segunda-feira, 26 de julho de 2021

Cidade no Pará está há mais de 500 dias sem crimes violentos. Mojui dos Campos entre as 5 menos violenta



 Jornal Tapajós 1ª Edição | Município de Mojuí dos Campos no PA tem mais  eleitores que habitantes Assista online | GloboplayLevantamento feito pelo Centro de Inteligência da Polícia Militar (Cint) mostra quais são os 10 municípios que se destacam; Mojuí dos Campos está entre os cinco.

Os constantes investimentos na segurança pública nos municípios paraenses, aos poucos, têm apresentado resultados. Com o aumento do quantitativo de policiais nas ruas, seguido de intensas operações policiais, suporte de novas viaturas, armamentos e equipamentos para a tropa já é possível observar a queda no índice de crimes violentos letais em boa parte do Estado.
Um levantamento realizado pelo Centro de Inteligência da Polícia Militar (Cint) aponta que 10 são os municípios que se destacam com esse resultado. A começar por Soure, na ilha do Marajó, que está desde o dia 7 de dezembro de 2020 sem registro de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Na 9ª posição, está Santa Cruz do Arari, localizada no mesmo arquipélago. Não foi registrado qualquer crime desse tipo desde 30 de novembro de 2020.
O município de Oeiras do Pará está na 8ª posição por não ter tido nenhum registro desses desde o dia 22 de novembro do ano passado. Enquanto a 7ª colocação vai para o município de Sapucaia, no sudeste do Estado, que está sem registo de CVLI desde o dia 10 de outubro do ano passado.
Em São João da Ponta, nordeste paraense, desde o dia 6 de outubro de 2020 não são registradas mortes violentas, ocupando o 6ª lugar. Mojuí dos Campos também não registra nada desde o dia 28 de setembro, ocupando a 5ª colocação. Enquanto isso, Rurópolis está na 4ª posição sem esses registros desde 25 de agosto passado.
No top 3, temos: Santo Antônio do Tauá, na 3ª colocação, por não ter nenhum registro de homicídios e mortes violentas desde 12 de agosto; em seguida, Bannach, no sudeste paraense, está desde 24 de julho de 2020 sem mortes violentas, na 2ª posição. O registro mais expressivo é do município de Piçarra, que está desde o dia 29 de fevereiro do ano passado, o que representa mais de 500 dias sem esse tipo de crime na cidade.

Santarém registra queda nos casos de dengue, zika e chikungunya de janeiro a julho de 2021


Levantamento feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém, oeste do Pará, registrou um número m
enor de casos de dengue, zika e chikungunya no município em relação ao ano anterior, com base em dados coletados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), entre janeiro e julho de 2021.

Investigações mostram proximidade de Helder Barbalho com empresários

Três inquéritos sigilosos do Superior Tribunal de Justiça miram a gestão do governador do Pará no combate à Covid-19. Material está com a CPI da Pandemia.
Três inquéritos sigilosos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) miram a gestão do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), suspeito de participar de um esquema criminoso instalado na administração pública para fraudar licitações e desviar recursos públicos da área de saúde. As apurações revelaram que Helder discutia com empresários assuntos relacionados a compras que seriam efetuadas depois pelo Estado. Um dos processos se debruça sobre contratos feitos entre o governo paraense e organizações sociais para a gestão de hospitais de campanha em Belém e municípios do interior. Os valores firmados ultrapassam a cifra de 1,2 bilhão de reais.
Esses contratos dos hospitais de campanha seriam loteados, direcionados, fraudados e superfaturados, segundo os investigadores. O Ministério Público Federal (MPF) encontrou indícios de organização criminosa, fraude à licitação, corrupção e lavagem de dinheiro em um esquema ilegal envolvendo empresários e pelo menos quatro secretarias estaduais, por meio da participação de agentes públicos. O material, de cerca de 280 mil páginas, foi compartilhado com a CPI da Pandemia.
Entre as irregularidades apontadas na gestão de hospitais estão sobrepreço de itens, ausência de parecer jurídico sobre os contratos, indícios de que propostas apresentadas por organizações diferentes eram idênticas e até mesmo subcontratação de serviços médicos por parte dessas entidades. “O descaso com a gestão do sistema de saúde fica evidente nas divulgações que relatam a precariedade das unidades de saúde e dos serviços prestados, a despeito dos repasses milionários de recursos públicos aqui expostos”, apontou o relator do caso no STJ, ministro Francisco Falcão.

Os procuradores também investigam compras efetuadas pelo governo do Pará, como a aquisição de 400 respiradores e 1,6 mil bombas de infusão. Barbalho participou diretamente das tratativas, trocando mensagens com o empresário André Felipe Silva, que atuou como representante comercial da empresa de importação SKN. De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o negócio é fruto de relações pessoais.
“Qualquer produto hospitalar que vc precisar me envia as especificações durante o dia, que na madrugada meu pessoal levanta nos fornecedores na China, que forneceram para epidemia de lá”, escreveu André Felipe para Helder, em março de 2020. “E as bombas de infusão tmb estão neste preço? (envia um arquivo em anexo)”, respondeu Helder. “Se vc quiser algo específico me passa a especificação”, afirmou o empresário. “Monitor multi paramétrico, oxímetro de pulso, bomba de infusão”, elencou o governador do Pará. Ao ser indagado sobre a quantidade necessária, Helder responde: “de 300 até 600”.
Em outra conversa com André Felipe, em abril de 2020, ou seja, um mês depois, Helder demonstra irritação com a demora na entrega de respiradores. “Só dia 3?. Você está brincando comigo. Se for dia 3 isto é molecagem. Estou me f….. aqui por que vcs não entregaram dia 15. Minha paciência acabou. Vc está ganhando uma fortuna”, escreveu o governador.
Quando os respiradores finalmente chegaram, o emedebista fez questão de posar para fotos ao receber os aparelhos no aeroporto, mas uma série de falhas técnicas que inviabilizaram o uso. Apesar das conversas no WhatsApp, as filiais da SKN não possuíam à época do acordo autorização de funcionamento pela Anvisa, o que seria imprescindível para a fabricação, distribuição e importação de bombas de infusão. “Os supostos fatos ilícitos investigados são especialmente graves, uma vez que praticados em estado de calamidade pública, em período de crises sanitária, econômica e social ocasionadas pela pandemia”, observou a subprocuradora-geral da República Lindôra Maria Araújo.

Detran intensifica ações de educação na área urbana de Santarém e em Alter do Chão

 

Abordagens noturnas em pontos de grande movimentação na cidade de Santarém integram os trabalhos dos agentes do Detran — Foto: Agência Pará/DivulgaçãoAgentes de trânsito alertaram para os riscos da combinação entre bebida e direção, com abordagens educativas e distribuição de material.
Uma equipe de educação do órgão de trânsito percorre pontos da área urbana e de Alter do Chão, distrito do município, com trabalhos diferenciados para diversos públicos. Na sexta-feira (23), na avenida Tapajós, orla de Santarém, as equipes em parceria com a fiscalização, promoveram um trabalho voltado para os riscos da combinação entre bebida e direção, com abordagens educativas, distribuição de material e orientação.
O trabalho educativo prévio é essencial para o trabalho seguinte realizado pela fiscalização de trânsito. No mesmo ponto, na avenida Tapajós, à noite, há sempre grande movimentação de veículos, então, os agentes promoveram a Operação Lei Seca, orientando os condutores e realizando testes com etilômetros, com o objetivo de retirar das vias condutores que estivessem alcoolizados. Somente nesta ação, dos 64 testes realizados, seis registraram infrações de alcoolemia e dois crimes de trânsito.