sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Polícia Federal prende pervertido

A Polícia Federal (PF) prendeu,  um homem que se passava por criança para obter fotos de meninas nuas.

A Polícia Federal ressaltou que há diversas vítimas ainda sendo identificadas
A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta sexta-feira (13), em Parnaíba (PI), um homem que se passava por criança para obter fotos de meninas nuas. 
A prisão foi parte da Operação Carcará 15, de combate à produção, armazenamento e compartilhamento de material relacionado a abuso sexual infantojuvenil na internet.
Além da prisão, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. 
As três ordens judiciais foram expedidos pela Central de Inquéritos de Parnaíba, após manifestação favorável do Ministério Público Estadual.
Segundo a PF, a investigação mostrou que o homem preso armazenava, produzia e compartilhava vídeos e imagens de conteúdo de violência sexual infantojuvenil ao longo dos últimos anos. 
Ainda conforme a polícia, ele criou uma conta em rede social se passando por criança e, através disso, ganhava a amizade e confiança de outras meninas, quando então encaminhava foto nuas dessa criança fictícia para as vítimas.
Em seguida, o homem solicitava fotos dessas crianças como “prova de amizade”. “Através dessa engenharia social, o investigado fez dezenas de vítimas”, afirmou a PF em nota. 
O homem poderá responder pelos crimes de produção, posse e compartilhamento de material de violência sexual vitimando crianças ou adolescentes, bem como estupro de vulnerável.
A Polícia Federal ressaltou que há diversas vítimas ainda sendo identificadas, dentro da investigação, e alertou aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. “A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes”, declarou a PF em nota.

Em Anamã, PF apreende helicóptero com 256 quilos de entorpecentes

A ação identificou a utilização da aeronave em atividades suspeitas.
Helicóptero utilizado para o transporte de drogas foi interceptado na região do Rio Solimões, no município de Anamã/AM.
Em operação realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO/AM), um helicóptero utilizado para o transporte de drogas foi interceptado na região do Rio Solimões, no município de Anamã/AM.
A ação identificou a utilização da aeronave em atividades suspeitas. Durante a abordagem e fiscalização do helicóptero realizada pela equipe da COE, foi constatada a presença de 256 quilos de material entorpecente, acondicionado em sacas pretas. 
A localização da aeronave contou também com denúncias da comunidade local.
Todo o material apreendido foi encaminhado à FICCO/AM, que dará continuidade às investigações e às providências legais em conjunto com outros órgãos de segurança. 
Esta operação evidencia o comprometimento das forças policiais em combater o tráfico de drogas e desarticular organizações criminosas que operam na Amazônia.
Em mais uma ação de cooperação entre os órgãos de segurança pública, a FICCO/AM é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado e Segurança Pública, Polícia Civil do Amazonas, Polícia Militar do Amazonas, Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, tendo como objetivo a integração e cooperação entre os órgãos de segurança pública em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade violenta.

Polícia Civil realiza prisão por porte ilegal de armas em Itupiranga

Além das armas, os policiais apreenderam caixas de munições vazias e insumos usados na fabricação de projéteis.

José de Ribamar Gomes de Araújo, conhecido como “Araújo”, por porte ilegal de arma de fogo. 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Itupiranga, realizou nas primeiras horas de quinta-feira (12) o cumprimento de um mandado de busca e apreensão que resultou na prisão de José de Ribamar Gomes de Araújo, conhecido como “Araújo”, por porte ilegal de arma de fogo.
A operação ocorreu na zona rural de Itupiranga, a 105 km da delegacia local, especificamente em um mercado, de propriedade do suspeito.
A ação, coordenada pelos investigadores Norman e Tyciane, contou com o apoio dos investigadores Cláudio, Fernanda e Cerlio.
Conforme o relato, durante as buscas no estabelecimento, foi encontrado um revólver acompanhado de munições de calibres variados.
Em seguida, na residência do homem, foram localizadas mais três espingardas, um segundo revólver e mais munições.
Além das armas, os policiais apreenderam caixas de munições vazias e insumos usados na fabricação de projéteis.
Durante a abordagem, o filho do acusado, declarou ser o proprietário das três espingardas encontradas na casa.
Diante do material apreendido, José foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Itupiranga, onde prestou depoimento

Arma e Munições apreendidas .


‘Golpista do amor’

De acordo com as autoridades, o homem foi detido ao desembarcar do cruzeiro do cantor Belo

O homem foi preso com dinheiro em espécie, correntes de ouro, um relógio inteligente e um iPhone. 
A Polícia Civil de Goiás prendeu preventivamente um suspeito de movimentar quase R$ 24 milhões nos últimos três anos com o “golpe do amor” nesta quinta-feira, 12, em Santos (SP) – cidade localizada a cerca de 80 quilômetros da capital paulista, no litoral do estado. 
De acordo com as autoridades, o homem foi detido ao desembarcar do cruzeiro do cantor Belo.
Conforme a Polícia Civil, no “golpe do amor”, praticado pela quadrilha, criminosos se passavam por um militar americano e ganhavam a confiança das vítimas, pedindo a elas quantias exorbitantes de dinheiro alegando que usariam o valor para pagar tarifas alfandegárias de presentes enviados do exterior para o Brasil.
Segundo as forças de segurança, o homem foi preso com dinheiro em espécie, correntes de ouro, um relógio inteligente e um iPhone. 
As investigações se iniciaram em 2023, quando uma mulher de Águas Lindas (GO) – cidade localizada a cerca de 195 quilômetros de Goiânia (GO) – relatou às autoridades ter sido vítima do golpe.
Em julho do mesmo ano, foi realizada a primeira fase da Operação Smith, quando a Polícia Civil prendeu dois suspeitos, um nigeriano e um brasileiro, em São Paulo (SP). Na ocasião, foram encontrados elementos que apontaram o envolvimento do homem preso nessa quinta-feira.
De acordo com as autoridades, o suspeito detido ao desembarcar do cruzeiro do Belo poderá responder por estelionato qualificado e lavagem de dinheiro. 
A pena máxima pode chegar aos 18 anos de prisão.
Cruzeiro do Belo
O cantor Belo embarcou na segunda-feira, 9, no cruzeiro temático que leva seu nome. Com lotação máxima, o trajeto da embarcação seguiu até a Rota do Sol, no sul do País, oferecendo uma programação recheada de grandes atrações.
O cruzeiro contou com shows dos artistas Ferrugem, Jeito Moleque, Thiaguinho, Ludmilla, Turma do Pagode e Pixote, além do próprio Belo. Ainda, ocorreu o espetáculo “Belo in Concert”, que revisitou grandes sucessos da carreira do cantor.
A viagem terminou nessa quinta-feira, 12, quando a embarcação retornou ao Porto de Santos.

STF forma maioria pela condenação de Roberto Jefferson

Ele é acusado de crimes como abolição violenta ao Estado Democrático de Direito, calúnia, homofobia e incitação ao crime.

Ex - Deputado Roberto Jefferson 
O Supremo Tribunal Federal formou maioria para condenar o ex-deputado Roberto Jefferson (sem partido-RJ).
Ele é acusado de crimes como abolição violenta ao Estado Democrático de Direito, calúnia, homofobia e incitação ao crime.
Relator do caso no STF, o ministro Alexandre de Moraes estipulou em seu voto pena de nove anos, um mês e cinco dias de prisão, uma indenização de R$ 200 mil por danos morais coletivos e o pagamento de 120 dias-multa. Acompanharam o entendimento de Moraes os ministros Flávio Dino, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.
Único a divergir de Moraes até o momento, o ministro Cristiano Zanin também votou para condenar o ex-deputado, no entanto, o magistrado defendeu uma pena menor de 5 anos, 2 meses e 28 dias.
As denúncias contra Roberto Jefferson incluem declarações de incentivo à violência, como a incitação à invasão do Senado Federal e ameaças de explosão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Moraes enfatizou que as ações configuram grave ameaça à ordem democrática.

Câmara dos Deputados aprova castração química para pedófilos

A proposta foi inserida durante a votação de um que projeto que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para estabelecer o cadastro nacional de pedófilos.

A Câmara de Deputados aprovaram a castração Química de Pedófilos . 

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (12) a castração química de pedófilos. Foram 367 votos favoráveis, 85 contrários e 14 abstenções. A proposta foi inserida durante a votação de um que projeto que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para estabelecer o cadastro nacional de pedófilos. 
O texto segue agora para o Senado.
Pelo projeto, o cadastro permitirá a disponibilização de dados dos condenados com trânsito em julgado por crimes relacionados a abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Caberá ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a centralização das informações em uma plataforma com os dados de qualificação do condenado, inclusive fotografia.
Em novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia sancionado uma lei com o mesmo teor. A Lei 15.035/2024 inclui no Código Penal autorização para a realização de busca pública pelo nome completo e o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de condenados pelos crimes de estupro, estupro de vulnerável, exploração sexual de crianças e adolescentes e exploração da prostituição, além da conduta de filmar e divulgar vídeos íntimos de terceiros sem autorização.
Jabuti
Inicialmente, a proposta de castração química foi apresentada como uma emenda de plenário. 
A relatora do projeto, Delegada Katarina (PSD-SE), rejeitou a proposição por ferir o acordo de líderes para a votação do texto principal.
“Em virtude do acordo político construído em Plenário, para que o texto principal seja aprovado, rejeitamos a emenda”, justificou.
Com a rejeição, foi apresentado um destaque pelo PL, para votar a castração química. 
A inclusão foi criticada em plenário. 
A deputada delegada Adriana Accorsi (PT-GO) reiterou que o destaque não fazia parte do acordado pelos líderes partidários. 
“Essa votação está desrespeitando a minha colega, Delegada Katarina, que colocou aqui que essa emenda não fazia parte dos projetos de lei acordados pelos líderes”, apontou.

Pé de maconha é encontrado em residência no Núcleo São Félix

A denúncia apontava Francisco de Sousa e Rafaela dos Santos Nascimento, moradores da Rua 23, no Bairro Magalhães II, como suspeitos.
 Durante a ação, a polícia encontrou um pé de maconha e mais uma porção da mesma substância na residência do casal.
Agentes do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) realizavam rondas no Núcleo São Félix, em Marabá, nesta quinta-feira (12), quando receberam uma denúncia anônima sobre a venda de drogas na região.
A denúncia apontava Francisco de Sousa e Rafaela dos Santos Nascimento, moradores da Rua 23, no Bairro Magalhães II, como suspeitos. Durante a ação, a polícia encontrou um pé de maconha e mais uma porção da mesma substância na residência do casal.
A denúncia foi recebida por volta de meio-dia. Durante a revista no local, foi encontrada a plantação de maconha e Francisco alegou que a substância seria usada para consumo próprio.

Homem morre após receber descarga elétrica enquanto trabalhava

A Polícia Civil foi acionada por volta das 18 horas e informada sobre o ocorrido

A Perícia Científica foi ao local para realizar diligências.
Antônio Carlos Pereira Alves perdeu a vida de forma trágica na tarde de ontem, quarta-feira (11), ao receber uma descarga elétrica enquanto trabalhava em um lava-jato localizado no pátio do posto ferroviário, na Rodovia PA-150, em Marabá.  Segundo informado pela Polícia Civil, ele limpava uma caçamba quando se levantou e tocou em uma parte da fiação elétrica. A vítima foi socorrida, mas chegou ao hospital sem vida.  A Polícia Civil foi acionada por volta das 18 horas e informada sobre o ocorrido. A Perícia Científica foi ao local para realizar diligências. No momento do acidente, o homem fazia a limpeza de uma caçamba modelo DAF/XF FTS 480. O proprietário do lava-jato foi quem prestou socorro à vítima, que não resistiu à descarga. A Polícia Civil investiga o caso.



Homem é preso com mais de 2kg de drogas durante fiscalização na Base Candiru em Óbidos

O suspeito identificado como Rafael Mussi de 42 anos, é natural de Manaus (AM)

Rafael Mussi é natural do Amazonas e disse à polícia que levaria a droga para Brasília-DF 

Um homem que viajava em embarcação que faz a linha Manaus-Belém foi preso em flagrante na noite de quinta-feira (12) por suspeita de tráfico de drogas, após ser flagrado durante fiscalização realizada pelo Grupamento Fluvial (GFLU) da Base Integrada Fluvial Candiru, em Óbidos, oeste do Pará, com mais de 2kg de skunk.
O suspeito identificado como Rafael Mussi de 42 anos, é natural de Manaus (AM). Ele informou à polícia que teria como destino final Brasília, no Distrito Federal.
De acordo com informações da polícia, essa não é a primeira vez que Rafael Mussi é preso. A droga que ele transportava em tabletes foi pesada e totalizou 2,207kg.
Rafael Mussi foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e deve passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (13).

Vizinha é suspeita de realizar empréstimos de cerca de R$ 20 mil de conta de idoso no Lago Grande

Ela é apontada como suspeita de aplicar um golpe de cerca de R$ 20 mil reais em empréstimos

O idoso, que inclusive é chamado de avô por Maria Jarleane

A reportagem do Jornal O Impacto foi procurada nesta quinta-feira (12) pela família de um idoso de 71 anos para denunciar uma mulher identificada como Maria Jarleane Reis. Ela é apontada como suspeita de aplicar um golpe de cerca de R$ 20 mil reais em empréstimos.
Aproveitando da ingenuidade do aposentado que reside sozinho no distrito de Curuai, região do Lago Grande, a suspeita, que também é sua vizinha, o procurou no início do mês de novembro se prontificando a ajudá-lo para fazer uma verificação de um possível valor do seu benefício.
O idoso, que inclusive é chamado de avô por Maria Jarleane, acabou sendo convencido a repassar seus dados pessoais. Na oportunidade, ela ainda tirou foto do rosto dele para ter acesso à sua conta, mesmo a vítima não possuindo aparelho celular e muito menos utilizar de aplicativos do banco.
Maria Jarleane realizou diversas transações da conta do idoso para a sua conta pix, utilizando todo o limite e deixando a conta negativada. De acordo com relatos do idoso à polícia, foram 6 (seis) empréstimos pessoais que não foram autorizados por ele.
O idoso só percebeu que tinha algo errado quando comentou com um dos filhos sobre o valor do benefício que tinha vindo abaixo do esperado. Ao tomarem conhecimento do ocorrido, registraram boletim de ocorrência na delegacia e agora cobram as providências cabíveis.
“Eu espero que as autoridades a façam pagar por tudo que tirou do meu pai e que vocês mostrem a cara dessa pilantra pra outras pessoas não passarem pela mesma situação que o meu pai passou por cair em golpe sem saber de nada. Mas espero que a justiça seja feita e que ela possa devolver cada centavo que ela tirou dele. E que ela não venha mas se aproveitar da bondade do meu pai pra pegar o dinheiro dele”, disse uma das filhas do idoso.
A filha também contou à nossa reportagem que deseja alertar outros moradores da região, já que muitos confiam e pedem favores à suspeita. “Que o pessoal lá de onde ela mora saiba antes de pedir favor pra ela ou até mesmo mandar ela tirar cartão de crédito. Que tomem cuidado pra ela não pegar seus dados e tá fazendo empréstimo no nome da pessoa”, alertou.
O caso deve ser investigado pela Delegacia do Idoso e o espaço segue aberto para posicionamento da suspeita.
A matéria pode ser atualizada a qualquer momento*

PF deflagra Operação Ouro de Hipócrates

14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Redenção, Xinguara, Conceição do Araguaia e em Pau D'Arco
A operação se iniciou a partir da junção de três investigações por irregularidades em procedimentos licitatórios na área da saúde.

Redenção/PA. A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (12/9), 14 mandados de busca e apreensão nos Municípios de Redenção, Pau D’Arco, Xinguara e Conceição do Araguaia, no Pará, relativos à Operação Ouro de Hipócrates.
A operação se iniciou a partir da junção de três investigações por irregularidades em procedimentos licitatórios na área da saúde.

A primeira delas, após denúncia do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) referente ao descumprimento, por parte da Prefeitura de São Felix do Xingu, de recomendações do MPPA quanto à implementação e disponibilização em plataforma pública específica, na rede mundial de computadores, de todas as informações geradas em matéria de contratações públicas voltadas para o combate da pandemia de COVID-19.

Com o avanço das investigações, foram constatadas semelhanças entre todas as empresas contratadas no período, sendo sedes inexistentes ou incompatíveis com trabalho desempenhado, ausência de funcionários, mesmo e-mail de registro na junta comercial e todos os responsáveis com condições financeiras incompatíveis com as de proprietários das empresas vencedoras de certames licitatórios milionários.

A segunda investigação apurava a compra de respiradores superfaturados na Cidade de Redenção/PA, durante a pandemia de COVID-19. Foram identificados indícios de montagem nos procedimentos licitatórios e as mesmas similaridades citadas acima, indicando se tratar de mais uma empresa de fachada. 


A terceira investigação apura ausência de médicos plantonistas no Município de Santana do Araguaia/PA, apesar de contratação pública vigente para esta finalidade. Durante a apuração, constatou-se que o representante constante no contrato, já havia falecido à época da assinatura, além da ausência de sede física da empresa e as demais similaridades citadas.

Ataque terrorista na província de Belém mata israelense de 12 anos

O ataque tinha sido informado pelas Forças de Defesa de Israel (FDI).

Militares na Cidade 
Um menino israelense de cerca de 12 anos morreu na manhã desta quinta-feira (12) no hospital após um homem abrir fogo contra um ônibus perto da cidade de Al Jader, na província de Belém, na Cisjordânia. O ataque tinha sido informado pelas Forças de Defesa de Israel (FDI).
– Um terrorista abriu fogo contra um ônibus civil israelense na área da passagem de Al Jader. Como resultado do ataque, vários civis ficaram feridos e estão atualmente recebendo tratamento médico – disseram os militares de Israel em um comunicado no qual advertiam que o autor do ataque havia fugido.
O menino de 12 anos, identificado como Yehoshua Aharon Tuvia Simha, vivia no assentamento de Beitar Illit, de onde havia partido o ônibus com destino a Jerusalém, e morreu na madrugada desta quinta no Hospital Hadassah Ein Kerem, perto de Jerusalém. Yehoshua tinha “ferimentos de bala na parte superior do corpo”, de acordo com um médico do serviço de emergência de Israel.
Segundo fontes médicas, outras três pessoas ficaram feridas no tiroteio: uma mulher de 40 anos, que sofreu ferimentos moderados; e outras duas pessoas, de 24 e 50 anos, que ficaram levemente feridas. O grupo foi levado para os hospitais Hadassah Ein Kerem e Shaare Zedek.
As forças israelenses confirmaram à agência EFE que unidades especiais e de inteligência continuavam vasculhando a área de Belém esta manhã em busca do agressor e, por volta das 9h30 (hora local, 4h30 de Brasília), confirmaram que um homem havia se rendido às autoridades de acordo com um comunicado da polícia e do serviço nacional de inteligência (Shin Bet).
– Desejo consolar e abraçar a sua família e amigos em um momento muito doloroso e triste para o povo de Israel – escreveu o presidente israelense, Isaac Herzog, nas suas redes sociais.

Fonte: Pleno News/Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADI

Semma aplica mais de R$ 2 milhões em multas por queimadas e desmatamentos em Santarém

A Secretaria recebeu mais de 1000 denúncias até novembro de 2024; mais de 60 delas relacionadas a queimadas.

Queimadas foram registradas em novembro de 2024 na região do Ituqui, em Santarém — Foto: Semma / Divulgação

A partir da declaração da situação de emergência ambiental no município de Santarém, com a publicação do Decreto nº 698/2024, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) intensificou ações estratégicas para mitigar os efeitos dessa crise e fortalecer a gestão ambiental, que resultaram na aplicação de multas que somam R$ 2.341.445,60 em 2024.
Segundo a Semma, a fiscalização foi reforçada, priorizando o combate aos focos de queimadas e o desmatamento ilegal. Ao todo, a Semma recebeu 1.218 denúncias até novembro de 2024, mais de 60 delas, referentes a queimadas. Ao longo de 2024, foram emitidos 93 autos de infração, 54 autos de apreensão e 8 autos de interdição.
A equipe de agentes, também, auxiliou na entrega de 12 animais silvestres aos cuidados do ZooUnama, atuando em parceira com outros órgãos ambientais como a Policia Militar, por meio da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CipAmb) e ICMBio, além do Corpo de Bombeiros.
Ainda de acordo com a Semma, a fiscalização também dá suporte às demandas enviadas pelo Ministério Público do Estado do Pará e pelo Ministério Público Federal com 70 processos atendidos, e às comunidades que realizam o manejo sustentável e a pesca comunitária, com as madeireiras instaladas de forma irregular e pesca predatória.

Patrulhamento tático do BME recaptura evadido da Casa Penal de Santarém

Durante rondas dos policiais, Marcos João apresentou atitude suspeita e ainda tentou correr quando avistou a guarnição.
Marcos João foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis.
Marcos João Duarte da Silva, 41 anos, foi preso na quinta-feira (12) por militares do patrulhamento tático do Batalhão de Missões Especiais (BME), na travessa Gurupá, no bairro Jutaí, em Santarém.
Durante rondas dos policiais, Marcos João apresentou atitude suspeita e ainda tentou correr quando avistou a guarnição. Em ato contínuo foi realizada a abordagem de busca pessoal.
Com ele não foi encontrado nenhum entorpecente. No entanto, ao consultar o sistema de pesquisa da PMPA foi constatado que o indivíduo, que responde por furto/roubo, é um evadido da Casa Penal de Santarém.
Posteriormente ele foi algemado para evitar fuga e resguardar a integridade física dos militares. Marcos João foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis.