quarta-feira, 2 de abril de 2014

Lira Maia confessa ao Blogueiro Xarope: “Se não for vice, abandono a vida pública e vou me dedicar à família”


Lira Maia bateu um longo papo com Helenilson Pontes: Os dois passaram 40 minutos batendo um bom papo
“O deputado federal Joaquim de Lira Maia quer usar o prestígio político que ainda possui para fortalecer candidaturas  em 2014”
Motivado pela corrida eleitoral que visa entre outros cargos eletivos majoritários o Palácio dos Despachos, sede do governo paraense, o federal Joaquim de Lira Maia, (DEM), rompe o silêncio e revela ao jornalista Hiromar Cardoso, titular do Blog do Xarope suas articulações para 2014. Entre outras declarações, ele revela: “meu nome está à disposição de qualquer partido, desde que eu participe de uma composição política como candidato a vice-governador, nada mais que isso”, disse ele.
O cacique político do DEM santareno, afastou qualquer especulação em ter usado na época a febre do Movimento Pró-Tapajós como trampolim político para o cargo de governador do Estado; “O que me motivava naquele momento era o sentimento pela região, não tentava ganância por cargos políticos futuros”, revelou Lira Maia.
Fato é que com mais de 60 anos de idade, Joaquim de Lira Maia acredita que já gozou de todas as benesses que a vida pública poderia proporcionar, e também já passou por muitas críticas, algumas contundentes, como desvios da Sespa e outros relacionadas a sua pessoa de homem público. Mesmo assim, acredita que como autêntico líder político regional, possui cacife suficiente para integrar uma chapa eleitoral, como vice-governador. Articulações não faltam, conforme ele confidenciou ao blogueiro Xarope: “Estou conversando com várias facções partidárias, mas ainda não fechei acordo com nenhuma delas”, sentenciou O cacique do Cipoal.
Perfil respeitável e uma avalanche de processos- Joaquim de Lira Maia que foi prefeito por dois mandatos,  hoje é presidente do DEM e deputado federal cumprindo seus segundo mandato. Tido como uma das maiores lideranças políticas da região oeste do Pará, em contraste tem contra si o fato de estar respondendo a inúmeros processos públicos. Mas acredita que possui resistência política e ainda aguenta uma corrida eleitoral. Seu maior pesadelo tem sido a ajuda dada a eleição de Alexandre Von que não faz um bom governo em Santarém.

PRIMEIRO CURSO SUPERIOR EM ÁREA DE ASSENTAMENTO NO OESTE DO PARÁ SERÁ IMPLANTADO EM JURUTI



Por Udirley Andrade
Nesta manhã, moradores do assentamento iniciaram um puxirum para limpar o terreno para a construção do prédio da UFOPA em Juruti Velho
Desde que foi anunciada a implantação do ensino superior na região de Juruti Velho, em Juruti, as mais de 2.600 famílias (cerca de 11 mil pessoas) que habitam as 51 comunidades do assentamento vivem a expectativa de dias melhores.
O ensino superior na região será oferecido por meio do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, do INCRA, cuja finalidade é oferecer condições para que os moradores de assentamento possam concluir os estudos através da educação básica, cursos técnicos profissionalizantes, cursos superiores e de especialização.

Idoso protesta contra a justiça se acorretando em frente ao Fórum de Itaituba

"Custodio Aguiar Lima, de 72 anos de idade, fez um protesto inusitado contra a justiça de Itaituba, ele se acorrentou em frente ao Fórum da Comarca do município".
Era, por volta das 8 horas desta terça feira, quando o senhor; Custodio chegou à porta do Fórum de Itaituba, de posse de uma corrente com aproximadamente dois metros e dois cadeados, passando uma ponta da corrente pela cintura e outra por uma base de sustentação de uma área do Fórum, assim ficando acorrentado, devido a sua avançada idade, ele levou uma cadeira para sentar-se, por não aguentar muito tempo em pé. Um dos seus processos é contra uma empresa de navegação que teria lhe negado o passe livre desrespeitando o estatuo do idosos; Custódio, alegou que foi humilhado,  e devido a essa situação entrou na justiça pedindo a indenização de 10 salários mínimos, mas ate hoje não obteve resposta.
O protesto é contra alguns processos dele e de sua esposa que estão paralisados na justiça de Itaituba. Segundo ele, um dos seus processos já tem 07 anos sem uma decisão definitiva da justiça. O idoso queria uma posição da justiça em seus processos, mas devido o acumulo de processos na comarca de Itaituba e nenhum dos seus ter preferencia judicial ele terá que aguardar mais um pouco. A manifestação chamou atenção de algumas pessoas que passavam pelo local. 
Essa não é a primeira que pessoas protesto dessa forma em frente ao Fórum de Itaituba. Usando essa mesma forma um senhor se acorrentou pedindo uma posição da justiça com relação a um processo de pensão alimentícia e ate os oficiais de justiça já se acorrentaram pedindo mais oficiais e melhorias de trabalho.
Fonte: Junior Ribeiro e Blog RPI

Vereador critica da Tribuna a péssima atuação do Banco do Brasil em Santarém



Em Seu discurso, o vereador Nicolau do Povo fez duras criticas ao serviços prestado pela agência do Banco do Brasil em Santarém.
Nicolau voltou sua preocupação para uma única preocupação, as constantes reclamações ao Banco do Brasil onde muitas irregularidades foram denunciadas. As pessoas que residem no interior são as mais penalizadas ao chegarem  no banco deparam com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, falta de programação nas máquinas, demora nos atendimentos e outros transtornos. O banco investe milhões em propagandas mais não investe no prédio que é antigo e ainda a tecnologia propagada não funciona em nossa cidade. Essas questões serão discutidas em uma reunião com a presença do gerente e este deve prestar os devidos esclarecimentos para amenizar os transtornos causados.
Veja ainda...