domingo, 29 de dezembro de 2013

Paciência tem limite: Fata de coleta de lixo e troca de luminárias quimadas‏

Por Joaquim Palmas
Já passou dos limites toleráveis para que o prefeito de Santarém e seus Secretários encontrarem uma solução para a falta de coleta de lixo e troca de luminárias queimadas nos bairros da cidade. Qual a desculpa? A população paga seus tributos, em contrapartida, quer um serviço público eficiência, algo que não vem ocorrendo no atual governo.
Moro na Rua Hortênsia, Bairro, Aeroporto Velho, próximo a Avenida Afonso Pena, quase toda semana há falta de coleta de lixo. Sábado dia 21/12/2013, foi dia de colata de lixo na rua, porém isso não ocorreu, há lixo em toda extensão da rua, provocando mau cheiro, devido à coleta está sendo efetivada pelos urubus. Que vergonha!
 As lâmpadas dos postes de iluminação pública estão quases todas queimadas, facilitando a vida dos delinquentes. Há não adiante ligar para a secretaria que a desculpa é a mesma, problema de licitação. Mas na conta de energia elétrica vem à cobrança, confira. 
Que governo é esse? Prefeito já é hora de solucionar o problema da coleta de lixo e iluminação pública na cidade de Santarém. A população não aguenta mais.
A sujeira nas ruas e a falta de iluminação pública gera uma péssima impressão para as pessoas que visitam nossa cidade.

Presépio de Argila em homenagem aos Pescadores e Ribeirinhos é confeccionado na orla do cais em Vitória do Xingu

Por Cora Catalina
Na sede da cidade onde acontecem 93% das obras da hidrelétrica Belo Monte, Vitória do Xingu (PA) os pescadores e ribeirinhos recebem a homenagem no presépio confeccionado em argila. São dez (10) figuras feitas em barro ancoradas numa palafita (arquitetura típica de moradia) representando a sagrada família, os reis magos, São Francisco de Assis,e o destaque estão para figuras de animais da região como a onça, o tracajá da amazônia, a figura do pescador com seus peixes e uma ribeirinha que, sobre um paneiro oferece um tacacá de açaí ao menino Jesus. 
De longe se avista a estrela da criativa árvore de natal representada com uma malhadeira (rede de pesca) que ilumina o presépio e está fixada num bambu de 15m de altura.  Para o artista que confeccionou a obra, utilizando 5 toneladas de argila, Rogeryo DRibeiro curitibano e morador em Vitória do Xingu: “esta obra valoriza a essência das pessoas que convivem com o rio e é uma representação para fortalecer a identidade cultural da Amazônia”.

Xaropada: O décimo terceiro e a situação em Terra Santa




Prefeito do PSD Marcílio Picanço
Queremos esclarecimento da administração, caso tenha uma no município, para todos os servidores. O prejuízo para os trabalhadores de Terra Santa é muito grande, boletos atrasados, aluguel atrasado, filhos
passando fome. Isso é um crime contra o povo de Terra Santa!
De acordo com Constituição Federal, o décimo terceiro salário corresponde a uma gratificação que deve ser paga ao empregado em duas parcelas até o final do ano. O valor da gratificação é calculado proporcionalmente ao tempo de serviço do empregado na empresa e corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração para cada mês trabalhado.
Por lei, a primeira parcela pode ser paga entre o mês de fevereiro e o último dia do mês de novembro (30 de novembro). Este adiantamento corresponde à metade da remuneração devida ao empregado no mês anterior.
Já a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro, tendo como base de cálculo a remuneração deste mês, descontado o adiantamento da primeira parcela. O pagamento de parcela única usualmente feito no me de dezembro é ilegal e está sujeito a pena administrativa.