sábado, 26 de setembro de 2015

Deputado Wladmir Costa é acusado de fazer ameaças telefônicas contra duas pessoas e pode pegar até 6 meses de prisão

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmK6CBsYWngOPIyASGFWEpQvFyG9WqwIhyphenhyphenQ26zI0kh9AqWI-LUNJTatqlba1CwD0WtVoyGSbmbJ3cCpf-pbbyxm0-Y8RIZnEiNRGJqDYgzAX0U3_nYCziAdlJSROaUtUBTRQ5-8e4eJYI/s400/OgAAAOIMSHDJxLNJ7KmJ0Er7Ji5i8ZMJLB2R0RVEECmaHqIARVLpym-hVB12BuwiqprQPJRvJ_IFhpbplsi5IMDLsDsAm1T1UL39uYsy4nLV5EVAkAS_Q5CjT2Na.jpgO Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, ofereceu denúncia contra o deputado federal Wladimir Rabelo da Costa (Solidariedade) pelo suposto cometimento de crime de ameaça, previsto no artigo 147 do Código Penal.
Na semana passada, a 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) acatou, por unanimidade, a denúncia contra Wladimir. A condenação é fruto do Inquérito 3714, que já tinha tido um veredito no ano passado, quando foi oferecido a Wladimir o benefício da “transação penal”, na qual ele trocaria a prisão por prestação de serviço à comunidade. Mas o parlamentar paraense recusou a proposta. Agora, se condenado, pode ir para a cadeia.
A denúncia contra Wladimir foi apresentada em conjunto por Adelson Ribeiro de Assunção e Terezinha Ribeiro Nascimento. Os dois teriam recebido ameaças diretas do deputado federal, pelo telefone.

Ponte sobre o Rio Curuá é entregue à população do Oeste do Pará

Agência Pará de Notícias
Uma das obras mais aguardadas do oeste paraense foi inaugurada na manhã deste sábado (26), com a presença do governador Simão Jatene, secretários, deputados, prefeitos e uma multidão de moradores do município de Alenquer. Os 370 metros da ponte sobre o Rio Curuá, na PA-254, garantem não apenas a mobilidade das oito mil famílias que moram próximas a este trecho da rodovia, mas a união entre Alenquer e os principais municípios da Calha Norte, desde Prainha até a cidade de Oriximiná.
Com o investimento de R$ 13.789.813,11, a obra já traz melhorias imediatas para as comunidades que moram próximas a ponte. Entre o período em que antiga ponte de madeira desabou e a inauguração da nova estrutura, a população sofreu com a travessia irregular dos balseiros. Em seu discurso, Simão Jatene ressaltou a importância para os moradores que esperaram quase quarenta anos pela obra definitiva da ponte, que garante a união das comunidades e municípios das duas margens do Rio Curuá.
“Eu acho que isso aqui é mais do que uma ponte, este é o resgate e o reconhecimento de uma gente trabalhadora, que não se cansa de lutar e acreditar que pode até demorar, mas vai vencer sempre. Eu quero agradecer cada paraense, pois temos aqui um pedacinho do seu imposto nessa ponte. Para mim, essa é a coisa mais importante. Na verdade, ninguém constrói uma ponte dessa sozinho, então é preciso do esforço de muitos”, disse o governador.
Esta é a terceira ponte de grande porte inaugurada em pouco mais de um ano pelo Governo do Estado. Há duas semanas o governador Simão Jatene entregou a Ponte Igarapé-Miri, no Baixo Tocantins. E, em 2014, a vida de milhares de pessoas do nordeste paraense mudou com a inauguração da ponte sobre o rio Capim, que fica no município de Aurora do Pará, entre Mãe do Rio e Concórdia do Pará.  
Jatene também agradeceu aos os trabalhadores que se empenharam para a conclusão da obra. "Quero agradecer aos trabalhadores, a todos que contribuíram, que passaram por aqui dando um pouco do seu suor para que esse sonho se tornasse realidade. Por isso, quem deve agradecer aqui sou eu a cada um e a todos pela participação, pela presença e pelo carinho que nos impulsiona e nos dá força”, declarou Jatene.
Melhoria - Antes da ponte, os moradores de comunidades próximas e de outros municípios dependiam das balsas para fazer a travessia. O transporte ocorria de maneira ineficaz para as necessidades dos moradores e prejudicava a mobilidade entre as vilas, o comércio, além do transporte de bovinos, hortaliças, frutas e demais produtos da agricultura familiar, que chegavam com dificuldade ao centro da cidade de Alenquer. Com a nova ponte, essa realidade mudou e os produtores comemoram a possibilidade de escoar a sua produção sem transtornos.
“Antes a balsa era a única alternativa que a gente tinha de transporte e a gente tinha muita dificuldade, principalmente na cheia, pois a balsa não dava conta de carregar os carros por causa da correnteza. Hoje a ponte já melhorou 90% do que a gente precisa, pois agora nós temos acesso a travessia a qualquer hora e o nosso legume pode chegar a outros municípios e até outros Estados próximos. Por isso acredito que teremos muito sucesso com esta ponte aqui no nosso município”, diz o morador Antônio Adelcio Gomes, 42, agricultor que vende parte de sua produção de mandioca, farinha e banana para os municípios de Alenquer e Óbidos.
De acordo com a Secretaria de Agricultura de Alenquer, aproximadamente 8 mil famílias moram e trabalham com a agricultura familiar em comunidades próximas a ponte.
“Nós já aguardávamos há 40 anos por essa ponte e somente agora, neste governo, que nós conseguimos receber esta obra, que beneficia toda a região oeste do Pará. Para nós esta ponte terá um impacto positivo imediato nas nossas comunidades, pois o escoamento da nossa produção vai melhorar muito e não teremos mais casos de perder caminhões de frutas que estragavam por não conseguir atravessar o rio”, diz o prefeito Flávio Marreiro.
Também participaram da inauguração da ponte o senador Flexa Ribeiro, o deputado federal Nilson Pinto e os deputados estaduais Cássio Andrade, Junior Ferrari, Júnior Hage, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda.
Energia - Ao final do evento, o governador segue com sua agenda no oeste do Estado para o município de Oriximiná, onde inaugura no final da tarde as novas subestações de Óbidos e Oriximiná. A obra possui uma contrapartida de 20 milhões de reais do governo do Estado e 20 milhões da Celpa e visa melhorar a qualidade da energia distribuída na região.
Com as obras finalizadas, as duas cidades estão integradas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o que simboliza um marco histórico para as localidades, que antes eram atendidas por meio de sistemas isolados, com energia elétrica proveniente de usinas termelétricas.
Além das subestações, a série de melhorias também contemplou a construção de mais de 80 quilômetros de linhas de transmissão para conectar as cidades ao sistema. Cerca de 9.700 famílias em Oriximiná e em torno de 10.200 famílias em Óbidos são beneficiadas com a nova aquisição, o que pode significar mais de 80 mil pessoas usufruindo de energia de qualidade.
Entre as dificuldades enfrentadas pelas duas cidades por conta do tipo de suprimento, estavam os riscos ambientais com o manuseio e queima de aproximadamente 25 milhões de litros de óleo por ano, o que ocasionava grande emissão de CO2, e também a restrição à liberação plena do mercado consumidor de energia. Esses dois itens impactavam de forma negativa no potencial econômico e, consequentemente, no desenvolvimento local.
A interligação dos municípios de Oriximiná e Óbidos é apenas uma etapa do projeto da Celpa denominado “Calha Norte”, que deve viabilizar também, nos próximos anos, a interligação de mais seis municípios: Alenquer, Monte Alegre, Terra Santa, Faro, Curuá e Prainha. A expectativa é de que sejam construídas de quatro a seis novas subestações para melhorar ainda mais o atendimento na região.
Diego Andrade
Secretaria de Estado de Comunicação

Troca de Domicílio: Josy Amaral sinaliza candidatura em Altamira

 
A péssima administração de Domingos Juvenil (PMDB) na Prefeitura de Altamira faz com que a disputa ao Executivo daquele Município nas próximas eleições seja bastante acirrada. Um dos nomes bem cotados é da primeira dama do município de Vitória do Xingu, Josy Amaral (PSB), que acaba de definir a possibilidade depois de trocar nessa sexta-feira seu domicílio eleitoral, o objetivo é encarar a disputa em 2016 em Altamira.
Josy Amaral(PSB), momento que  assinava a troca de domicilio de Vitória do Xingu para Altamira(Foto).
Josy Amaral tem como respaldo o excelente trabalho que seu esposo Vando Amaral vem realizando à frente da Prefeitura de Vitória do Xingu.
A informação é a de que, Josy Amaral vai continuar no PSB, pelo qual foi candidata a deputado estadual em 2014, e teve uma votação expressiva, descartando com isso sua ida para o PSDB.
Como primeira dama de Vitória do Xingu, tem recebido inúmeros prêmios pelos relevantes serviços prestados a sociedade.
Josy é professora, filha de Altamira, e tem uma história de muita humildade, vindo da classe menos favorecida, e um dos seus sonhos, é ser a prefeita da sua cidade.

Justiça afasta “Tônico Doido”, e Câmara tem 48 horas para empossar Ronaldo “Chapéu de Couro”


O fim do desgoverno que vinha sendo praticado por "Tônico Doido” em Pacajá
A justiça estadual da comarca de Pacajá decidiu pelo afastamento imediato do prefeito Tônico Doido em função as inúmeras denúncias de irregularidades no manuseio dos recursos públicos da prefeitura, em benefício próprio.
Na decisão que está sendo comemorada pela população; o ex-prefeito Tônico Doido está proibido de acessar aos prédios públicos da prefeitura, extensivos aos seus secretários, exceto, os titulares da pasta daAdministração, Educação e Saúde.

Foi exaurido ainda, o bloqueio dos bens de Tônico Doido e de seus familiares. As contas públicas da prefeitura também foram bloqueadas até decisão posterior. 
O juiz titular da comarca está no exercício da função de prefeito de Pacajá.
A Câmara de Vereadores de Pacajá, terá 48 horas para empossar o vice-prefeito Ronaldo “Chapéu de Couro”, caso o poder legislativo não cumpra a decisão judicial o presidente poderá ser afastado, inclusive, correndo o risco de ser preso.
Por WELLINGTON HUGLES  

Defesa de Prefeito afastado em Monte Alaegre pede a Justiça seu retorno



A defesa do prefeito de Monte Alegre, Zé Costa (foto), protocolou na Justiça (comarca do município) ação no qual solicita o retorno do petista ao cargo.
Ele foi afastado na segunda-feira (21), por decisão da Câmara de Vereadores, por 120 dias. Com possibilidade de prorrogação deste prazo para 180 dias.
Pesa contra Zé Costa a acusação prática de crime de improbidade administrativa.
Para o gestor montealegrense, a Câmara agiu “com arbitrariedade”, sem dar a ele direito de defesa.

Morcego vampiro albino é encontrado em Pacajá, região da Transamazônica

Raro morcego vampiro albino foi capturado em ação da Adepará (Foto: Divulgação/ Adepará)A captura de um animal raro surpreendeu os servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) em Pacajá, no sudoeste do estado, em uma ação para controle de foco de raiva em herbívoros.
Durante o trabalho, realizado entre 20 e 24 de setembro, foi capturado um morcego vampiro albino, da espécie Diaemus youngi, que se alimenta preferencialmente do sangue de aves. De acordo com Wilson Uieda, pesquisador do Departamento de Zoologia da Unesp de Botucatu, especialista em Zoologia e Ecologia de Morcegos, esta é a segunda captura registrada no Brasil de um exemplar albino dessa espécie. Normalmente, o Diaemus youngi tem a pelagem parda amarelada e a dorsal é mais escura que a ventral.
Os servidores que estavam em campo ficaram surpresos, fizeram uma foto do morcego branco e enviaram para a médica veterinária Elvira Colino, da Adepará.