quinta-feira, 25 de julho de 2013

Empresários santarenos não investem na região e o desemprego aumenta, principalmente entre os jovens que mudam para outras capitais. Xarope lamenta o fato.



Empresários alegam que os impostos são muito altos e nem internet tem. Isso é muito grave para uma região que sonha em ser estado do Tapajós, mas a mão de obra que deveria ficar aqui está mudando para outros Estados e capitais, por falta de oportunidades.

Um triste fato social é que deveria servir de objeto de análise e estúdio mais apurado, é que os jovens estão se formando em Santarém e muitos estão partindo para longe dos pai


s, para outros estados e capitais. Centenas de jovens buscam oportunidades melhores em outros Estados, e o que é mais grave, quando vão embora, encontram empregos melhores e não volta mais para a Pérola do Tapajós.
Nos anos 60 e 70 o comércio chamava a atenção pela sua grande movimentação
Culpa disso cai no empresariado local. Estes por sua vez, alegam que na região o aeroporto não possui condições de operação, o porto não presta e o pior é que nem internet tem. Ainda bem que o blogueiro Xarope sabe se comunicar por meio de sinais de fumaça e telepatia, senão estava frito.
Quanto aos empresários,


deveriam pensar com mais empenho e dedicação na região que os acolheu, o Tapajós. E os políticos deveriam ter vergonha na cara e deixar de pensar em si próprios e nos próprios bolsos. Pensar mais na juventude, que o futuro da região e não deixar eles irem embora. Assim o sonho do estado do Tapajós acaba no vazio, onde tem ferro e fogo e ranger de dentes e muita miséria, por falta de investimentos. Xarope anseia por dias melhores.

Pipiragem: Çairé ou sairé, qual é o certo? O povo quer saber é da organização da festa, não é de lari lari de gente metida a sabida



Xarope esteve visitando a vila de Alter do Chão
"Xarope pegou corda! Por que mais uma vez os hipócritas de plantão acham de fazer polêmica com coisa sem importância. Çairé ou Sairé, o que importa é manter a tradição que está morrendo por conta da falta de apoio das autoridades municipal e do governo do Estado".
Muita gente, nesta época de Sairé, acha de ir para a frente da mídia para fazer polêmica sobre o nome Çairé ou Sairé, na tradicional festa de Alter do Chão. Xarope descobriu que não passa de meia dúzia de desocupados que querem aparecer, a custa do povo. Mas o povo não é ignorante, e estes “sabidos de araque” deveriam era se mancar.
Xarope, o bloguista mais inteligente e estudado da região, esteve em contato com vários mestres da linguagem internacional., inclusive o catedrático Laurimar Leal, o artista plástico mais explorado da região, que garantiu; na linguagem indígena está certo Çairé, mas no santarês pátrio  (linguagem oficial dos nativos da região do Estado do Tapajós), hoje em dia é certo dizer Sairé.
Mas o blogueiro acredita que este fato não é tão relevante; o povo quer saber é que a festa seja organizada e que seja realizada, com apoio das autoridades, se é Çairé ou Saíre, é outro assunto, por que segundo a filosofia milenar do filósofo “iluminado” e blogueiro Xarope; “merdas cagadas não voltam aos cús”. Eis o fato...