quinta-feira, 9 de abril de 2020

Profissionais da saúde e pacientes sintomáticos farão testes rápidos

Com resultado em até 20 minutos, os testes são indicados apenas para os profissionais da saúde e alguns pacientes
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu hoje os testes rápidos adquiridos com recursos próprios. A Semsa aguarda ainda uma segunda remessa que deve ser disponibilizada pelo Governo do estado, por meio da Secretaria de estado de Saúde do Pará (Sespa). Com resultado em até 20 minutos, os testes rápidos são indicados apenas para os profissionais dos serviços de saúde e pacientes que estejam com sintomas gripais. De acordo com o último Boletim Epidemiológico, Santarém possui 10 casos confirmados de Covid-19, com 1 óbitos, 32 exames negativos e outros 22 em análise.
De acordo com Dayane Lima, titular da Semsa, os testes são feitos apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta. “Para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19”, explica a secretária.
De acordo com o Ministério da Saúde, o chamado ‘teste rápido’ é um teste qualitativo para triagem e auxílio do diagnóstico. “Portanto, o teste deve ser usado como uma ferramenta para auxílio no diagnóstico do Covid-19. Resultados negativos não excluem a infecção por SARS CoV 2”, ressalta Dayane. “E sendo positivo faremos a contraprova no Lacen”, acrescenta.
A população não deve ir às unidades de saúde solicitar a realização dos testes rápidos. “É importante que se faça destaque a essa informação: os testes rápidos são para os profissionais dos serviços de saúde e pacientes que estejam com sintomas gripais”, ratifica Dayane Lima.
O prefeito Nélio Aguiar lembra que, segundo o Ministério da Saúde, o mês de abril é muito importante para conter o avanço da Covid-19. Ele pede compreensão e ajuda da população para o cumprimento das medidas de prevenção ao avanço da doença.
Dayane Lima, titular da Semsa
“Os testes rápidos são uma ajuda bem-vinda que adquirimos, mas o isolamento social, o distanciamento, a proteção aos grupos de risco, as medidas de higiene pessoal e etiqueta respiratória, são essenciais para evitar contágio e disseminação da doença. Vamos estar atentos às medidas e seguir as orientações. Juntos vamos vencer esse momento difícil”, destacou o prefeito.
Santarém foi o primeiro município do Oeste do Pará a adotar uma série de medidas preventivas à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No entanto, o isolamento social é a melhor prevenção e as medidas só surtirão efeito se a população se conscientizar e colaborar. Fique em casa.
A medida de prevenção à Covid-19 do Ministério da Justiça, em Portaria do dia 17 de março, dá autoridade aos profissionais da saúde, em caso de descumprimento das orientações, quanto a questão dos isolamentos, pedir auxílio da força policial para o cumprimento das medidas, sem comunicação prévia à pessoa afetada. A Portaria prevê de 15 dias a dois anos de detenção e multa para quem não cumprir a quarentena.
Casos confirmados do novo Coronavírus serão comunicados de imediato e primeiramente pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Covid-19: Deputados aprovam e governo do Pará pagará conta de energia dos mais pobres

GAZETA URUARÁ : PA: Deputados aprovam e governo pagará conta de ...Sessão Extraordinária contou com a presença do deputado Eraldo Pimenta, 1º Secretário da Mesa
Em uma Sessão Extraordinária com duração de pouco mais de cinco horas e a presença do Deputado Eraldo Pimenta (MDB), do município de Uruará, que também é o primeiro Secretário da Mesa, os deputados estaduais votaram na quarta-feira (08.04), em redação final, projetos de leis, projetos de resolução e nove Decretos Legislativos de Reconhecimento de Calamidade Pública a vários municípios paraenses, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Todos os projetos receberam votação unânime pelos 26 deputados presentes.

Pré-Candidata a prefeitura de Santarém, é alvo de ataque Fake News

O Mocorongo: Prefeita Maria do Carmo quase perde mandato
Maria do Carmo foi alvo de fake news
A ex-prefeita de Santarém, e pre-candidata Maria do Carmo emitiu nota de esclarecimento sobre ataques de Fake News que espalharam em rede sociais e grupo de wahtsApp, assinado com o seu nome. 
``Estou tomando as devidas providências, quanto à propagação da mesma.Quero deixar claro que o texto não foi feito por mim, tão pouco autorizado``, explicou. 
Maria do Carmo, sobre o teor do Fake, afirmou que tanto o Prefeito Nélio Aguiar como a Secretária Municipal de Saúde Dayane Lima tem o meu respeito, e como santarena espero que consigam conduzir as ações de saúde contra o avanço do COVID19, da melhor forma possível para que a pandemia não avance em nossa cidade. 
Para isto eles tem o meu apoio em relação a todas as medidas tomadas, sob orientação da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Governo do Pará. 
Creio veementemente que com os esforços de ambos e do povo de Santarém, venceremos o coronavírus. 
Por fim, a ex-prefeita explicou, que uma coisa lhe causou surpresa em relação a este FAKE: o fato do mesmo ter sido difundido, inicialmente, por pessoas de dentro do próprio governo municipal. 
E finalizou declarando que o fato merece uma investigação mais profunda!!!

Embarcação que transportava passageiros irregularmente é apreendida

Visualização da imagemA embarcação transportava passageiros de forma clandestina de Icoaraci para Ponta de Pedras
Após receber reclamações de moradores de que uma embarcação estaria realizando o transporte clandestino de passageiros do Distrito de Icoaraci, em Belém, para as comunidades quilombolas de Tartarugueiro, Santana, Porto Santo, Caracará e Crairú, localizadas no município de Ponta de Pedras a promotora de justiça Adriana Passos emitiu Recomendação solicitando às Polícias Civil e Militar a fiscalização do transporte irregular de passageiros para o município uma vez que o decreto governamental, publicado na segunda-feira (6) no Diário Oficial do Estado, proíbe a saída do transporte intermunicipal por meio rodoviário e hidroviário no período do feriado da Semana Santa e Tiradentes.
Atendendo a Recomendação do MPPA as Polícias Civil e Militar, com o apoio da Vigilância Sanitária de Ponta de Pedras, realizaram operação na tarde desta quarta-feira (8) onde apreenderam a lancha voadeira "Rio Negueba 1" que partiu de Icoaraci com cerca de 40 passageiros em direção à Ponta de Pedras desobedecendo os decretos municipal e estadual que restringem o transporte de passageiros durante a pandemia de coronavírus.
O comandante da embarcação foi apresentado a autoridade policial de Ponta de Pedras e autuado por descumprimento de medida sanitária preventiva e transporte irregular de passageiros. A embarcação, que não tinha autorização da Arcon para circular, foi apreendida. Uma parte dos passageiros desembarcou na comunidade quilombola de Tartarugueiro e a outra parte foi levada para Cachoeira do Arari.
A promotora Adriana Passos informou que a promotoria continua vigilante para que sejam cumpridas as normas de prevenção da covid-19. “Nosso objetivo é coibir esse tipo de transporte clandestino, sobretudo durante a semana santa, uma vez que a população da cidade fica amedrontada devido a pandemia do novo coronavírus”, concluiu.
Visualização da imagem

Imagem do Dia!

Veja a sinistra imagem do navio Anna Karoline III, quando era rebocado após a tragedia. Rumo a cidade de Santarém. A embarcação vai passar por pericia técnica!

Acolhimento de pessoas em situação de rua será retomado na segunda-feira (13)

Representantes da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e do Governo do Estado, através do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas (CRGBA), reuniram-se nesta quarta-feira (08), para discutir sobre o processo de acolhimento a pessoas em situação de rua durante esta quinta-feira (09), a sexta-feira santa e o fim de semana.

MPs recomendam que Estado do Pará publique dados sobre gastos públicos no portal sobre o combate à covid-19

Governador do Pará dá dura em Bolsonaro, que deu bolo em reunião ...Obrigação é prevista em lei federal que regulamenta uso de recursos para o enfrentamento à pandemia
O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e o Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC/PA)
enviaram recomendação ao Estado do Pará nesta quarta-feira (08) para que sejam publicadas as informações relativas aos gastos públicos na página específica de transparência referente às ações voltadas para o enfrentamento da covid-19 (http://www.covid-19.pa.gov.br). O objetivo é que sejam asseguradas publicidade e transparência aos gastos.