domingo, 15 de julho de 2012

História de jornalista: quando Wirland Freire era senhor de meia Amazônia

Por Manoel Dutra 

"Tenho aproximadamente 300 empregados dos quais não exijo atestado de antecedentes. Por isso desconheço a existência de pistoleiros entre eles". 
"Não era fácil fazer jornalismo nos anos 80 no interior do Pará, quando a corrida para a Amazônia abrira diversificadas fontes de atração de todo tipo de gente do Brasil inteiro. Nos garimpos e nas suas bordas a barra era extremamente pesada".
 
Estávamos saindo de uma ditadura, ainda temerosos dos coronéis e dos delegados da Polícia Federal. Abusivamente repórteres eram chamados à PF ao Quartel do Oitavo BEC, em Santarém, onde estive preso por um dia por ordem de um tal coronel Aragão, homem pessoalmente esquisito e sobre o qual pairavam algumas histórias nada edificantes que nunca comprovei.

Ao mesmo tempo a região vivia conflagrada pela pistolagem. Mil histórias rolavam sobre este ou aquele possível mandante. Senhores à moda dos coronéis de barranco concorriam, mandavam e desmandavam e, nesse jogo, cabeças iam rolando, fosse lá dentro nas barrancas dos garimpos ou nas ruas das cidades, especialmente Itaituba e Santarém.

As notícias que produzíamos não ultrapassavam aquilo que, nas redações, se chama de factual. O empresário fulano foi assassinado, saía a foto do dito cujo no chão ou com a cabeça caída dentro do carro. Muito pouco além disso, nas interpretações, por causa do medo que não era apenas paranoia, mas que decorria de frequentes “recados” telefônicos ou por intermediários diretos. “Toma cuidado com esse assunto”, me dizia com frequência um deles.

Nesse ambiente, entrevistar um desses senhores poderosos era coisa quase impossível, não tanto pelo medo, mas pela impossibilidade de aproximar-se de um deles. Muito menos ainda entrevistar o grande senhor de então, Wirland da Luz Machado Freire. Para consegui-lo, aproveitei o gancho criado por uma reportagem do Fantástico, da Rede Globo. Fui à Delegacia Regional e coletei tudo que ali havia de registro sobre ele, BOs, depoimentos, queixas em geral. Li tudo e de lá tirei as perguntas, estritamente baseadas nesses registros para evitar que o provável entrevistado me acusasse de estar fazendo perguntas com base em boatos de rua.

Feito o contato com Wirland por intermédio de dois advogados seus, 30 dias depois fui informado da data do encontro que se deu na casa dele, uma mansão na Av. Tapajós, em Santarém, guardada por seguranças armados. Era um domingo de manhã e estavam presentes o prefeito Ronaldo Campos (PMDB) e os advogados Lavor Filho e José Ronaldo Dias Campos.

As perguntas que enviei por escrito, antecipadamente, estavam respondidas em um português que não poderia ser o do entrevistado, um homem de pouca instrução formal. Creio que grande parte do texto foi elaborado por Ronaldo Campos, haja vista a presença de algumas frases típicas dos discursos de Ronaldo, como “estou a cavaleiro”. Os advogados também sabiam o que ali estava escrito e creio que contribuíram para a sua produção.

Ocorre que no momento em que eu recebia as folhas com as respostas escritas, apareceu a Dona Maria Freire, esposa de Wirland e, com uma caneta, fez dois grandes X nas folhas datilografadas, dizendo que nada dali seria publicado. O marido entrou na casa com ela, e depois de confabularem, Wirland voltou ao jardim onde estávamos e disse: publica essa porra, só tem o seguinte: não deves acrescentar porra nenhuma aí e tens que retirar essa resposta (não revelo o trecho retirado por tratar-se de assunto familiar do entrevistado) e a foto que queres só deixo sair se for de banda.

Expliquei a ele que o jornal, no caso O Liberal, de Belém, só publicaria a matéria se houvesse um lide, isto é, uma introdução, dizendo do que se tratava no texto. Concordou, mas acrescentando para não escrever “fantasias”. Esta foi a primeira e única entrevista que realizei por meio de questionário escrito. Era o preço a pagar por ser o primeiro repórter a encarar o homem temido. Eras também o primeiro contato de Wirland com um jornalista.

Uma entrevista, na sua essência, é contato entre duas ou mais pessoas, interação humana seja em que circunstância for, olhos nos olhos. O questionário fechado – hoje tão em moda pela facilidade do email e outros recursos digitais – é limitante e só deve ser usado em casos extremos. Por isso, quase todas as perguntas que fiz a Wirland suscitavam respostas que detonavam a necessidade de nova pergunta. Como a regra estabelecida era a do questionário, a entrevista saiu empobrecida.

Hoje, esta entrevista é parte da história de uma região onde a situação não é mais a mesma. A publicação foi em 22 de maio de 1988, um domingo. Veja a seguir:
.................................................

O título dado pelo jornal: Wirland Freire, quem ajuda tem o direito de participar

A introdução da matéria:

            No dia 17 de abril, através do Fantástico, da Rede Globo, o nome do empresário Wirland Freire surgiu em meio a uma reportagem sobre o crime organizado no Baixo Amazonas, notadamente na rota do ouro que perpassa os 400 garimpos do município de Itaituba.

 Na matéria, uma entrevista dada pela escrivã de polícia Maria da Conceição Marques Pinto, 28 anos, lotada na Delegacia Regional de Santarém, levantou a suspeita de ligações entre Wirland e o ex-delegado Élio Palhares, com o objetivo de acobertar ações criminosas, envolvendo homicídios.

            Presentemente, tanto o empresário como o ex-delegado estão processando a escrivã, alegando haverem sido difamados e caluniados por ela. Em sua defesa, Maria da Conceição afirma que suas declarações à TV Globo foram baseadas em depoimentos de terceiros, registrados na polícia, acrescentando que a entrevista foi veiculada incompleta, com “trechos intercalados”. Diz ainda que não teve intenção de difamar Wirland nem Palhares, mas apenas a de colaborar na apuração de tantos crimes perpetrados por pistoleiros, deixando “a população alarmada” e com o objetivo de “devolver à Polícia Civil a confiança da população”. O caso encontra-se nas mãos do juiz criminal Raimundo Holanda Reis.

            Aos 44 anos, Wirland da Luz Machado Freire é um dos empresários mais prósperos do interior da Amazônia, “respeitado, não temido, nem odiado” em praticamente todo o Oeste paraense por onde se disseminam seus negócios de distribuição de combustíveis por toda a zona garimpeira, além do transporte aéreo e terrestre. Tal soma de poderes o transformou num homem cujo nome é onipresente na região do Tapajós e nas frentes limítrofes com o Amazonas e Mato Grosso. Introvertido, é um empresário que, segundo seus amigos, “diverte-se com o trabalho”.

            Em certos períodos praticamente vive dentro de um de seus vários aviões, percorrendo a região. Wirland Freire é considerado o maior distribuidor individual de combustíveis do Norte e Nordeste. Possui 15 postos de venda e uma respeitável frota de caminhões-tanques com que abastece quase tudo que se movimenta nos garimpos, ao longo da Santarém-Cuiabá e na Transgarimpeira. Grande parte das embarcações que fazem as linhas do Baixo Amazonas é abastecida em seu posto flutuante, no porto de Santarém. Suas vendas diárias podem ir de 50 mil a 400 mil litros, dependendo da época do ano.
           
Casado, pai de cinco filhos, o mais velho com 23 anos, Wirland reparte seu tempo entre a família, com a qual mora na Av. Tapajós, em Santarém, e seus 300 empregados, aí incluídos os que trabalham no Cento e Quarenta, uma localidade na Rodovia Transgarimpeira onde constrói um núcleo urbano. Ali, é dono da pista de pouso, e todos os residentes, numa área cercada por garimpos florescentes, de um modo ou de outro lhe obedecem.

            Tantas conquistas fizeram dele, também, um homem controvertido, respeitado, acatado e até admirado. Recentemente, em meio à tentativa do Governo do Estado de botar um freio na onda crescente de crimes de encomenda, o nome de Wirland Freire foi publicamente incluído no rol dos suspeitos, responsáveis pela violência na região. “Às vezes - diz ele - sinto-me chateado e desanimado em ver tanta injustiça por parte de pessoas que não merecem crédito e se escondem no anonimato”, aludindo a uma também recente onda de panfletos anônimos que circularam na região, envolvendo o nome dele, de outros empresários e de políticos com a criminalidade. Em seu primeiro contato com um jornalista, Wirland pediu um questionário ao qual respondeu por escrito.

          A entrevista:

         Pergunta - A que o senhor atribui o envolvimento de seu nome com alguns crimes de homicídio ocorridos em Santarém e na região Oeste do Pará nos últimos meses?

          Resposta - Os esclarecimentos a respeito de homicídios ocorridos em Santarém cabem à polícia, que tem a exclusiva responsabilidade de elucidá-los e apontar os autores. Sempre me coloquei à disposição das autoridades para dirimir qualquer dúvida em relação a meu nome. Creio que tudo isso não passa de insinuações maldosas de pessoas invejosas, algumas da própria Polícia Civil, com o objetivo de extorsão, fato que já denunciei em depoimento por mim prestado na Delegacia Regional. Acredito que, brevemente, dado o empenho da polícia, a verdade virá à tona para que tais fatos sejam definitivamente esclarecidos.

        Pergunta - O senhor está movendo processo contra a escrivã Maria da Conceição Marques Pinto, que o teria difamado num programa de televisão. Na sua defesa, a escrivã nega que tenha tido a intenção de difamá-lo e diz que suas fontes são informações de terceiros, ouvidos em depoimentos à polícia. O senhor se sente suficientemente seguro para poder provar a sua inocência?

       Resposta - Ao tomar conhecimento, pela imprensa, das denúncias feitas pela escrivã, envolvendo o meu nome em crimes de encomenda, como mandante, e de possuir pistoleiros à minha disposição, indignado com tais inverdades contratei os serviços dos advogados Antenor Lavor Filho e José Ronaldo Dias Campos, para ingressar em juízo para que ela dê uma explicação ou prove o que afirmou. Ao dar as suas explicações em juízo, a escrivã Maria da Conceição saiu pela tangente, dizendo que não teve a intenção de me caluniar ou difamar. Como não provou o que afirmou antes, torna-se corresponsável e terá de arcar com as consequências. Até prova em contrário, todos somos inocentes. Estou consciente de que não tenho nenhum envolvimento em tais crimes, pois não comungo com esse tipo de comportamento. Estou a cavaleiro, esperando que a referida escrivã apresente as devidas provas, certo de que nada poderá provar em juízo. Esclareço que a busca da verdade partiu de mim, foi iniciativa minha, quando entrei na Justiça fazendo a interpelação.

    Pergunta - Qual a sua reação íntima ao ver seu nome envolvido, como suspeito, no crime organizado?

     Resposta - Sinto-me chateado, muitas vezes desanimado em ver tanta injustiça, deparando com acusações e insinuações maldosas da parte de pessoas que permanecem no anonimato. Confio na Justiça e sei que o tempo será meu melhor juiz.

     Pergunta - Na entrevista da escrivã Maria da Conceição ficou implícito que o senhor teria pistoleiros a seu serviço, segundo as fontes posteriormente apontadas por ela. É verdade que o senhor tem pistoleiros? Se não, qual o porquê dos boatos?

     Resposta - Tenho aproximadamente 300 empregados dos quais não exijo atestado de antecedentes. Por isso desconheço a existência de pistoleiros entre eles. A policial que fez a acusação não possui idoneidade moral para tanto, já que responde a inquérito administrativo dentro da própria instituição em que trabalha, por apropriação indébita. Eu transporto bastantes valores e tenho pessoas de confiança que me acompanham nesse trabalho nas regiões de garimpo, e que são pagas para defender meu patrimônio. Sequestros e assassinatos seguidos de roubos são diariamente divulgados pelos jornais e pela televisão. Pergunto eu: qual o empresário, neste país, que atuando numa região perigosa como aqui, cheia de alienígenas, onde existem mais de 200 mil garimpeiros, recolhendo diariamente o dinheiro arrecadado em dez postos de combustíveis (nos garimpos), poderia dispensar proteção pessoal e correr o risco certo de ser assassinado para ser roubado? Já fui assaltado cinco vezes. Mesmo assim, não tenho pistoleiros, isso faz parte da minha formação. Quanto aos boatos, talvez faça parte do comportamento de despeitados, fracassados e sem condições de provar nada contra mim.

      Pergunta - Ainda na defesa da escrivã Maria da Conceição Pinto, o advogado dela cita depoimento de uma terceira pessoa, em que o senhor teria afirmado, perante o ex-delegado Élio Palhares, que assumia a morte de Marcelino Alves Nogueira (dono de uma farmácia em Santarém, viajava para os garimpos e foi assassinado no dia 2 de janeiro, um caso ainda não desvendado). E diz, ainda, que os carros utilizados no assassinato de Antônio Fernandes dos Santos, vulgo Cadete, poucos dias depois, seriam os mesmos usados pelos matadores do farmacêutico Marcelino, e que tais veículos foram, mais tarde, encontrados na garagem da casa de uma pessoa de sua família. Tais informações constam dos registros da polícia, tomadas em depoimento. A que o senhor atribui tais informações?

      Resposta - Se isso tivesse fundamento não teria, então, a autoridade policial tomado as providências e apurado os fatos? Não merecem crédito tais insinuações maldosas e infantis. Espero que, encerradas as investigações, tudo fique esclarecido, dirimindo qualquer dúvida a respeito de minha pessoa. Com referência aos carros, o próprio guarda de trânsito que presenciou o ocorrido (o assassinato de Antônio “Cadete”, na avenida Mendonça Furtado, às 11 horas da manhã, em janeiro, diante de várias pessoas), e que chegou a perseguir os criminosos por alguns instantes, não reconheceu, depois, na polícia, os ditos veículos que tinham sido empregados em tão hediondo crime. Tanto é verdade que, após as investigações, a polícia concluiu que os dois automóveis não tinham qualquer ligação com aquele crime, devolvendo-os a seu proprietário.

            Pergunta - Outro depoimento relaciona seu nome à morte de Ângelo De Biasi, residente em Uruará, na Transamazônica (morto em Rurópolis, há 6 meses, por um homem não identificado), com o qual o senhor teria animosidade por causa de concessões de postos de  venda de combustíveis. Que o senhor diz a esse respeito?

            Resposta - Nunca o vi e jamais tive animosidade com o mesmo, ficando seu posto de gasolina quase 300 quilômetros distante do meu. Não sou concessionário exclusivo de derivados de petróleo, tenho dezenas de concorrentes com os quais mantenho a mais estreita relação de cordialidade, como Jerlando Piscopo, Dona Olga, Vicente e outros.

            Pergunta - Qual o seu relacionamento com os delegados Élio Palhares e Rafael Bezerra Neto?

            Resposta - Conheço pessoalmente o capitão Palhares, não tendo com o mesmo relação alguma. É um simples conhecido, tanto quanto o dr. Rafael Bezerra. Sempre mantive com os mesmos relacionamento normal, como o de qualquer cidadão com relação a uma autoridade.

            Pergunta - O senhor se considera um dos homens mais poderosos do Pará?

            Resposta  - Não me considero um homem rico nem poderoso. Trabalho 14 horas por dia e o único poder que conheço é o do trabalho. Me considero financeiramente realizado, um empresário em ascensão, com negócios em expansão, ajudando a impulsionar o progresso da região.

            Pergunta - Quais os principais problemas dos garimpos de Itaituba - falta de assistência do governo, malária, criminalidade, tóxicos? Que fazer para melhorar as condições da mineração semi-artesanal?

            Resposta - Se o governo encontrasse uma maneira de extinguir o uso de tóxicos nos garimpos, se as estradas fossem trafegáveis inverno e verão e o garimpeiro melhor assistido, dobraríamos nossa produção de ouro, aumentaríamos nossa reserva junto ao Banco Central e ofereceríamos trabalho a outros 200 mil garimpeiros e em outras atividades. Mantenho, por conta própria, máquinas pesadas e caçambas basculantes, melhorando as estradas de acesso aos garimpos e aos meus postos de abastecimento de combustíveis, com isso contribuindo para com o povo dessa sofrida região. Tenho dado minha parcela de colaboração para o município, o Estado e a Nação. O Tapajós é o maior produtor de ouro do Brasil, talvez da América do Sul e, no dia em que o governo olhar com mais carinho para este pedaço do Brasil, teremos condições de pagar, com ouro, a nossa dívida externa.

            Pergunta - O Tapajós e muitos de seus afluentes estão poluídos em virtude da garimpagem predatória. Que diz sobre isso?

            Resposta - Ignoro as explicações científicas em relação a essa poluição. Cabe ao governo estudar as alternativas, sem impedir o trabalho dos garimpeiros que, juntamente com os empresários, não têm culpa do que possa estar acontecendo.

            Pergunta - Há duas semanas o senhor rompeu publicamente com o prefeito Sílvio Macedo, de Itaituba, e com o deputado federal Paulo Roberto Matos, ao influir decisivamente para a eleição da chapa de oposição no diretório do PMDB. O senhor fará o prefeito de Itaituba? Como se relaciona com o prefeito de Santarém, Ronaldo Campos?

            Resposta - O deputado Paulo Roberto e o prefeito Sílvio Macedo são pessoas a quem muito ajudei. Até pouco tempo diziam ser meus amigos e me defendiam. Mas demonstraram ser péssimos políticos, incompetentes, e que a democracia que pregam não a praticam, haja vista terem-se incompatibilizado comigo por não ter eu participado do grupo deles na renovação do Diretório do PMDB. O primeiro foi o que mais ajudei, andava em meus aviões na hora em que precisava, pedia dinheiro, óleo e gasolina, e hoje acusa de pistoleiros e bandidos os empresários de Itaituba. De sua ignorância já foi vítima o ex-jogador Santa Rosa, agredido pelo deputado em pleno estádio de futebol de Santarém.

Também já foram vítimas dele o ex-governador Jáder Barbalho, o governador Hélio Gueiros, o ex-deputado Ubaldo Correia, o empresário Francisco Coimbra e o prefeito Ronaldo Campos, que o ajudou a conquistar dois mandatos. Quanto ao prefeito de Itaituba, Sílvio Macedo, seus débitos, em meu posto, já completaram dois anos, ajudei muito a ele na sua eleição e hoje responde com ingratidão. Está fazendo um governo desonesto, tenho em mãos documentos atestando o que afirmo. Ele está envolvido em inquérito no Basa, não só como devedor do que não pode pagar, como também é citado como intermediário de propinas.

Quanto a Ronaldo Campos, é meu amigo, esteve em Itaituba a meu convite no dia da convenção, sem tomar partido. Estou certo de que o PMDB fará o prefeito de Itaituba e ele sairá do grupo político a que pertenço. Tenho ajudado muitos políticos desde 1982,  entre eles ajudei a eleger Sílvio Macedo, Ronaldo Campos, Domingos Juvenil e Paulo Roberto, que ainda me deve 12.800 litros de óleo e cujo pagamento espero. Ajudei outros, hoje em posição de mais destaque. Não tenho pretensão política pessoal, mas quem ajuda, tem o direito de participar (22.5.1988).
xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Post scriptum: pouco tempo depois Wirland Freire decidiu fazer política sem intermediários. Filiado ao PMDB, candidatou-se a prefeito de Itaituba, tendo ganho a eleição. Morreu em agosto de 2002, aos 58 anos de idade.

Só pra relaxar!

Expressamente proibido para menores de 21 anos..

Transei com a mulher do meu amante

Meu nome é Priscila tenho 23 anos,bom sou morena magra 1,68 e 60 kilos,peitos fartos,conheci um cara era moreno alto,começamos numa amizade até que virou um caso,transamos de todas as formas ele era casado com uma mulher chamado Andreza,ele falava que adorava tranzar com ela e isso me deixava exitada,minha buceta pegava fogo só de saber que ele comia a buceta dela e depois me comia,com pasar do tempo nosso caso começou a ficar mais serio,nos apaixonamos de verdade,até que a mulher dele descobriu tudo,ele então resolveu abrir o jogo com ela,ele disse que ela chorou muito,mais resolveu me conhecer...Sentimos uma atração uma pela outra,olhava pra ela e minha buceta latejava de tezão,ate que uma dia dormi na casa deles e vi eles transarem,nossa me acabei de tanto bater siririca,ele metia o caceta na buceta dela e ela gritava feito uma vaca..Ai teve um dia que fui ate a casa dela,ele não estava,bate na porta ela me recebeu so de toalha pois tinha acabado de sair do banho,tirou a toalha e disse que tinha acabado de fuder com ele,e que a porra dele estava dentro dela,nossa me deu um tesão,ai ela começou a se insinuar pra mim mexer na buceta dela nos peitos enormes,minha buceta ficou toda molhada,ali começamos a nos beijar,ela tirou minha roupa,minha calcinha,e abriu minhas pernas e foi direto no meu grelo,deu uma linguada que quase me gozei toda,começamos a fazer 69 gritavamos de tanto tezão ate que gozamos e ainda não estavamos sastifeitas a porra do nosso homem estava na minha boca,começamos a nos beijar novamente e ela disse agora vamos fuder como homem,ela abriu minhas pernas abriu minha buceta e colou seu grelo no meu começamos a colar velcro de uma forma que nunca vi na vida esfregamos nossa buceta uma na outra que parecia que o grelo dela era um pinto,ai gozamos de novo feito loucas e pra nossa surpreza ele tava olhando e batendo uma punheta,meteu o pau em nos duas,ficamos colando velcro e ele com pinto dentro dela,fudemos os três feitos loucos,foi uma das melhores fodas que tive na vida e sempre que da nos tres nos encontramos.

Fui corno manso


Ola contar agora como me tornei um corninho ,somos casados a 15 anos ela e muito gostosa seios grandes e furos bunda gostosa uma delicia mas vamos la ela comecou a trabalhar numa empresa e logo vez muitos amigos pois e bem divertida e todo mundo gostava dela ,ela sempre que saia chegava bem altinha e eu perguntava como tinha sido a noite mas  ela sempre dizia que so tinha tomado umas ate que um dia ela me pediu p esfregar mei pau na sua bundinha ai eu sabia que ela so pedia quanddo tava com muito tesao fui falando q tinha vontade de ver ela com outro e morria de tesao , ai deve um churrasco com os amigos dela e eu fui ela tomou todas e ficou bem soltinha nisso percebi que tinha um cara de ins 45 anos que nao tirava os olhos dela ela foi ao banheiro e depois ele foi atras fiquei so olhando e vi que depois ele dalava algo p ela e ela sorria muito mas nesse dia fomos p casa e nada rolou ,de tanto eu perguntar ela disse que tinha saido p beber num bar e ela foi ao banheiro e disse que ele foi atras e ela bjou ele e deu uma sarrada e mais nada depois deve uma festa na empresa e elea tinham tomado alfumas e disse que ele queria dalar com ela na sala dele ela foi chegando la disse que ele trancou a porta a segurou e deu um bjo em sua boca sisse q tentou resistir mas nao aguentou e bjou tb disse que ele a pegou e jogou no sofa e tirou sua roupa deixando so de calcinha e sutia e tirou a sua tb ficando pelado na frente dela disse que segurou o pau dele ee ele colocou perto de sua boquinha ela passou a lingua ba cabeca e o saco depois colocou ele na boca mas era um pouco grosso e nao conseguia enfia....

Herança Maldita
Dividas deixada por Gorete Xavier deixa estrago em Aveiro

"5 MILHÕES DE REAIS! Esse é o valor da divida deixada pelo ex-governo de Gorete Dantas Xavier, somente de repasses não feitos ao INSS". 

O município de Aveiro vem sendo penalizado mês após mês com os descontes retidos na fonte pelo governo federal do parcelamento da divida deixa pelo ex governo de gorete.
Entenda o caso: Aveiro acumulou uma divida de 5 milhões de reais junto ao INSS, o valor é fruto de repasses que deveriam ter sido feito pelo ex-governo aos cofres do INSS mais que nunca foram repassados ao fundo.
Em 2009 Gorete foi chamada a presta contas junto ao INSS, na oportunidade, a ex-prefeita parcelou a divida milionária do município e 60 vezes. ACONTE que mesmo com a divida parcelada a ex-prefeita nunca pagou uma parcela.
Hoje o Governo Federal através do INSS, vem retendo na fonte os valores das parcelas direta do fundo de participação do município. O desconto está sendo feito automaticamente sem oportunidade de renegociação.
Todo mundo é sabedor que desde Fevereiro de 2011, devido a uma contagem errada do IBGE, a participação do município junto aos repasses federais caiu de 1.2 para 1.0, essa queda dos repasses deixou o município que já recebia pouco em uma situação ainda mais delicada, e que tem se agravado  ainda mais agora com esses descontos retidos na fonte do INSS.
O governo Ranilson Prado, mesmo diante de tamanha dificuldade tem buscado em todos os setores competentes soluções para esses problemas. O governo já entrou com uma ação na justiça federal pedido revisão na contagem do IBGE e retorno do Município a 1.2 e também a suspensão dos descontos feita pelo governo dessas dívidas do IBGE.
A administração comunica que vem lutando e buscando soluções para esses problemas e que colocara em dias todos os pagamentos devidos aos funcionários. O prefeito colocou também, que é uma de suas bandeiras de luta, a manutenção dos empregos aos pais de família, e garantiu que não haverá cortes de funcionários devido a esses problemas e que já esta perto da solução para o pagamento dos funcionários.

Ainda ferde!

Prefeita Maria do PT se defende de inelegibilidade

A prefeita municipal de Santarém Maria do Carmo Martins Lima falou, na última sexta-feira, sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que julgou procedente o recurso do Democratas (DEM) sobre propaganda antecipada, o que provocou a sua inelegibilidade por oito anos.
Na opinião da prefeita, ela não cometeu crime eleitoral e o que ocorre não passa de uma perseguição política, uma vez que todos os processos que ela responde não iniciaram pelo Ministério Público Eleitoral.
Segundo a prefeita, os quatro processos que ela responde agora são os que ela já respondeu durante a campanha eleitoral e em que em nenhum momento foi pedida a sua cassação por conta disso. Ela informou ainda que pagou as multas como manda a Justiça Eleitoral. “Mas, terminando o processo eleitoral de 2008, o DEM, não aceitando o resultado das urnas, pegou as mesmas provas, os mesmos processos nos quais eu já havia sido julgada e entraram novamente no TRE para que eu pudesse, além de pagar multa, sofrer também um processo de cassação”. E acrescentou: “Eu quero deixar bem claro que não se trata de processos e nem procedimentos por improbidade administrativa; são processos requentados”.
A prefeita explicou que com relação à propaganda antecipada, que a ação se refere a uma homenagem que ela fez na televisão, desejando feliz dia das mães, mas que isso foi feito antes do processo eleitoral. Ela diz lamentar o TRE não ter acatado a sua defesa, mas tem certeza que vai reformar essa decisão do Tribunal Regional Eleitoral.
Enquanto isso, a prefeita Maria do Carmo continua no cargo. Ela garantiu que, no prazo, os advogados dela entrarão com recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde ela acredita que essa situação será reformada
Mal das pernas

Mesmo com R$ 20 bilhões, reforma agrária empaca

Mesmo com R$ 20 bilhões, reforma agrária empacaA reforma agrária do governo federal, no Pará, continua mal das pernas. A doença que paralisa suas ações chama-se ineficiência, já foi diagnosticada há décadas, e acomete o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O governo teima em não fazer o tratamento adequado para curar a doença, já gastou mais de R$ 20 bilhões no Estado na criação de assentamentos, repasse de dinheiro para moradia, alimentação, estradas e educação, além de custos com desapropriações de fazendas, mas o paciente não melhora. A medicação cuida dos efeitos e não ataca as causas.
Os equívocos se acumulam, provocando a reação do Ministério Público Federal (MPF), que desde 2007 já moveu onze ações judiciais contra o Incra por desvio de recursos, assentamentos “fantasmas”, fraudes na aplicação de créditos e outros crimes. Procuradores da República batem duro no desperdício do dinheiro público, na corrupção, na fiscalização deficiente, além da degradação ambiental.
Com ou sem o título da terra nas mãos, famílias sobrevivem sob barracas de lona, em locais de difícil acesso, carentes de estrada, escola, posto de saúde, telefone e iluminação. Os que deveriam ser beneficiados por um programa de justiça social mal conseguem produzir alimentos para a própria subsistência.
No meio dessa roda-viva surgem espertalhões que ganham dinheiro desviando créditos oficiais para os próprios bolsos. Tudo sob as bençãos de uma realidade assustadora: não há ninguém na cadeia.
A dose perfeita da violência no campo: muita terra disponível, ineficiência dos assentamentos, comercialização ilegal de lotes, invasões, acirramento de conflitos com fazendeiros. Nos últimos anos, 212 pessoas foram assassinadas em conflitos agrários na região sudeste do Estado. Exemplo mais perverso foi o do casal de extrativistas José Cláudio e Maria do Espírito Santos, no assentamento Praia Alta Piranheira, em Nova Ipixuna.