quarta-feira, 30 de março de 2022

Implantada Patrulha Maria da Penha em Santarém; saiba como vai funcionar



A sala que vai abrigar o serviço administrativo da Patrulha Maria da Penha em Santarém, oeste do Pará, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (30), na sede do ParáPaz. Um veículo e um celular que também serão usados pela Patrulha, foram entregues pela Prefeitura de Santarém.

“Hoje foi entregue a sala na delegacia da mulher, a viatura toda plotada, como a gente orienta que seja. A partir de agora, o que a gente deseja é que a mulher de Santarém se sinta segura. Esse equipamento vai ajudar na prevenção do crime mais hediondo que tem que é o assassinato de uma mulher. Esta é mais uma política pública para garantir a segurança da mulher, em especial, das vítimas de violência doméstica, e o Tribunal está à disposição para outros projetos em Santarém”, disse Rafael Falcão, analista judiciário e psicólogo do TJPA.

Projeto de escola de Santarém conquista Prêmio Abric na 20ª Feira de Ciências e Engenharia



A Escola Municipal Santa Cruz que fica aproximadamente 20 km de Santarém, no oeste do Pará, foi uma das 10 escolas finalistas do estado a conquistar o Prêmio Abric da 20ª Feira Brasileiras de Ciências e Engenharia (Febrace). O projeto com o tema “O ensino de frações utilizando a adubação na agricultura familiar na comunidade ribeirinha Piracãoera de Cima” venceu na categoria 'Ciências Agrárias'.

Governo federal define reajuste de 10,89% nos preços de medicamentos



Os medicamentos vendidos no Brasil passarão, nesta semana, por novo reajuste de preços. De acordo com o Sindicato dos Produtos da Indústria Farmacêutica (Sindusfarma), o aumento acordado pelo governo federal é de 10,89%.

A modificação passa a valer, possivelmente, a partir desta quinta-feira (31/3). A definição do valor é de incumbência da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), comissão interministerial coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O reajuste não é automático nem imediato, pois a grande concorrência entre as empresas do setor regula os preços: medicamentos com o mesmo princípio ativo e para a mesma classe terapêutica (doença) são oferecidos no país por vários fabricantes e em milhares de pontos de venda”, explica nota do Sindusfarma.

O reajuste pode afetar cerca de 13 mil apresentações de medicamentos existentes no no mercado varejista brasileiro.

As farmácias e drogarias, assim como laboratórios, distribuidores e importadores, não podem cobrar pelos medicamentos preços acima do permitido pela CMED.

A Resolução nº 01 da CMED explica que o cálculo usado para elaborar o ajuste anual tem por base a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulada em 12 meses, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); o fator de produtividade (Fator X), que é estabelecido a partir da estimativa de ganhos prospectivos de produtividade da indústria farmacêutica; fator de ajuste de preços relativos entre setores (Fator Y), que visa ajustar o os preços relativos entre o setor farmacêutico e os demais setores da economia; e o fator de ajuste de preços relativos intrassetor (Fator Z), que visa ajustar os preços relativos entre os mercados com menor concorrência e os mais competitivos dentro do ramo farmacêutico.

Na Resolução também encontra-se a fórmula utilizada para o cálculo do ajuste, que é a seguinte: Variação Percentual do Preço do Medicamento (VPP) = IPCA – X + Y + Z.

Os fatores Z e X foram igualados a zero pela Anvisa no início deste ano.

com informações METRÓPOLES

Jovem é baleado em tentativa de homicídio no bairro Aeroporto Velho, em Santarém



Um jovem sofreu tentativa de homicídio na avenida Palhão, localizada no bairro Aeroporto Velho, em Santarém, Oeste do Pará. O crime foi registrado na noite de terça-feira (29). O criminoso disparou duas vezes contra Marlon Aquino, 19 anos, mas somente um tiro o atingiu.

Produtores da região de várzea de Óbidos recebem incentivo para produção de cacau



Produtores da agricultura familiar da região de várzea de Óbidos, no Oeste do Pará, que trabalham com cacau estão sendo incentivados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semab) a investir na cultura e potencializar a produção.

O objetivo da Semab é o resgate de uma cultura tradicional em Óbidos, que nas décadas de 70 e 80, colocou o município entre os maiores produtores de cacau do Estado, mas com passar dos anos, foi perdendo a força. A secretaria vem produzindo mudas, que em breve estarão prontas para distribuição às famílias interessadas no município.

Boletim da Covid-19 registra 12 novos casos em Santarém



12 novos casos de Covid-19 foram registrados em Santarém, no oeste do Pará. O boletim com os dados atualizados foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na noite de terça (29).

De acordo com o informe, 18 pacientes estão em isolamento e 13 estão ocupando 65% dos leitos de UTI. A taxa de ocupação dos leitos clínico é de 6,06% com 2 casos positivos.

Amazônia vira pauta nesta quarta no Supremo Tribunal Federal




A partir das 14 horas desta quarta-feira (30), na Praça dos Três Poderes, em Brasília, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) julgam em plenário um conjunto de sete ações que, em resumo, questionam a atual política ambiental e de produção do Governo Federal na região amazônica. O tema levanta polêmica ao colocar em lados opostos visões diferentes sobre a região. Em palestras e eventos públicos, ministros do STF – entre eles Luís Roberto Barroso – têm defendido um olhar mais preservacionista, em nome das futuras gerações no planeta. No entanto, críticos dessa postura questionam amarras ao setor produtivo na região e defendem o combate à ilegalidade.

Justiça determina data e Flordelis vai a júri popular em maio



A Justiça do Rio de Janeiro marcou o julgamento da ex-deputada Flordelis na última terça-feira, 29. Ela vai a júri popular em pouco mais de um mês, no dia 9 de maio, acusada pela morte do marido, o pastor Anderson do Carmo. A decisão foi definida pela juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói.

PRF prende homem por porte ilegal de arma de fogo em Rurópolis



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santarém prendeu na terça-feira (29) um homem por porte ilegal de arma de fogo. A prisão em flagrante aconteceu no Km 163 da BR 784, em Rurópolis.

Os policiais realizavam uma fiscalização de rotina quando aconteceu, ao abordar um veículo do tipo caminhonete, a PRF constatou que o passageiro do veículo portava uma pistola com munições na cintura.

Brasil goleia a Bolívia e bate recorde histórico nas Eliminatórias



Mais uma vitória para a conta da Seleção Brasileira! Na terça, 29, O Brasil goleou a Bolívia, em La Paz, por 4 a 0 pelas Eliminatórias Sul-Americanas.

Semas habilita Mojuí dos Campos para realizar análise e validação do Cadastro Ambiental Rural



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, foi habilitada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para o serviço de análise de imóveis rurais e validação do cadastro Ambiental Rural (CAR). A habilitação vai agilizar os processos de regularização ambiental e de licenciamento no município.

Remo vence a Tuna Luso nos pênaltis e é o primeiro finalista do Parazão 2022



O Leão está na final do Parazão! Na noite de hoje, 29, no Baenão, o Clube do Remo perdeu para Tuna Luso por 1 a 0 no tempo normal e, na disputa de pênaltis venceu por 4 a 2. O goleiro Vinícius defendeu duas cobranças.

A Águia segurou a enorme pressão azulina e em um contra-ataque mortal marcou o gol da vitória, com o atacante Paulo Rangel.

Agora o Remo espera o vencedor do duelo da outra semifinal, entre Paysandu e Águia de Marabá.

Polícia Civil cumpre mandados de prisão de três suspeitos de homicídios em Santarém


Três mandados de prisão foram cumpridos pela Especializada de Homicídios da 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil e Chefia de Operações, em Santarém, Oeste do Pará, na terça-feira (29) contra suspeitos de participação de homicídios.