terça-feira, 22 de março de 2022

Entidade divulga carta de repúdio ao abandono de distrito de Castelo de Sonhos, em Altamira


Abandono. Essa é a palavra que resume a atual situação do distrito de Castelo de Sonhos, em Altamira, no sudoeste do Pará. Lixo pelas ruas, mato, ruas esburacadas, lama, vias sem asfalto e sem manutenção, além de graves problemas ramais e vicinais são alguns dos muitos problemas enfrentado atualmente pelos moradores do distrito.


Membros da maçonaria de Castelo de Sonhos divulgaram carta de repúdio à administração do prefeito Claudomiro Gomes e seu vice, Jorge Gonçalves, pela situação deplorável em que se encontra o distrito. Assinada pelo presidente da instituição e outros membros, o documento cobra dos representantes do Poder Executivo municipal, uma postura mais digna e atenção as famílias de Castelo de Sonhos, que há anos sofrem com o descaso e abandono das autoridades.
Tamanho desmazelo tem causando prejuízos às pessoas, inclusive afetando a sua saúde, seu bem-estar, seu direito de ir e vir, e principalmente a sua dignidade, uma vez que viver nas condições atuais do distrito é algo inaceitável.
A carta relembra que, após um ano e três meses da atual administração, nada foi feito para amenizar o drama vivido pela população de Castelo de Sonhos, que há anos sofre com tanto descaso. Não é de hoje que os moradores cobram ações e investimentos em favor da melhoria da qualidade de vida do povo, sem, no entanto, terem seus apelos atendidos pelos atuais governantes.
Um cenário que causa revolta e indignação, sobretudo pelo fato de os contribuintes pagarem seus impostos e não terem retorno dos serviços que lhes são por direitos garantindo por lei.
A aparência de total abandono de Castelo de Sonho afeta negativamente na imagem da localidade e prejudica o turismo e outras atividades comerciais. Os visitantes quando chegam se deparam com um cenário deprimente, de total ausência do Poder Público.
"As promessas tão alardeadas no tempo de campanha, apenas se transformaram em mentira contumaz de nosso gestor, nas poucas vezes em que aqui esteve, renovou as promessas inclusive para nós, maçons, em reunião no gabinete da subprefeitura. No entanto, de nada valera, já que o mesmo não cumpriu, até o momento nada fez", diz o documento.
As ruas do distrito estão intrafegáveis e no período de chuvas fortes, a situação fica ainda pior, causando transtorno e prejuízos à população.
A coleta de lixo há muito não é realizada. Como resultado, a sujeira está espalhada pelos quatro cantos de Castelo de Sonhos, que facilmente poderia mudar de nome para 'Castelo de Pesadelo'.
De acordo com o documento, os maquinários de manutenção de ruas foram leiloados e a Prefeitura não enviou outros para substituir.
A situação das escolas, que durante a pandemia foram muito afetadas, também piorou. Em alguns educandários não tem aula porque não tem energia elétrica para o seu funcionamento, afetando a vida de crianças e jovens em idade escolar.
Por fim, a carta cita que os empresários e comerciantes locais também são afetados, pois nunca esteve tão difícil legalizar para trabalhar. "Virou uma indústria de taxam muitas cobranças indevidas e sem a devida contrapartida. 
Precisamos de licença dos Bombeiros, Vigilância Sanitária e outros e não liberam um simples alvará sem a licença desses órgãos. No entanto, aqui não tem agências e nem resolvem lá de onde estão", diz o manifesto.
"Esperamos que sejam tomadas as medidas urgentes por este órgão público para que sejam resolvidos esses problemas que assolam a nossa cidade. Todos esses problemas relatados nesta carta são responsabilidade do município, portanto, seus administradores têm o dever constitucional de resolve-los e esperamos que sejam resolvidos logo".