domingo, 17 de janeiro de 2021

Brasil aplica a primeira vacina contra a covid-19

Mônica Calazans, enfermeira de 54 anos, há oito meses na linha de frente do combate ao coronavírus no Hospital Emílio Ribas, é a primeira brasileira a receber uma vacina contra a covid-19 no Brasil. Ela foi imunizada neste domingo, 17, no Hospital das Clínicas de São Paulo, logo após a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de autorizar o uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford no país.
Apesar dela já ter sido vacinada, a autorização, de fato, ainda dependia da publicação da decisão da Anvisa e dos acordos com o Butantan em Diário Oficial.
Mônica é negra, moradora de Itaquera (zona leste), com perfil de alto risco para complicações da covid-19. Ela é hipertensa e diabética.

Instituições federais de ensino superior do Pará já definiram calendário para 2021

A estudante Luana Isabel, da UFPA, entende a necessidade de adaptação ao remoto (Thiago Gomes / O Liberal)

UFPA, Ufra, Unifesspa, Ufopa e IFPA divulgaram as adaptações diante do cenário de pandemia; estudantes se preparam para ensino presencial e remoto.
Estudantes de instituições federais de ensino superior do Pará já se preparam para o calendário de retomada das atividades acadêmicas de 2021, que, em algumas situações, mistura ensino presencial e remoto.

Governo do AM sugere abrir valas no interior por falta de oxigênio


Orientação é citada pelo Ministério Público Estadual, que entrou com uma ação civil pública, neste sábado (16), para obrigar o Estado a enviar oxigênio para o município de Itacoatira ou "teremos a morte de pelo menos 77 pessoas simultaneamente"
Ogoverno do Amazonas orientou uma prefeitura do interior do Estado a abrir valas para enterrar seus mortos por não ter previsão de chegada de cilindros de oxigênio em nenhuma cidade do interior.

Prefeitura de Rurópolis firma contrato com Banpará para realização de empréstimo consignado

O prefeito TAKA do MDB reuniu com gerência do BANPARÁ 













Com a inauguração da agência d Banpará em Rurópolis, o Prefeito Taka viu a viabilidade de ajudar servidores, que por uma razão ou outra se encontram em dificuldade financeira
O consignado é uma modalidade de empréstimo no qual as parcelas são debitadas diretamente do contracheque ou benefício do INSS do tomador. Por conta disso, o empréstimo consignado só é liberado para consumidores que têm uma fonte de renda relativamente estável, como os funcionários públicos e os aposentados.
O empréstimo consignado para servidor público trata-se de um empréstimo pessoal cujas parcelas são debitadas diretamente no contracheque ou nos vencimentos do cliente. A garantia de pagamento praticamente anula a chance de inadimplência, aumentando a segurança das instituições financeiras nesse tipo de crédito pessoal.
O empréstimo consignado pode ser concedido por instituições financeiras aos seguintes indivíduos: Profissionais contratados com carteira assinada; Funcionários públicos; Beneficiários do INSS, por exemplo, aposentados e pensionistas.
Com a inauguração da agência do Banco do Estado do Pará em Rurópolis, o Prefeito Joselino TAKÁ Padilha, viu a viabilidade de ajudar aqueles servidores, que por uma razão ou outra se encontram em dificuldade financeira, ou que queiram investir em algo. Entrou em contato com a gerência local da recém-inaugurada casa de crédito, e na sexta-feira, dia 15, foi firmado o convênio entre a Prefeitura Municipal e o BANPARÁ, viabilizando o consignado aos servidores que possam atender as normas e o perfil para ter o direito ao crédito.
“Neste dia 15 de janeiro, assinamos o contrato, juntamente com a gerente do BANPARÁ, para a realização de empréstimos consignada aos nossos servidores. O importante, é que além de ajudar na necessidade imediata do servidor, estaremos também fazendo girar esse dinheiro, dentro do nosso município”, falou o gestor municipal


Blog do XAROPE via Sem Polêmica