segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cupuaçu agora é imune a vassoura-de-bruxa



Quem planta cupuaçu (Theobroma grandiflorum) sabe que com vassoura-de-bruxa não se brinca: esta é uma doença que dizima pomares e causa prejuízos aos produtores, significando, em média, uma perda de 70% da produção de cupuaçu do Estado do Pará. Por isso, o lançamento da BRS Carimbó pela Embrapa Amazônia Oriental, em março próximo, representa a boa nova de 2012 para esse segmento produtivo, pois é resistente à vassoura-de-bruxa, produz boa quantidade de frutos e serve tanto para produção de polpa quanto de sementes.
“A escolha de uma boa semente é fundamental na implantação de pomares de cupuaçu. É o primeiro passo, pois das boas sementes originam-se plantas vigorosas, que produzem boa quantidade de frutos. Além disso, há necessidade de que essas plantas sejam resistentes à vassoura-de-bruxa”, comenta o pesquisador Rafael Moyses Alves, que trabalha com cupuaçuzeiro há 20 anos e é o responsável pelo desenvolvimento da nova tecnologia.
É justamente esse o grande diferencial da BRS Carimbó: ser uma cultivar (variedade cultivada, resultante de pesquisa, com características geneticamente melhoradas) que garante, ao mesmo tempo, ótima capacidade de produção de frutos e boa resistência à vassoura-de-bruxa. Além disso, serve tanto para produção de polpa quanto para produção de sementes - outras duas características de grande valor para o produtor. De acordo com Rafael Alves, estima-se que aos oito anos de idade, na fase adulta dos pomares, cada planta produzirá, em média, por safra, cerca de 18 frutos com 1.600 gramas cada.
“Isto significará um diferencial de 28% em relação à produção das quatro cultivares já no mercado e 50% em relação à produção média paraense”, informa o pesquisador. As quatro cultivares a que ele se refere são a Coari, Codajás, Manacapuru e Belém, lançadas em 2002 pela Embrapa Amazônia Oriental e que, juntamente com outros 13 materiais selecionados, geraram a BRS Carimbó.
“As sementes oriundas do cruzamento desses 16 materiais originaram a cultivar BRS Carimbó. As análises dessas sucessivas avaliações, especialmente no comportamento dos 16 parentais durante 15 anos, permitiram estabelecer as estimativas de resistência e produtividade da nova cultivar”, explica o pesquisador.
O potencial de produtividade, por hectare, é de 4,5 toneladas de polpa e uma tonelada de sementes secas. Para implantar um hectare da BRS Carimbó (400 plantas), são necessários três quilos de sementes, aproximadamente.
A produtividade de amêndoas esperada é de 1,1 tonelada por hectare de amêndoas secas. Em média, 6,9 frutos produzem um quilo de amêndoas secas. “Esse subproduto tem assumido destaque na cadeia de produção do cupuaçuzeiro, pois o óleo extraído das amêndoas está sendo empregado na indústria de cosméticos”, ressalta o pesquisador.
“As técnicas para o preparo de mudas, instalação e condução de pomares com a BRS Carimbó são semelhantes às recomendadas para o cultivo do cupuaçuzeiro com mudas do tipo pé-franco”, adianta o pesquisador.
Na Amazônia, a safra do cupuaçuzeiro se estende de dezembro a maio. O pesquisador recomenda que nessa época a coleta dos frutos seja feita diariamente, pois assim evitam-se perdas por excesso de umidade no solo e por ataque de pragas. Outra boa prática é manter limpa a coroa da planta, pois dessa forma os coletores de cupuaçu veem os frutos mais facilmente, podendo coletá-los o mais rápido possível.
Com o lançamento, a Embrapa vai disponibilizar ao público documentos técnicos, entre eles uma cartilha detalhando o passo-a-passo para implantação de um pomar com a BRS Carimbó, desde a obtenção das sementes, o preparo de mudas até a colheita.
(Ascom Embrapa)
Parceria 

DIVA CÁSSIA RECEBE DO PREFEITO ERALDO PIMENTA EQUIPAMENTOS DO PDRS XINGU

A entrega foi feita na cidade de Altamira, na ocasião o prefeito Eraldo Pimenta repassou a representante dos projeto Brucutu e da Fundação Comunitária Antena Livre de Uruará, equipamentos do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável.

Por: Cirineu Santos
Fotos: Carlos Mágno (Jornal Fatos Regionais) e Gilmário Moreno
Na ocasião da VIII reunião ordinária do Comitê Gestor do PDRS do Xingu, realizada na cidade de Altamira, o projeto Brucutu e a Fundação Comunitária Antena Livre de Uruará, receberam equipamentos do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável.

Momentos que Diva recebe equipamentos da mão de Eraldo Pimenta
O comitê Gestor, instituído por meio de decreto presidencial, conta com a participação de 30 membros titulares, entre eles, o prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta.

Uruará foi contemplado com benefícios para essas duas entidades: a Fundação Antena Livre e o projeto Brucutu. Na ocasião o prefeito Eraldo Pimenta, membro titular do Comitê Gestor, entregou os equipamentos à representante das entidades, Diva Cássia. Ela disse que será realizado em Uruará, um trabalho social e há a necessidade de um veículo (Gol) o qual servirá também, os propósitos da Arara Amarela. “Foi um projeto em parceria com a Fundação Tocaia e o Projeto Brucutu. Recebemos 198 Mil Reais de patrocínio e 78 Mil reais de mão de obra. O restante será só de equipamentos e materiais como: barcos, canoas, materiais de rapel, de informática para o Projeto Brucutu,” explica.
Diva Cássia disse que estes investimentos que os municípios estão recebendo serão pra minimizar os impactos e fortalecer as ações de trabalho. “Com estes equipamentos melhora nossa atuação de trabalho”.
Diva Cássia também parabenizou a atuação do Comitê Gestor do PDRS Xingu, que tem como membros Titulares, representando o Governo Federal o Sr. Johaness Eck; do Governo Estadual, Nicias Lopes Ribeiro e das Prefeituras (no caso, Consórcio Belo Monte), o Prefeito Eraldo Pimenta, de Uruará, além do Setor Empresarial e de Entidades Sindicais Patronais; Entidades Sindicais de Trabalhadores Urbanos; Rurais e Pescadores; dos Movimentos Sociais e das Organizações Ambientais; das Comunidades Indígenas e de Instituição de Ensino e Pesquisa. “Esse trabalho em conjunto, permitiu que todos tivessem o acesso. O fato de ter envolvido todas as quatro esferas, no caso, as três esferas administrativas: Federal, Estadual e Municipal e também as organizações sociais, deu um peso bom e todo mundo conseguiu aprovar seus projetos em prol do desenvolvimento, às vezes de atuação local, mas que cria um certo impacto regional, porque serve como modelo, serve como exemplo”, ressalta.
Para o prefeito Eraldo Pimenta, além desses investimentos por parte do PDRS do Xingu, do qual ele é membro titular do Comitê Gestor, outros investimentos já vieram pra Uruará, como foi o caso de equipamentos como um micro-ônibus, 10 motos e virá agora 1,6 milhões pra investimentos na área da Saúde para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA. “Coloquei em discussão o fortalecimento da saúde na região. Para Uruará, a construção de Postos de Saúde, reforma do Hospital. Precisávamos de imediato investir 10 milhões pra saúde na Transamazônica, e graças a Deus, desses, 1,6 milhões veio pra Uruará,” explicou o prefeito Eraldo Pimenta. 
Eraldo Pimenta disse estar bastante feliz com estas conquistas. “São mais de três milhões de investimentos ainda este ano. Fico muito feliz e é gratificante ter esta conquista pra nossa região, em especial pra Uruará,” Finaliza.