e da contestação de alguns que, a bem da verdade, pressionar am tanto o governo que o projeto foi modificado e fizeram de Belo Monte uma usina a fio d’água, o que a meu ver é um crime por reduzir a geração de energia no período da estiagem, de agosto a novembro, tempo em que o rio Xingú fica com pouca água. Mesmo assim, Belo Monte continua sendo importante e necessária para o Sistema Interligado Nacional.

Hospital Santo Antonio é beneficiado pelo governo Eliene Nunes

O Hospital pertece a familiares da Secretário de Saúde do município
Está acontecendo o que se esperava na saúde do município de Itaituba. 
Primeiro, empregou toda a família e agora está encaminhando pacientes para ser atendido no hospital na família CABRAL, HOSPITAL SANTO ANTONIO.
Denuncias de NEPOTISMO já foram feitas no Ministério Público, pois está trabalhando no município o irmão da Secretaria, Dr. Hélio Cabral; sobrinho Dr. Leonardo Cabral; sobrinha, o cunhado, Dr. Antonio Gonçalves e o marido da sobrinha Enfº Rafael Marinho. Não sabemos se a filha da Secretária Priscila Cabral também já foi contratada.
O mais novo empreendimento da Secretaria de Saúde, Horenice Cabral, é encaminhar exames e pacientes para o hospital da família, hospital Santo Antonio. Este hospital foi  desconveniado do SUS em 2011 e devido ser da família da secretaria não poderia estar atendendo nenhum  encaminhamento pela Secretaria de Saúde, já que existem três hospitais conveniados com o SUS - Dom Bosco, Cristo Salvador e São Vicente e vale ressaltar que nos três hospitais existe maquina para realizar RX.
O Aparelho de RX está com defeito. Na porta da sala, onde está o equipamento, tem um aviso: SUSPENSO PARA MANUTENÇÃO. Esta manutenção já leva meses e enquanto isto, os clientes que precisam de RX são encaminhados para realizar tal exame no Hospital Santo Antonio. Se houvesse interesse, a maquina já tinha sido consertada, já que tem um técnico aqui mesmo em Itaituba, técnico PEDRO REGO, que era quem fazia a manutenção deste equipamento no passado. Não tem dinheiro para consertar o RX e nem comprar material para fazer exames de rotina, mas tem dinheiro para instalar sistema de micro câmera dentro do hospital municipal.
Porém, se pode pagar para o Hospital Santo Antonio fazer, porque pressa para consertar a maquina de RX. Agora, a Secretaria Horenice Cabral está falando que vai comprar um novo equipamento para realizar os exames de RX. Quando ninguém sabe, e enquanto isto, a ambulância do SAMU haja levar e trazer pacientes ao Hospital da família da Secretaria. Segundo a vizinhança do hospital a ambulância chega a fazer mais de quinze viagens em um único dia para o hospital da FAMILIA CABRAL.
Outro absurdo que vem acontecendo na Saúde do Município é o caso do laboratório do Hospital Municipal, que há quatro meses não realiza um simples exame de rotina. No primeiro mês de governo, culpavam a administração anterior, e hoje a culpa é de quem? Pois já estamos no 4º mês de gestão da prefeita Eliene Nunes, e até agora nada funciona no Hospital Municipal.