quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Suspeito tem 26 anos e era foragido da Justiça. Valcir Lima foi encontrado com as mãos e pés amarrados na própria casa no bairro Planalto.

Suspeito de ter matado o professor Valcir Lima foi preso em Alenquer — Foto: 18ºBPM/DivulgaçãoO principal suspeito de amarrar, torturar e matar o professor e diretor Valcir Lima em Alenquer, no oeste do Pará, foi preso na manhã desta quarta-feira (24). 
As investigações apontam que o crime se caracteriza como latrocínio (roubo seguido de morte), pois os veículos não foram encontrados na casa da vítima.
Durante a prisão os policiais encontraram a motocicleta furtada em Santarém e apreenderam o veículo, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Alenquer juntamente com o suspeito. O jovem deve prestar depoimento e ficará à disposição da Justiça, podendo ser transferido para a Penitenciária Agrícola Sílvio Hall de Moura, uma vez que é foragido do sistema prisional.

Defensorias entram com ação cível na justiça pedindo suspensão no reajuste de energia elétrica no Pará

Uma ação cível está tramitando na justiça que ajuizada pelas defensorias públicas do Estado e da União, pedindo a suspensão do reajuste da conta de energia elétrica dos consumidores paraenses. Esse pedido de suspensão está relacionado ao reajuste previsto de 11, 75% no valor da conta de energia no estado.
As defensorias alegam que tanto a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), quanto à concessionária Celpa, não teriam realizado uma audiência pública para comunicar o reajuste. Ainda segundo as defensorias, isso teria comprometido a transparência do processo já que não houve divulgação a respeito do procedimento. Além disso, as defensorias afirmam que esse tipo de procedimento acaba gerando abusividade no percentual estabelecido de reajuste, ou seja, as defensorias querem reconhecer as irregularidades do processo.

Segundo turno das eleições vai contar com 8500 agentes de segurança nos locais de votação

Cerca de 8500 agentes de segurança vão atuar em todo o estado no domingo (27), durante o segundo turno das eleições.
De acordo com a Secretária de Segurança Pública (Segup), as ações de segurança serão restabelecidas da mesma forma como aconteceu no primeiro turno. A operação no segundo turno iniciará a partir de 6h e finalizará após o término da comemoração realizada pelo candidato eleito ao Governo do Estado.
Ao todo, 60 municípios contarão com a presença da Força Nacional e 35 cidades com as guardas municipais locais. A Polícia Civil ficará responsável pelos flagrantes registrados, quando no local não houver agentes da Polícia Federal.

Tribunal confirma irregularidade de obra que assoreou o Lago do Juá, em Santarém (PA)

Indícios de irregularidades são evidentes, destacou desembargador federal

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília (DF) negou atendimento a pedido da empresa Sisa - Salvação Empreendimento Imobiliários e manteve válida decisão liminar (urgente) da Justiça Federal em Santarém (PA) que suspendeu o empreendimento Residencial Cidade Jardim, responsável por danos ao Lago do Juá, ao lado do rio Tapajós.
“São evidentes os indícios de irregularidades que se contrapõem às normas ambientais, verificadas pelos respectivos órgãos fiscalizadores, a ensejar na espécie atuação do Judiciário”, destacou o desembargador federal Hilton Queiroz em decisão que foi encaminhada para conhecimento do Ministério Público Federal (MPF), no último dia 16. A ação foi ajuizada pelo MPF e pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).
Assinada em janeiro deste ano pelo juiz federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro, a liminar foi contestada pela Sisa em recurso encaminhado ao TRF-1 em fevereiro. A empresa alegou que já existia um processo judicial tratando do mesmo assunto, que o empreendimento está regularmente licenciado, que não há perigo de danos ambientais, que as obrigações determinadas na liminar não podem ser revertidas e que a multa – de R$ 65 mil por dia de desobediência à Justiça – é muito alta.

Celpa assina termo de Cooperação e garante apoio à cultura de Santarém

Um momento emocionante que valoriza a cultura e toda a sociedade santarena
A solenidade de assinatura do Termo de Cooperação entre a Celpa e a Associação Artístico-Cultural Maestro Wilson Fonseca, ocorreu na noite da última segunda-feira, 22, na Casa da Cultura, em Santarém. Por conta dessa parceria serão feitos investimentos sociais na ordem de R$ 600 mil para a revitalização do prédio onde funciona o Instituto Maestro Wilson Fonseca na cidade do oeste do Pará. Parte do investimento também será utilizado na compra de novos equipamentos e instrumentos musicais.