quarta-feira, 3 de junho de 2020

Homem bêbado decapita cabeça de galinha e coloca na boca; o caso repercutiu e ele vai responde a justiça

Uma ação que envolveu diversos órgãos conseguiu identificar nesta quarta-feira (3) o homem que decapitou e colocou a cabeça de uma galinha na boca, em Santarém, no oeste do Pará. A ação foi filmada e o vídeo foi parar nas redes sociais, onde ganhou repercussão nacional por meio de ativistas defensores dos direitos dos animais.
Identificado com Diego Luiz da Silva Nascimento, o homem estava na própria casa no bairro Esperança quando a comissão o localizou. Ele não resistiu à abordagem.
O homem foi levado a 16ª Seccional de Polícia Civil, onde prestou depoimento sobre o fato e disse que estava embriagado no momento que cometeu o crime ambiental e está arrependido.
Diego deve responder por crime ambiental. Por não ter havido prisão em flagrante, ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vai ficar em liberdade. Uma multa de R$ 3 mil foi aplicada por órgão ambiental.
De acordo com a vice-presidente da comissão dos direitos dos animais da OAB-Santarém, Juliana Martins, a denúncia foi feita por redes sociais e uma mobilização foi realizada para localizar o autor.
Participaram da ação o Ibama, Polícia Federal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Polícia Militar, além da Comissão dos Direitos dos Animais da OAB-Santarém.
'Não foi por crueldade'
A polícia continua as investigações para identificar outras pessoas que estavam com Diego Luiz. À equipe da TV Tapajós, o homem disse que a ação aconteceu na casa de um amigo que também fica no bairro Esperança.
Diego disse ainda que a ação não foi praticada por crueldade. "A gente estava na bebedeira e deu uma vontade de matar uma galinha e a gente resolveu matar. Eu fui infeliz de ter feito o que fiz, mas não foi por crueldade, porque eu tenho cachorro e outros animais, eu nunca faria uma coisa dessa por perversidade", disse o autor do crime ambiental.
O vídeo
Nas imagens divulgadas por Diego nas redes sociais é possível ver ele estrangulando e depois decapitando a galinha. Em seguida, ele pega a cabeça da ave e coloca na boca. (As imagens são fortes)
O vídeo foi repostado por defensores dos direitos dos animais, como o delegado Bruno Lima e Luisa Mell, que repudiaram a ação e disseram que cobrariam medidas para o caso.