domingo, 10 de janeiro de 2010

Oeste do Pará, Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2010

Mais de 190 traficantes de drogas foram presos
Mais de 190 traficantes presos e 83 pontos de produção e venda de entorpecentes desarticulados. Esses dados fazem parte das ações realizadas pela Polícia Civil, na região do Baixo e Médio Amazonas, oeste do Pará, em 2009, divulgados neste sábado, 9. O balanço foi apresentado nesta semana, em Santarém, durante avaliação operacional do ano. O delegado Jardel Guimarães, superintendente regional, reuniu-se com diretores das Seccionais Urbanas de Santarém e de Itaituba, e as Chefias de Operação da Superintendência e de Seccionais, para fazer a avaliação dos trabalhos de Polícia Judiciária e de ações operacionais. Para o delegado, houve um avanço substancial em diversas frentes em relação aos anos anteriores. Como diferencial no ano de 2009, destaca Guimarães, está a ampliação das atividades policiais planejadas de forma diferenciada dos modelos aplicados em anos anteriores.

Após estudo das particularidades da região do Estado pela Delegacia-Geral, Diretoria de Polícia do Interior e pela Superintendência, foi elaborado um novo formato de atuação, de avaliação das atividades e no dimensionamento de efetivo e a modificação de formas de trabalho. Com uma distribuição equilibrada de atividades nos municípios da circunscrição, a Superintendência passou a atuar de forma presente nos 18 municípios da região. “A equipe policial implantou novos modelos operacionais, principalmente, um novo formato de atuar, simultaneamente, naqueles municípios que possuem ligação com os demais. Nessas áreas, os crimes envolvem articulação de pessoas e de meios de transporte, como é o caso do tráfico de drogas, dos furtos e estelionatos, da pedofilia, do tráfico humano, dos crimes ambientais e das atividades do crime organizado”, salienta o delegado.

Ao todo, em 2009, as operações policiais resultaram em 1.045 pessoas presas. Destas, 194 por tráfico de drogas. Houve desarticulação de 83 “bocas de fumo” e apreensão de 144 armas de fogo. Conforme o levantamento, 85 operações de pequeno, médio e grande porte foram realizadas na região pela Polícia Civil. Entre as ações está o combate aos bandos de roubo a banco com atuação em outros Estados. “Tivemos a desarticulação do núcleo de uma quadrilha de assaltantes com a prisão dos indivíduos conhecidos por ‘Bin-Laden’ e ‘Perneta’, que comandavam o planejamento de roubos a banco na região. Eles escolheram Santarém para montar a base de atuação”, explica Guimarães. Os dois foram identificados por levantamentos de inteligência em parceria com o Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e colaboração dos Estados do Tocantins e Minas Gerais.

Ainda, segundo ele, com os bandidos foram apreendidos veículos usados nos crimes e armamento de alto poder de fogo, além de equipamentos e materiais de sobrevivência e despiste de ações. Durante as investigações, os policiais prenderam outro bando de assaltantes, na zona rural de Itaituba, entre as cidades de Trairão e Rurópolis, com equipamentos e farto armamento. Eles se preparavam para roubar um banco na região. Com a prisão do bando, foram frustrados planos criminosos de roubos a banco e, por isso, não foi registrada qualquer ocorrência do tipo em 2009, na região(Diário online)


CURTAS
***Um avião da Total Linha Aéreas que transportava 54 pessoas até Urucu(AM) escapou de se envolver em um acidente com um helicóptero.

***Três nomes devem disputar a eleição do município de Mojui dos Campos: Jailson do Mojui(PSDB), Maria do Carmo(PMDB), e Naldo do Correio(PP). A expectativa fica por conta da disputa entre o deputado Lira Maia e a prefeita de Santarém Maria do Carmo. O primeiro apoia o grupo de Jailson, enquanto que a segunda deve se alaiar ao deputado Antônio Rocha.
***Depois de desvalorizar moeda, Hugo Chávez ameaça comerciantes.

Manaus é a segunda capital que mais lê jornal, indica pesquisa

Uma pesquisa do instituto Ipsos Marplan, encomendada pelos jornais Diário do Amazonas e Dez Minutos, ambos de Manaus, apontaram que a cidade é a segunda capital que mais lê jornal, com 71% da população, ou 965 mil pessoas, perdendo apenas para Porto Alegre, com 73% de leitores.

O estudo foi contratado para subsidiar o planejamento estratégico da empresa e fortalecer as negociações com parceiros comerciais. A pesquisa foi detalhada, com divisão por segmentos, dados disponíveis para agências de publicidade e anunciantes.

Além de trazer informações como densidade demográfica, PIB per capita e faixa etária dos leitores, a pesquisa mostrou que os jornais Diário do Amazonas e Dez Minutos atingem 79% do mercado leitor, num total de 726.000 pessoas. Os leitores acima de 35 anos preferem o primeiro jornal, enquanto que os mais jovens, entre 18 e 24 anos têm o costume de ler o Dez Minutos. Ambos os títulos têm o preço bem acessível, o primeiro a R$ 0,50 e o segundo a R$ 0,25.


Fiscalização em Altamira será intensificada
A Superintendência Regional da Polícia Civil do Xingu vai intensificar a fiscalização, juntamente com outros órgãos públicos, de veículos e de condutores no município de Altamira, sudoeste do Pará. A operação, denominada de “Gol de Placa”, será realizada de forma conjunta, sob coordenação da Polícia Civil, com a participação de agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar, além do DETRAN/PA, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), e da Guarda Municipal. A iniciativa da ação surgiu por sugestão do delegado Francisco Bismarck, da Polícia Civil de Altamira.

A proposta foi aceita e ganhou apoio da Superintendência Regional do Xingu, sob comando do delegado Francisco Pinto. Os representantes dos órgãos envolvidos já participaram de uma reunião inicial, onde a proposta foi apresentada e defendida oficialmente pelo delegado Bismarck. Segundo ele, a operação é necessária, pois, em Altamira, circulam veículos automotores, incluindo motocicletas, sem placas de identificação afixadas. Há ainda veículos que, embora encontrem-se emplacados, os documentos não são pagos pelos donos. Os trabalhos estão previstos para iniciar ainda em janeiro de 2010 na cidade. (Diário Online com informações da Polícia Civil)

O Filho do LULA

No Corinthians, Lulinha realiza sonho do presidente

Luís Cláudio Lula da Silva é auxiliar de preparação física do clube paulista

Agência Estado:
Todo dia, na concentração em Itu, Luís Cláudio Lula da Silva, recém-contratado como auxiliar de preparação física, recebe o telefonema do pai. As perguntas se repetem: como está Ronaldo? E o Danilo, está treinando? Corintiano fanático que é, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está aproveitando o fato de, finalmente, o filho caçula estar no Corinthians - ele já trabalhou nos outros três grandes clubes de São Paulo.
Meu pai é boleirão demais. Mandei fotos para ele mostrando eu trabalhando com o Ronaldo, com o Danilo, e ele fica louco me vendo no meio desse monte de craque.

Formado em educação física, Lulinha, de 24 anos, conheceu Vanderlei Luxemburgo em 2007 e foi convidado a trabalhar no Palmeiras.
Na época, Lulinha estava nas categorias de base do São Paulo por indicação de Roberto Teixeira, compadre de seu pai, que tinha conhecidos na equipe do Morumbi. O filho do Presidente da República garantiu que esse empurrãozinho paterno foi o único que teve na carreira.

Corintiano na infância, Lulinha está reaprendendo a torcer para o Timão.

Transferir título

Eleitor tem até dia 5 de maio

Pessoas que moram fora do Brasil são obrigados a votar ou justificar a falta

O prazo para a transferência de título eleitoral é até o dia 5 de maio. Quem não estiver na cidade onde vota no dia da eleição precisa fazer o procedimento para poder votar. O pedido pode ser feito pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) através de uma ficha inicial.

Segundo a Justiça Eleitoral, em anos de eleição, a transferência só pode ser requerida até 151 dias antes da data da eleição, pois ao término deste prazo o cadastro eleitoral será fechado.

Depois de fazer a solicitação pela Internet, os eleitores devem comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, com a documentação exigida (cópia do RG, tpítulo de eleitor e comprovante de residência), para concluir os serviços pedidos e receber o título. Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado.

Dilma X Lina

Polícia do Senado investiga e-mail que denuncia “operação abafa”.



E-mail recebido por senadores diz que servidor denuncia farsa no suposto encontro


Polícia do Senado investiga um e-mail enviado a senadores que denuncia uma “operação abafa” no suposto encontro entre a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira. A Subsecretaria de Polícia Judiciária da Casa confirmou que o ofício foi protocolado pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR) para investigar a “veracidade” da mensagem recebida por ele e outros senadores denunciando uma farsa no caso das imagens que comprovariam o encontro polêmico.

Na versão de Lina, o encontro serviu para que a ministra pedisse rapidez em investigação da Receita contra um filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Dilma nega. Em nota, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) afirmou à época que não tinha as imagens que provariam suposto encontro.

O caso está “sob sigilo”. A polícia analisa se o e-mail é uma “brincadeira” ou “simulação” e a investigação deve ser encerrada na próxima semana.

Governo consegue derrubar depoimento de Lina

O senador disse que o e-mail é assinado por um servidor chamado Demetrius Sampaio Felinto, que diz ser o responsável pelo sistema de câmeras e controle de acesso do Palácio do Planalto em Brasília que teria registrado o encontro. Ele diz que o “circo foi armado” para parecer que o que aconteceu foi um “simples incidente de imagens apagadas” .

"Estou disposto a contar tudo que eu sei, inclusive com provas, para que não seja mais um escândalo que possa ficar impune", diz trecho do e-mail recebido no final de dezembro pelo senador tucano.

Em seguida, o blog do senador publica uma nota de Demétrio desmentindo tais informações, dizendo que o e-mail não era de sua autoria e que abriria um boletim de ocorrência para apurar o e-mail. "Esse assunto é realmente um caso encerrado, como disse a Exma. Ministra Dilma, a quem tenho o maior respeito".

O tucano decidiu então protocolar o pedido de investigação e aguarda resultados.

Olhar do fotografo


Na lente de Carlos Matos, o menino mostra sua habilidade na orla da Vila Arigó