quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Suspeito de estupro com fetiche em tatuagens é preso no Pará

O investigado invadiu a casa da vítima durante a madrugada, a estuprou e roubou seu celular após cometer o ato.

Queles é suspeito de invadir residências para estrupar vítimas e ainda roubar pertences delas / Foto : Divulgação .
Uma pergunta intrigante feita por um homem às vítimas de estupro sobre tatuagens chamou a atenção da equipe da Polícia Civil de Tailândia, na região nordeste do Pará, que investiga o caso. No início desta semana, o suspeito Queles dos Santos Silva, de 31 anos, foi preso. Ele responderá pelos crimes de estupro, roubo e invasão de domicílio.
Duas vítimas registraram boletins de ocorrência na Delegacia de Tailândia. Em ambos os casos, uma coincidência se destacou: o acusado escolhia as vítimas, invadia suas residências durante a madrugada, sempre encapuzado, e antes de cometer abusos sexuais e roubar os pertences perguntava se a vítima tinha alguma tatuagem no corpo.
A captura do suspeito ocorreu na Vila Macarrão, na tarde de segunda-feira (9). De acordo com uma das denúncias, o investigado invadiu a casa da vítima durante a madrugada, a estuprou e roubou seu celular após cometer o ato.

Promotorias criminais reúnem com a Polícia Militar para tratar de estratégias de aproximação com a sociedade

O MPPA sugeriu que seja disponibilizado um canal permanente, de 24h, para que os conselhos de segurança tenham acesso facilitado à Polícia Militar.

Ministério Público do Estado do Pará .

A Promotoria Criminal de Santarém, no oeste do Pará, realizou na última segunda-feira (9), reunião com os representantes da Polícia Militar, para tratar de estratégias de aproximação da PM com a sociedade por meio dos Conselhos de Segurança instalados no município, para aprimorar e contribuir com o combate à criminalidade.
Na reunião estiveram presentes o capitão José Valente de Menezes, do Comando de Policiamento Regional I; o 2º tenente Aristides da Silva, do 35º Batalhão da Polícia Militar, e o capitão Alexandre Guimarães, do 3º Batalhão da Polícia Militar.
A ação conclui as atividades do Plano de Atuação biênio 2023-2024, do 1º e 2º Cargos de Promotorias Criminais de Santarém, que têm como titulares os promotores de Justiça Adleer Calderaro Sirotheau e Renata Fonseca de Campos, respectivamente.
As atividades do Plano buscaram acompanhar a atuação dos nove Conselhos de Segurança instalados em Santarém. Em reunião anterior os representantes dos conselhos trouxeram demandas que abrangem vários bairros da zona urbana e comunidades, incluindo a região de rios, relatando a necessidade de retomar a aproximação com a Polícia Militar de forma mais efetiva, especialmente em localidades mais distantes e com dificuldade de acesso às estruturas de segurança. Foram feitas também sugestões de projetos educativos e de prevenção.
A reunião com os comandantes foi convocada em decorrência das informações trazidas pelos conselhos de segurança, para promover a aproximação da polícia com a sociedade. De acordo com o promotor de Justiça Adleer Sirotheau, o encontro foi proveitoso e os comandantes sinalizaram com a intenção de restabelecer o contato com os conselhos de segurança.
O MPPA sugeriu que sejam realizadas reuniões periódicas com os conselhos, por meio de um cronograma anual, bem como seja disponibilizado um canal permanente, de 24h, para que os conselhos tenham acesso facilitado à Polícia Militar.

Criança de 2 anos morre em armário e pais são presos por negligência

 E reacendeu debates sobre os perigos da negligência infantil e as condições precárias de muitas famílias nos Estados Unidos .

Pais são presos após a menina de 2 anos ser " esquecida " em armário aquecido e morrer , nos EUA , casal responderá por negligência - Foto / Reprodução .

Um trágico caso de negligência chocou a cidade de Berne, no estado de Indiana, Estados Unidos. Sintia Perez, de 21 anos, e Jace Hirschy, de 23, foram presos após a morte de sua filha de apenas dois anos, encontrada em um armário aquecido na casa da família. A criança foi colocada em um berço dentro do móvel na noite do dia 26 de novembro e, segundo as autoridades, foi encontrada sem vida pelos próprios pais na tarde do dia seguinte, 27 de novembro.
De acordo com a emissora local 21 Alive, os pais acionaram a polícia ao perceberem o falecimento da criança. Ao chegarem no local, os policiais relataram uma grande diferença entre a temperatura externa e o interior do armário, que estava com um aquecedor ligado em potência quase máxima.
O corpo da menina apresentava sinais de hipertermia — condição causada pela exposição prolongada a altas temperaturas. Conforme apontado pela autópsia, a temperatura do cadáver variava entre 42,7 ºC e 43 ºC, confirmando que o calor extremo foi a causa da morte.
Além da morte da menina, o ambiente em que o casal vivia com outras duas crianças menores de cinco anos foi descrito pelas autoridades como insalubre. Os policiais encontraram lixo espalhado, fezes, fraldas sujas e colchões “imundos” no apartamento, condições que contribuíram para as acusações de negligência contra os outros filhos do casal.
O casal foi apresentado ao tribunal pela primeira vez nesta quarta-feira (6) e permanece preso no Condado de Adams. O caso gerou comoção na comunidade local e reacendeu debates sobre os perigos da negligência infantil e as condições precárias de muitas famílias nos Estados Unidos.

“Rainha do Garimpo” tem exército de mercenários e massacrou indígenas

Irismar Cruz Machado, mais conhecida como Dona Iris ou Rainha do Garimpo

A " Rainha " e o " Príncipe " do Garimpo foram presos e soltos por ordem judicial .
A mulher, de 57 anos, foi presa em outubro deste ano pela Polícia Federal (PF), mas liberada em novembro por decisão judicial, o que não diminui a gravidade das acusações. Dona Iris é uma das líderes de um império criminoso que comanda a extração ilegal de ouro e cassiterita.
Ela é uma das figuras mais temidas do garimpo ilegal no Brasil, sendo capaz de intimidar até mesmo integrantes de facções criminosas poderosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC). Ela é a cabeça de uma organização com uma estrutura hierárquica sólida, que tem como foco a lucratividade do garimpo.
Irismar atua ao lado de seu único filho, Pablo Severo Machado, com quem compartilha o comando do que é conhecido como o Garimpo da Iris, às margens do Rio Uraricoera. 
Juntos, eles são responsáveis por um esquema de extração ilegal de recursos minerais que, além de gerar grandes lucros, é sustentado por uma rede de violência e intimidação.
Relatos de garimpeiros e moradores locais indicam que a dupla e seus aliados aplicam um sistema de extorsão no qual os trabalhadores são forçados a entregar uma parte significativa de seus lucros sob a ameaça constante de violência.
A presença de um exército de capangas armados e mercenários é um dos principais pilares da organização. Estes mercenários, com treinamento e armamentos pesados, atuam como forças de segurança particulares, protegendo o império de Irismar e mantendo a ordem no garimpo.
O uso de fuzis, pistolas e outras armas é rotineiro. Um grupo particularmente relevante dentro dessa estrutura é o “The Expendables”, uma referência direta ao famoso filme de ação “Os Mercenários”. 
No WhatsApp, o grupo de segurança do garimpo discute estratégias de combate e medidas para intimidar tanto os garimpeiros rivais quanto as autoridades. Os integrantes desse grupo se equipam com roupas militares e armamentos de alto poder de fogo.
Massacre de Palimiú
A violência perpetrada pela organização de Irismar atinge também as comunidades indígenas da região. 
Em maio de 2021, seus capangas abriram fogo contra os moradores da comunidade de Palimiú, uma das áreas mais afetadas pelos garimpos ilegais. 
Este ataque foi uma retaliação às tentativas dos indígenas de bloquear a logística garimpeira na região. Além de disparos, os garimpeiros ligados a Irismar também interceptaram embarcações com combustível destinado ao garimpo.

Polícia Civil identifica e prende homem que furtou celular e outros pertences de homem

Um criminoso que trabalhava como entregador e foi identificado como homem que furtou pertences da vítima em uma conveniência 

Polícia Civil identifica e prende assaltante 
Foi preso em flagrante nesta terça-feira, 10 de dezembro de 2024, um criminoso que trabalhava como entregador e foi identificado como homem que furtou pertences da vítima em uma conveniência em Novo Progresso-PA. Os objetos roubados incluem um celular Infinix BY Positivo HOT 30, com 256GB de memória e cor preta, três cartões bancários do Bradesco e documentos pessoais.
Segundo a polícia civil, com ajuda das imagens das câmeras extraídas do local dos fatos, a equipe identificou o autor do furto ocorrido no estabelecimento Pit Stop na madrugada do dia 7 de dezembro de 2024, em Novo Progresso-PA.
De acordo com as investigações, após ser identificado por agentes da polícia civil, o criminoso foi localizado em seu local de trabalho, onde exercia a função de entregador.
O furtou ocorreu quando a vítima dormiu na cadeira .
Com ele foram localizados e apreendidos o celular e outros pertences da vítima. Conduzido até a delegacia de polícia, o investigado foi ouvido e liberado e os objetos devidamente restituídos.


Novo presidente do TCU enaltece realização da COP 30 na capital paraense, Belém

Cerimônia de posse dos ministros Vital do Rêgo e Jorge Oliveira, eleitos para os cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), respectivamente. A solenidade foi realizada no plenário da sede da Corte de Contas, em Brasília (DF).
O Governador do Estado do Pará Helder Barbalho marcou presença na posse do Novo Presidente do TCU Vital do Rêgo .
Durante discurso de posse, o ministro Vital do Rêgo destacou orgulho do país sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que acontecerá em novembro de 2025, em Belém.“Nós temos orgulho de ter a COP 30 no Brasil e parabenizo o governador Helder Barbalho pelo trabalho que está sendo feito.
Quebrando paradigmas e preconceitos. Belém fará a COP das florestas ou da floresta. Belém vai mostrar que pode receber uma COP com o seu abraço afetivo e a realidade amazônica”, ponderou o ministro Vital Rego.Por unanimidade, na última quarta-feira (04), os ministros foram eleitos para o exercício do mandato dos dois cargos que se iniciam a partir de 1º de janeiro de 2025, com a possibilidade de reeleição por igual período.
De acordo com o TCU, a votação ocorreu como estabelecido no Regimento Interno do Tribunal, na última sessão ordinária do mês de dezembro.
Além do governador Helder Barbalho, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin,ministros do governo federal e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; o procurador-geral da República, Paulo Gonet, compareceram à cerimônia.
O TCU é um órgão colegiado autônomo que julga as contas dos administradores de bens e valores públicos e aplica penalidades às irregularidades que causam prejuízo aos cofres públicos. É composto por nove ministros, sendo seis indicados pelo Congresso Nacional e três pelo presidente da República.Fonte: Agência Pará/Foto: Agência Pará

Quatro suspeitos são presos e drogas são apreendidas em Altamira

Os suspeitos foram detidos na terça-feira (10/12) por tráfico de entorpecentes e corrupção de menores
Itens apreendidos durante a ação . (Foto : Polícia Civil ) .
Em Altamira, no sudoeste do Pará.  A ação ocorreu na terça-feira (10/12), no bairro São Sebastião, durante a deflagração da operação ‘Headache’. Crack, cocaína e maconha, além de uma quantia em dinheiro, também foram apreendidos. A ação foi realizada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Altamira, com o apoio da Polícia Militar. Conforme as informações policiais, durante as diligências, as equipes da PC observaram homens que seriam usuários de drogas comprando entorpecentes no endereço alvo da operação. A compra da droga, segundo a polícia, seria tanto para comercialização quanto para consumo próprio. Após a realização da abordagem, os suspeitos foram conduzidos à unidade policial, onde todas as medidas cabíveis foram tomadas.De acordo com a PC, no decorrer da operação, foram apreendidos aproximadamente 113 g de material semelhante a crack, 55 g de substância que aparentava ser cocaína, quatro porções de material similar a maconha, totalizando cerca de 3 g, além de uma quantia aproximada de mil reais em espécie.

Suspeito de cometer estupros em série é preso em Tailândia, no PA

Homem é responsável por vários casos de estupro, sempre seguindo o mesmo modus operandi, afirma Polícia Civil

Prisão do suspeito em Tailândia - Foto : Divulgação / PCPA . 

Um homem foi preso suspeito de estuprar mulheres, praticar invasão domiciliar e roubo, na vila Macarrão, em Tailândia, nordeste paraense. A prisão ocorreu na segunda-feira (9).
A Polícia Civil informou que o homem é responsável por vários casos de estupro, sempre seguindo o mesmo modus operandi. Ele invadia as casas das vítimas e, após estuprá-las, roubava seus aparelhos telefônicos.
O suspeito também costumava, antes de violentá-las, perguntar se possuíam tatuagens e se havia entorpecentes ou dinheiro em espécie na casa.
Após a prisão, ele passou pelos procedimentos legais e segue à disposição da Justiça. O g1 procurou a Polícia Civil para obter mais informações sobre o caso, mas ainda não havia obtido resposta até a publicação da reportagem.

Homem com mandado de prisão por furto e roubo é localizado e preso pela PM

Pedro Gilberto Sousa da Silva Junior foi preso por volta das 18h de terça(11).

Pedro Gilberto Sousa Silva da Silva Júnior tem pelo menos 3 anotações por crimes de furto e roubo  .

Um homem de 30 anos com mandado de prisão em aberto por furto e roubo foi localizado e preso pela Polícia Militar (PM) na comunidade Estrada Nova em Santarém, no oeste do Pará. A prisão aconteceu por volta das 18h.
O mandado de prisão foi expedido pela 2ª Vara Criminal, mas no sistema do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), Pedro Gilberto Sousa da Silva Junior tem pelo menos outras 3 anotações por crimes de furto e roubo.
Segundo a Polícia Militar, moradores da comunidade informaram a polícia que o acusado estava no local. Com o apoio do Núcleo Regional de Inteligência (NRI), foi comprovado que havia um mandado de prisão em aberto contra Pedro Gilberto.
O homem recebeu voz de prisão e foi apresentado na 16ª Seccional Urbana de Santarém, para os procedimentos cabíveis.

Em Anapu, carreta carregada de madeira tomba na BR-230

O veículo tombou, espalhando uma carga de madeira pela pista.

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e deve investigar as causas do acidente .
No KM 556 da BR-230, no município de Anapu, sudoeste do Pará, um acidente foi registrado com uma carreta que transitava no sentido Altamira-Anapu. O veículo tombou, espalhando uma carga de madeira pela pista. Uma caminhonete que trafegava em direção contrária tentou evitar a colisão ao se deparar com a carga na via.
Sem conseguir frear a tempo, o motorista desviou para fora da pista, evitando um impacto mais grave. O condutor da carreta fugiu do local após o acidente. Já o proprietário do veículo esteve no local tentando providenciar a retirada da carga e da carreta tombada.
O material foi removido algum tempo depois. Os ocupantes da caminhonete, o motorista e uma passageira, foram encaminhados para uma unidade de saúde de Belo Monte, apresentando escoriações e queixas de dores.
Eles foram transferidos para o Hospital Municipal de Vitória do Xingu para a realização de exames preventivos. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e deve investigar as causas do acidente.

Polícia Civil realiza Operação Muralha em Belém e Região Metropolitana

A ação ocorreu em bairros da capital e na Região Metropolitana.
Operação Muralha resultou na prisão em flagrante de seis pessoas pelo crime de tráfico de drogas , uma pessoa por porte de munição de uso restrito e uma por porte ilegal de arma . 
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), a Operação Muralha, que resultou na prisão em flagrante de seis pessoas pelo crime de tráfico de drogas, uma pessoa por porte de munição de uso restrito e uma por porte ilegal de arma de fogo. A ação ocorreu em bairros da capital e na Região Metropolitana.
Das prisões, duas foram no bairro da Pedreira, uma no Guamá, quatro na Campina e uma no Tapanã. Um dos presos também é investigado por um latrocínio ocorrido no mês de outubro deste ano no bairro do 40 Horas.
Durante a operação foram apreendidos armas, munições, dinheiro em espécie, documentos, balanças de precisão, entorpecentes e materiais utilizados para a realização da venda de drogas. Todo material apreendido será encaminhado para a perícia.
“Nesta operação, estamos atuando de forma enérgica no enfrentamento ao crime organizado, reduzindo a criminalidade e garantindo a segurança para nossa população”, informou o delegado geral, Walter Rezende.
Operação Muralha :
O objetivo da operação foi de dar cumprimento a mandados de busca e apreensão nas residências de suspeitos contra suspeitos de tráfico de drogas e crimes relacionados.
“O nome da operação representa a ideia de união e solidez institucional, que, ao trabalhar de forma integrada e eficiente, cria uma “barreira” que dificulta a ação dos criminosos, garantindo maior segurança à população. Assim como uma muralha representa uma barreira sólida e protetora contra invasores, a operação simboliza o papel fundamental do efetivo policial civil em atuar como uma defesa estratégica e inabalável da sociedade, resistindo e enfrentando de forma constante as ameaças e desafios impostos pelo crime organizado e outras práticas criminosas”, destaca o delegado Victor Leal.
Mais de 100 policiais participaram da ação, dentre eles, policiais civis da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE). A operação também contou com o apoio da ATAC – Ações Táticas com Cães da Guarda Municipal de Belém.

Túmulo do pai de Bashar al-Assad é incendiado na Síria

Imagens mostram jovens e combatentes rebeldes assistindo ao incêndio do mausoléu de Hafez al-Assad
Mausóleu ficou em chamas .
O túmulo de Hafez al-Assad, pai do presidente sírio deposto Bashar al-Assad, foi incendiado em sua cidade natal, Qardaha, de acordo com imagens de vídeo obtidas nesta quarta-feira (11) pela AFP, mostrando combatentes rebeldes e jovens assistindo ao incêndio.A ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) disse à AFP que os rebeldes incendiaram o mausoléu, localizado no coração da comunidade alauíta de Assad em Latakia, no noroeste do país.



Comandante do CPR-1 é transferido para Belém

Coronel Tarcísio Costa foi substituído pelo coronel Francisco Ferreira Junior
Comandante Tarcisio de Moraes Costa 
O coronel Tarcisio de Morais Costa, que comandava o Comando de Policiamento Regional (CPR-1), com sede em Santarém, e jurisdição no Baixo Amazonas, foi transferido para o Departamento de Pessoal da Polícia Militar, por necessidade de serviço.
Tarcísio foi exonerado do cargo de comando, de acordo com ato assinado pelo comandante geral da PM, coronel Dilson Junior, publicado no Boletim Geal 229, com data de 10 de dezembro de 2024.
Em seu lugar, foi nomeado o coronel Francisco Raimundo Souza Ferreira Junior, que atuava na Diretoria de Polícia Comunitária, com sede em Icoaraci, distrito de Belém.

Homem ateia fogo na própria residência após discussão com a esposa em Santarém

A residência, que é de pequeno porte, ficou parcialmente destruída.

Segundo o Corpo de Bombeiros , o fogo consumiu rapidamente os móveis do quarto , mais foi contido antes de agir outra áreas da casa .

O Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã desta quarta-feira (11), o para conter um incêndio em uma casa localizada na Rua Buenos Aires, bairro São José Operário, em Santarém, oeste do Pará. Felizmente, ninguém ficou ferido, mas o fogo destruiu parte significativa do imóvel. A Polícia Militar e agentes de trânsito também estiveram no local para auxiliar na ocorrência.
De acordo com informações preliminares fornecidas pela Polícia Militar, o incêndio teria sido provocado pelo próprio dono da casa após uma discussão com a esposa. Após o ato, o homem fugiu do local.
“Recebemos um chamado via Niop (Núcleo Integrado de Operação) sobre um incêndio em uma residência no bairro São José Operário. Ao chegarmos aqui, recebemos relatos de populares de que o próprio proprietário, após uma discussão com sua esposa, ateou fogo na casa. Ele fugiu e a esposa foi orientada a registrar um boletim de ocorrência. Estamos realizando buscas para localizá-lo e garantir que a justiça seja feita”, informou o sargento Osvald, da Polícia Militar.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo consumiu rapidamente os móveis do quarto, mas foi contido antes de atingir outras áreas da casa. “Havia uma botija de gás no imóvel, mas conseguimos removê-la rapidamente, evitando que a situação se agravasse”, informou um dos bombeiros que atuou na ocorrência.

O Deputado Estadual Torrinho Torres visita Mojuí dos Campos e participa de reunião na Câmara Municipal

O Deputado Torrinho Torres destacou a importância de uma gestão integrada entre o legislativo municipal e estadual para atender às demandas da população.

A Parceria com lideranças locais , como o Presidente da Câmara Jesanias , é fundamental para concretizar essas ações ", Afirmou o Deputado Estadual Torrinho Torres .

Mojuí dos Campos recebeu, nesta quarta-feira (11), a visita do deputado estadual Torrinho, que esteve na cidade para uma reunião estratégica na Câmara Municipal. O encontro contou com a presença do presidente da Casa, vereador Jesanias, além de outras lideranças locais.
Durante a reunião, foram debatidos projetos e iniciativas que visam impulsionar o desenvolvimento da região, com foco em infraestrutura, saúde e educação. O deputado destacou a importância de uma gestão integrada entre o legislativo municipal e estadual para atender às demandas da população.
"Mojuí dos Campos é uma cidade com grande potencial, e nosso trabalho é garantir que as políticas públicas cheguem onde são mais necessárias.
A parceria com lideranças locais, como o presidente Jesanias, é fundamental para concretizar essas ações", afirmou Torrinho Torres.

Denúncia leva PM de Novo Progresso a flagrar tráfico de drogas

Segundo a Polícia Militar , jovens estariam consumindo entorpecentes nas proximidades da Rua Suriname, no bairro Jardim América.

Jovens estariam consumindo nas proximidades da Rua Suriname , no Bairro Jardim América .
Uma denúncia anônima resultou em uma grande apreensão de drogas em Novo Progresso neste domingo (8). Segundo informações da Polícia Militar, jovens estariam consumindo entorpecentes nas proximidades da Rua Suriname, no bairro Jardim América.
Ao atender à ocorrência, a guarnição identificou Daniel Kevin dos Santos Fonseca, que tentou fugir, mas acabou capturado. Com ele, foi encontrada uma porção de maconha. Durante a abordagem, Daniel revelou que comercializava drogas e informou que havia mais substâncias ilícitas em sua residência.
Na casa, a história tomou proporções maiores. Marlison Morais Rosa, outro residente, autorizou a entrada dos policiais, que encontraram 846 gramas de maconha, 225 gramas de crack, R$ 200 em espécie, uma balança de precisão, celulares e até uma munição de calibre .380. O menor M.V.S., que estaria sendo cooptado para o tráfico, também foi identificado no local.
Marlison assumiu ser o proprietário dos entorpecentes e revelou que os materiais foram entregues por Naiara Pereira de Oliveira, com origem em Pedro (vulgo Chuck), conhecido por passagens criminais.
Todos os envolvidos foram levados à Delegacia de Polícia Civil. A Polícia Militar reafirma seu compromisso em garantir a segurança da população e combater o tráfico de drogas no município.

Foragido de Parauapebas morre durante ação policial em Tucuruí

O suspeito ainda foi levado com vida para a  (UPA) de Tucuruí, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Ação da Poícia em Tucuruí 
Com uma extensa ficha criminal por roubos e furtos, Alexandre Coelho Ramos morreu na manhã desta terça-feira (10) durante uma troca de tiros com policiais militares em Tucuruí, no sudeste do Pará. Outros dois suspeitos foram presos durante a ação. Alexandre era procurado em Parauapebas, na mesma região, onde estava preso até conseguir fugir para sua cidade natal, Tucuruí. A partir de informações sobre seu paradeiro, a Polícia Militar realizou uma operação com o objetivo de capturá-lo.Segundo a versão dos policiais, Alexandre estava em uma residência no Residencial Cristo Vive. Ao perceber a chegada da equipe, ele efetuou disparos contra os agentes, que revidaram e o balearam. O suspeito ainda foi levado com vida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tucuruí, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Entre os crimes atribuídos a Alexandre estão um roubo contra um morador de Tucuruí, que foi rendido e amarrado enquanto o suspeito cometia o crime, e outro roubo a uma residência. Ainda durante a operação, dois suspeitos tentaram fugir para uma área de mata próxima, mas foram localizados e presos após buscas intensas. Ambos estão sendo investigados.

Suspeito de assassinar técnico de enfermagem é preso em Anapu

Fabrício era servidor público da Prefeitura de Anapu, na região sudoeste do Pará, e trabalhava no Hospital Municipal.
Fabrício Brito de Moreira , de 46 anos . 
Com a prisão de Calebe da Costa Chagas, a Polícia Civil de Anapu pretende esclarecer a morte brutal do técnico de enfermagem Fabrício Brito de Moreira, de 46 anos. O crime, com características de latrocínio, ocorreu na semana passada.Fabrício era servidor público da Prefeitura de Anapu, na região sudoeste do Pará, e trabalhava no Hospital Municipal. Sua morte causou grande comoção na comunidade local, que realizou, na tarde de terça-feira (10), um ato público pedindo justiça. 
A manifestação ocorreu em frente à Delegacia de Polícia Civil.
Manifestação em Frente da Delegacia de Polícia Civil 
Horas depois, à noite, a Polícia Militar localizou e prendeu Calebe da Costa, que tinha contra ele um mandado de prisão em aberto pelo crime. Segundo informações policiais, ele confessou, mas não forneceu detalhes sobre a motivação. Após a prisão, Calebe foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil.
De acordo com as investigações iniciais, baseadas no relato de uma testemunha que esteve na casa da vítima dois dias antes do crime, Fabrício e Calebe se conheciam e teriam tido uma discussão acalorada. Fabrício foi encontrado morto na manhã da sexta-feira (6), na sala de sua residência, com vários ferimentos causados por arma branca. Alguns objetos da casa foram roubados, o que caracteriza o crime como latrocínio. No entanto, a autoridade policial informou que a morte pode ter outra motivação, que será investigada a partir do depoimento do acusado.

Base Integrada Fluvial ‘Candiru’ apreende carga com 120 celulares sem nota fiscal

A carga vinha da cidade de Manaus, no Amazonas, e está avaliada em R$ 91 mil

As ações das nossas equipes têm resultado em apreensões significativas, contribuindo diretamente para a redução do crime na região.
O trabalho de fiscalização da Base Integrada Fluvial ‘Candiru’, instalada no estreito de Óbidos, no Baixo Amazonas, mais uma vez impediu o transporte de cargas sem documentação. Na última segunda-feira, 9, equipes da base, com uma guarnição da Polícia Militar, apreenderam 120 celulares transportados sem documentação fiscal. A carga está avaliada em R$ 91.000,00.
O flagrante ocorreu no momento em que as equipes policiais realizavam abordagem de rotina ao empurrador “Dois Irmãos”, que vinha da cidade de Manaus, no Amazonas, com destino a Santarém, no oeste paraense. O responsável pela carga e o material apreendido foram encaminhados à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa) para os procedimentos administrativos.
O diretor do Grupamento Fluvial (GFlu), coronel PM José Vilhena, destaca o empenho da base integrada em combate os diversos ilícitos nos rios.

Base Intregada Fluvial Candiru 
“O Grupamento Fluvial tem se destacado pelo seu trabalho incansável na fiscalização dos rios, combatendo práticas criminosas e garantindo a segurança da nossa população. As ações das nossas equipes têm resultado em apreensões significativas, contribuindo diretamente para a redução do crime na região. O nosso compromisso é continuar trabalhando com dedicação e eficiência para proteger nossos rios e garantir a tranquilidade de todos”, disse.

Idoso de 70 anos é preso por adulterar calibre de armas de forma clandestina

Ivail Santos de Abreu se identificou como armeiro e afirmou que trabalhava fazendo manutenção em armas de fogo.

O suspeito identificado como Ivanil Santos de Abreu estaria fazendo disparos de arma de fogo em seu terreno . 
Um idoso de 70 anos foi preso na terça (10) na comunidade Pacoval em Santarém, no oeste do Pará, por adulterar armas de fogo de forma clandestina. A abordagem foi feita por policiais militares do 35º BPM.
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito identificado como Ivail Santos de Abreu estaria fazendo disparos de arma de fogo em seu terreno. A guarnição foi acionada e foi até o local fazer a abordagem ao idoso.
No momento da abordagem, Ivail afirmou à polícia que trabalha fazendo manutenção em armamentos, aferindo a mira.
De acordo com o tenente Alciomar Silva, o suspeito se identificou como armeiro, mas para o exercício desta função, é necessário que sejam respeitados alguns pré-requisitos, o que não foi identificado no caso.
Ele tinha armas de pressão , mas algumas ele adulterou 
“O que chamou a atenção da guarnição foi a quantidade de armamentos que tinha no local. Ele tinha armas de pressão, mas algumas dessas armas ele adulterou o calibre delas, tornando calibre 22 e essa prática não é permitida. Até porque essa numeração é necessária que tenha o porte”, completou .
Além das armas, a Polícia Militar apreendeu munições calibre 22, lunetas de visão noturna e outros apetrechos utilizados para manutenção de armas.

TJPA declara inconstitucional eleição direta para diretor de escolas municipais de Santarém

Desembargador relator reiterou que os cargos de diretor e vice-diretor consistem em funções de confiança e são de livre nomeação pelo Chefe do Poder Executivo

Tribunal de Justiça do Estado do Pará . 
O Tribunal de Justiça do Estado do Pará publicou acórdão com declaração de inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 17.866/2004 e suas alterações, que estabeleciam eleições diretas para diretores e vice-diretores de escolas públicas municipais em Santarém, no oeste do Pará. A decisão atendeu à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).
O relator do caso, Desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto, destacou que a jurisprudência do STF é clara ao afirmar que normas que preveem eleições para cargos de direção em instituições públicas de ensino afrontam a Constituição Federal. 
Além disso, reiterou que os cargos de diretor e vice-diretor consistem em funções de confiança e são de livre nomeação pelo Chefe do Poder Executivo.
A ADI foi ajuizada pelo Procurador-Geral de Justiça do Pará, que argumentou que a norma municipal contrariava dispositivos da Constituição Federal e Estadual. A principal questão em análise era se a eleição direta para os cargos de direção escolar violava a prerrogativa do Chefe do Poder Executivo de nomear cargos comissionados, como previsto no artigo 37, inciso II, da Constituição Federal.
O Supremo Tribunal Federal (STF) tem entendimento consolidado sobre o tema, reconhecendo que a instituição de eleições para cargos comissionados de diretores escolares viola os princípios da separação dos poderes e da autonomia administrativa do Executivo.
No decorrer do processo, a Procuradoria Geral do Município de Santarém reconheceu a inconstitucionalidade da legislação em questão. Contudo, o prefeito municipal não se manifestou, mesmo após intimação regular.
O voto do relator enfatizou a relação de confiança necessária entre o nomeante e o nomeado para cargos comissionados, reforçando a prerrogativa do Prefeito Municipal em nomear esses ocupantes.
Com a decisão, a eleição direta para diretores escolares não poderá mais ser realizada em Santarém, consolidando o entendimento de que esses cargos se enquadram na esfera discricionária do Executivo municipal. Essa medida também reforça a separação dos poderes e assegura o cumprimento das normas constitucionais.

Hospital de Santarém vai realizar ação de saúde no sábado

Durante a ação terão testes, vacinação e orientações gratuitas para promover bem-estar e prevenção de doenças.

Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) .

As ações de saúde realizadas por hospitais para a comunidade são fundamentais para promover o bem-estar e a prevenção de doenças. Essas iniciativas fortalecem a relação entre os serviços de saúde e a comunidade, promovendo uma cultura de cuidado e prevenção.
Um exemplo é o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), no município de Santarém, referência em atendimento especializado na Região de Integração Baixo Amazonas, que realizará no próximo sábado (14) mais uma ação de saúde, voltada à prevenção de doenças, bem-estar e qualidade de vida.
A programação, conduzida pela equipe de profissionais da unidade, vai oferecer orientações e serviços gratuitos para a comunidade, que poderá esclarecer dúvidas diretamente com profissionais do HRBA, além de conhecer hábitos que podem fortalecer a saúde. A abertura será às 17, e o encerramento às 21h.
Estarão disponíveis testes de glicemia e verificação de pressão arterial, vacinação, aula de zumba e alongamento, e orientações de médicos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.

PF cumpre mandados contra organização criminosa que movimentou R$ 4 bilhões em ouro ilegal no oeste do Pará

Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão, nos estados de Roraima, Amapá, São Paulo, Paraná e Goiás.

Carros de luxo apreendidos em Itaituba-PA, na Operação Flygold II — Foto: Polícia Federal / Divulgação

Operação deflagrada pela Polícia Federal no início da manhã desta quarta (11) para cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão e nove de prisão, mobilizou equipes da PF na região oeste do Pará, e nos estados Roraima, Amapá, São Paulo, Paraná e Goiás.
De acordo com informações da PF, a Operação Flygold II, tem o objetivo de combater organizações criminosas especializadas em realizar o transporte ilegal de ouro extraído de terras indígenas, incluindo a Terra Indígena Munduruku, para outros estados e ao exterior. As investigações apontaram que os alvos da operação chegaram a movimentar R$ 4 bilhões no esquema criminoso que inclui pessoas interpostas e empresas fantasmas.

Joais de Ouro e etc .
Segundo o delegado Pedro Henrique Melo Carneiro, da Delegacia da PF em Santarém, durante um ano de investigações, a PF constatou que, aproximadamente, uma tonelada de ouro foi transportada de maneira ilegal. "Apurou-se que os investigados recrutavam pessoas, grande parte estrangeiras, para o despacho de bagagens comuns cheias de ouro em voos comerciais", contou.
Além dos mandados de prisão, busca e apreensão, a operação resultou no sequestro de mais de R$ 615 milhões em bens e valores.
Carros de luxo foram apreendidos no município de Itaituba, região sudoeste do Pará, assim como joias de ouro. 

Armas longas e de Grosso Calibre
Armas, inclusive longas e de grosso calibre também estão entre os objetos apreendidos.

Norte de Gaza está há 2 meses sem ajuda humanitária, diz ONU

Falta de acessos e saques atrapalham missões a levarem ajuda aos palestinos. 

Palestinos fazem fila para receber refeições gratuitas no campo de refugiados de Jabaliya , na Faixa de Gaza , em 18 de Março de 2024 . 
A ajuda humanitária para o norte de Gaza, onde Israel lançou uma ofensiva terrestre em 6 de outubro, foi em grande parte bloqueada nos últimos 66 dias, informou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (10), segundo a agência Associated Press (AP).
Isso deixou entre 65 mil e 75 mil palestinos sem acesso a alimentos, água, eletricidade ou cuidados de saúde, de acordo com a organização.
No norte, Israel tem continuado o cerco a Beit Lahiya, Beit Hanoun e Jabaliya, com os palestinos que vivem nessas áreas sendo em grande parte impedidos de receber ajuda, informou o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
Recentemente, cerca de 5,5 mil pessoas foram deslocadas à força de três escolas em Beit Lahiya para a cidade de Gaza.
Para piorar a crise alimentar, atualmente apenas quatro padarias apoiadas pela ONU estão operando em toda a Faixa de Gaza, todas localizadas na cidade de Gaza, segundo o OCHA.
Sigrid Kaag, coordenadora sênior da ONU para assuntos humanitários e reconstrução em Gaza, disse a repórteres após uma reunião fechada do Conselho de Segurança da ONU nesta terça-feira que os civis tentando sobreviver em Gaza enfrentam uma “situação absolutamente devastadora”.
Ela apontou a quebra da ordem pública e os saques como agravantes de uma situação já extremamente grave, deixando a ONU e várias organizações de ajuda incapazes de fornecer alimentos e outros itens essenciais de assistência humanitária.
Kaag disse que ela e outros oficiais da ONU têm solicitado repetidamente a Israel acesso para os comboios no norte de Gaza e em outras áreas, permitindo a entrada de mercadorias comerciais, a reabertura do posto de Rafah, no sul, e a aprovação de itens de uso duplo.
A missão de Israel na ONU afirmou que não comentaria as declarações de Kaag.
Ela disse que a ONU estabeleceu a logística para uma operação em toda Gaza, mas que não há substituto para a vontade política.
“Os Estados-membros a possuem”, afirmou Kaag. E foi isso que ela pediu aos membros do Conselho de Segurança e continua a pedir à comunidade internacional em geral: a vontade política necessária para enfrentar a crise humanitária em Gaza, que só tende a se agravar.

Vítima de tiros é encontrada morta em vicinal de Pacajá

A Polícia Civil está investigando o caso.

Carlos Gonçalves dos Santos estava caído na região de Cururuí, Vila E, localizada a cerca de 90 quilômetros da sede de Pacajá. 
O corpo de um homem com vários ferimentos causados por arma de fogo foi encontrado na manhã desta segunda-feira (9), às margens de uma vicinal, na zona rural de Pacajá. A Polícia Civil está investigando o caso.Carlos Gonçalves dos Santos estava caído na região de Cururuí, Vila E, localizada a cerca de 90 quilômetros da sede de Pacajá. O achado foi feito por moradores por volta das 6h.Inicialmente, cogitou-se que a morte poderia ter sido causada por um acidente de trânsito. No entanto, a autoridade policial solicitou a presença de uma equipe da Polícia Científica do Pará, que identificou indícios de ferimentos característicos de disparos de arma de fogo no corpo da vítima.

Ônibus tomba entre Xinguara e Sapucaia e mulher morre

O acidente aconteceu a cerca de 15 km de Xinguara, em uma área de difícil acesso.

Ônibus da Real Maia se envolveu em um grave acidente .
Um grave acidente envolvendo um ônibus da empresa Real Maia ocorreu na Rodovia BR-155, entre os municípios de Xinguara e Sapucaia, no sul do Pará, na noite de ontem, terça-feira (10).
O veículo, que seguia de São Félix do Xingu para Teresina (PI), tombou após sair da pista. Uma mulher, ainda não identificada, morreu no local e uma criança está gravemente ferida. Outras pessoas também se machucaram.
O ônibus transportava 28 passageiros, além de dois motoristas. O acidente aconteceu a cerca de 15 km de Xinguara, em uma área de difícil acesso. O resgate foi iniciado imediatamente após o incidente e se estendeu durante toda a madrugada. Equipes médicas, policiais e voluntários de cidades vizinhas se uniram no esforço para salvar as vítimas. Algumas pessoas ficaram presas nas ferragens, o que dificultou ainda mais o trabalho de resgate.

Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial promove diálogos antirracistas em canteiros de obras

Os temas abordados foram racismo e machismo no âmbito das relações profissionais.

Coordenadora do Nierac , promotora de justiça Lilian Braga 
O Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nierac) promoveu nos dias 6 e 9 de dezembro, em Santarém, no oeste do Pará, dois encontros com objetivo de dialogar com trabalhadores da construção civil, em atuação em canteiros de obra na cidade. Os temas abordados foram racismo e machismo no âmbito das relações profissionais.
A iniciativa se deu a partir de um convite enviado pela empresa responsável pela construção dos prédios residenciais, após a ocorrência de um caso de racismo entre os trabalhadores.
A coordenadora do Nierac, promotora de Justiça Lilian Braga, tratou do tema racismo e letramento racial, e destacou a importância dos diálogos para a educação antirracista e enfrentamento ao machismo. O técnico ministerial Bruno Amaral abordou a questão do machismo estrutural e da masculinidade positiva.
Os dois eventos foram realizados nas áreas das duas construções, com a participação de todos os trabalhadores, que puderam expor suas dúvidas, contribuindo com o equilíbrio das relações profissionais.

Homem é morto a golpes de terçado na área do Saubal

Nilton Moraes Teixeira, 35 anos, foi morto com golpes de terçado 

Polícia Militar esteve no local crime e prendeu suspeito Argel Silva 

Um homicídio foi registrado na Bela Vista do Saubal, ocupação na grande área da Nova República, na noite de terça-feira (10). A vítima foi identificada como Nilton Moraes Teixeira, 35 anos. Ele foi morto a golpes de terçado na região do pescoço e da cabeça. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas quando os socorristas chegaram ao local, Nilton já estava sem sinais vitais.
De acordo com informações da Polícia Militar, os familiares de Argel colaboraram para que ele se entregasse sem resistência. E a arma do crime foi localizada com a ajuda de um irmão de Argel, que informou a localização do terçado.
Argel Silva , 22 anos , confessou ter assassinado Nilton Teixeira a golpes de Terçado
Após a prisão de Argel, ele foi conduzido pela PM à 16ª Seccional Urbana de Santarém, onde foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio qualificado pelo delegado plantonista Aldeci Magalhães.
"Recebemos a apresentação de um caso de homicídio qualificado ocorrido na invasão do Aaubal. Fizemos a identificação do acusado e solicitamos a remoção do corpo e perícia no local. O acusado confirma que ele foi ele quem matou a vítima, embora aparentemente ele não esteja muito consciente da situação. Ele diz que o indivíduo teria ido até a casa dele sem motivo aparente, que ele não conhecia a vítima e que teria utilizado um terçado da casa para desferir os golpes na vítima. Tudo será devidamente investigado", informou o delegado Aldeci Magalhães.