sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Novo decreto pelo prazo de 7 dias fecha shoppings, salões de beleza, barbearia e clínicas de estética. As academias também permanecem com os serviços suspensos.

A Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, publicou um novo decreto com regras mais rígidas para o enfrentamento à Covid-19 no município. As novas medidas passam a ser válidas a partir deste domingo (24). Entre as “novidades” está o fechamento de alguns estabelecimentos comerciais.
O decreto 296/2021 fecha pelo prazo de 7 dias shoppings, salões de beleza, barbearia e clínicas de estética. As academias também permanecem com os serviços suspensos.
Outra medida anunciada no novo decreto, foi a limitação de público em igrejas ou outros eventos religiosos. Somente 10 pessoas podem participar de missas e cultos.
Também estão suspensas as aulas em escolas particulares, assim como cursos de saúde, vigilância e preparatórios para concursos públicos.
As demais regras, estipuladas no decreto anterior, continuam em vigor, como o toque de recolher de 22h às 5h da manhã e o horário do comércio de 9h às 15h.

Morre Rosemary Pinto, presidente da FVS-AM, vítima de covid-19

Rosemary Pinto era epidemiologista, com 25 anos de carreira, e atuava na linha de frente de combate a doença desde o início da pandemia.
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM - Morreu na tarde desta sexta-feira (22/1), a presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), a farmacêutica bioquímica, Rosemary Costa Pinto, em decorrência da Covid-19. 

Covid-19: Governo do Pará pede doses extras de vacina para o Baixo Amazonas

Pedido foi feito pelo governador Helder Barbalho, ao Ministério da Saúde.
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), pediu ao Ministério da Saúde, que aumente a cota de doses de vacina contra a Covid-19 destinada ao Pará para imunizar moradores de municípios do estado localizados na divisa com o Amazonas.
Ainda segundo o governador, em uma publicação feita no Twitter, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, já garantiu que irá disponibilizar um número extra de doses da vacina contra a Covid-19.
Com o aumento na quantidade de pessoas vacinadas, o governo pretende construir uma barreira imunológica para a faixa etária com maior risco de contágio e, consequentemente, de óbitos, no extremo oeste do Pará, onde estão os municípios de Faro, Juruti e Terra Santa

Vereador JK DO POVÃO abre mão e doa 1º salário a asilo, no Pará, após registro em cartório; 'fui eleito para servir a população'


Por Geovane Brito, G1 Santarém
JK do Povão (PSDB) fez escritura pública em setembro de 2020 se comprometendo a doar, mensalmente, salário a instituições de caridade de Santarém. Vereador foi o 4º mais votado em 2020.
Os subsídios mensais da Câmara de Vereadores são R$ 11.598,36, mas o recurso doado ao asilo foi de R$ 8.718,51 devido aos descontos de INSS e Imposto de Renda sobre o valor total.
Antes de ser eleito vereador, JK do Povão trabalhava há cerca de 10 anos com redes sociais, além de ser microempresário. Para ele, é possível conciliar a profissão e o legislativo santareno.
O coordenador do Lar São Vicente de Paulo, Cleidivaldo Silva agradeceu ao parlamentar pela doação. "Ficamos felizes porque poderemos cumprir com compromissos e também trabalhar em cima de materiais que a casa está necessitada nesse momento, no apoio aos nossos idosos", enfatizou.
Comprovação dos gastos
A escolha das doações não são feitas de forma aleatória, segundo JK do Povão, porque as instituições apresentam documentos e assumem, após o repasse do valor para contas jurídicas, o compromisso de em até 90 dias prestar contas.

Lar São Vicente de Paulo, em Santarém, recebeu o primeiro salário doado pelo vereador JK do Povão — Foto: Geovane Brito/G1
A cada mês, durante os quatro anos de gestão, uma instituição diferente receberá os subsídios. Ao todo são 48 salários, que somam mais de meio milhão de reais, sem considerar reajustes e descontos.
JK ressaltou que, caso chegue a um momento onde não haja mais instituições para receber, o valor poderá ser repassado novamente para quem já tenha recebido.
Registro em cartório
Escritura pública registrada em cartório pelo vereador JK do Povão, de Santarém — Foto: Divulgação
No dia 28 de setembro o parlamentar registrou uma escritura pública em Santarém se comprometendo a fazer as doações de subsídios recebidos enquanto vereador.
JK do Povão foi eleito como o 4º vereador mais votado no município, recebendo 3.260 votos. Ele tomou posse no dia 1º de Janeiro de 2021, na Câmara de Vereadores.
"Acho importante registrar para as pessoas não pensarem que é só mais uma promessa de campanha. Essa sempre foi uma convicção minha como pessoa e também como político", completou.

Marido é preso acusado de ser o mandante de duplo feminicídio em Capitão Poço

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira, 21, o mandante da morte de duas mulheres na cidade de Capitão Poço, nordeste do Pará. Maria Eunice Ximenes Alencar e Vanessa Silva Da Cunha foram assassinadas na casa de uma das vítimas, no bairro Residencial Goiânia. O crime ocorreu na última segunda-feira.
As investigações inicialmente tendiam para um suposto crime de latrocínio. O executor do crime conhecia as vítimas e fugiu levando dois mil reais e um aparelho celular. No dia seguinte ele foi preso e as investigações continuaram até a Polícia chegar ao marido de uma das vítimas, apontado como o mandante, motivado por ciúmes da relação de companheirismo entre as duas.
O caso
Maria Eunice Ximenes Alencar e Vanessa Silva Da Cunha, foram mortas na casa onde moravam no residencial Goiânia. Testemunhas foram ouvidas e o autor do crime foi identificado.