domingo, 25 de maio de 2014

TSE manda juiza cumprir acordão na volta do vereador Peninha em Itaituba

TSE pede urgência pela volta do polêmico  Peninha em Itaituba
Na noite de sexta feira, dia 2305, o Tribunal Superior Eleitoral, através do seu presidente Dias Tofolli, encaminhou mensagem eletrônica nº 15-COARE/SJD/TSE, às 19:07 horas ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará, comunicando a decisão proferida em 21 de Maio de 2014, sobre o pedido da execução do acordão do TSE para o Registro da Candidatura do vereador Peninha. Com isso o TRE do Pará vai encaminhar comunicado a juíza eleitoral de Itaituba, Dra. Vanessa Couto para cumprir o Acordão provido por UNANIMIDADE pelo TSE.

Xaropada: Ônibus do CCBM é incendiado em protesto de índios e ribeirinhos

Protesto bloqueia acesso às obras desde o início da manhã desta sexta, 23.

Ônibus ficou completamente destruído. (Foto: Glaydson Castro/ TV Liberal)Ônibus incendiado ficou completamente destruído. (Foto: Glaydson Castro/ TV Liberal)
Um ônibus que transportava operários das obras da usina de Belo Monte foi incendiado nesta sexta-feira (23), durante protesto de índios e ribeirinhos na rodovia Transamazônica, a 27 km do município de Altamira, no sudoeste do Pará. Segundo o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM), o veículo era alugado para levar os funcionários ao canteiro de obras da usina, em Vitória do Xingu, e ninguém ficou ferido. O CCBM registrou boletim de ocorrência, e o caso será investigado. Durante a manhã, manifestantes ameaçaram incendiar ônibus caso não houvesse negociação.
Manifestantes prometem atear fogo em ônibus caso Funai e Norte Energia não aceitam participar de reunião de negociação. (Foto: Glaydson Castro/Tv Liberal)Mais cedo, manifestantes ameaçaram atear fogo em
ônibus caso Funai e Norte Energia não negociassem.
(Foto: Glaydson Castro/Tv Liberal)
O protesto bloqueia dois trechos da rodovia desde o início da manhã desta sexta, impedindo o acesso dos funcionários ao canteiro de obras da usina, permitindo apenas a passagem dos demais veículos não relacionados às obras. A manifestação pede agilidade na implantação do plano básico ambiental, uma das condicionantes da construção da usina. Também é reivindicada a construção de casas, postos de saúde e escolas nas aldeias, além da realocação de indígenas e ribeirinhos de comunidades afetadas pelas obras da usina. Índios de cinco etnias das regiões do Iriri, Curuá e Xingu, participam da manifestação.

Xaropada: Vereadores declaram guerra ao governo da Prefeita de Itaituba

Vereadores João Paulo Meister, Dirceu Biolch, Manuel Diniz e Nicodemos Aguiar fazem duras críticas e dizem que governo de Eliene Nunes está sem rumo e sem gestão
Vereadores João Paulo Meister, Dirceu Biolch, Manuel Diniz e Nicodemos Aguiar fazem duras críticas e dizem que governo de Eliene Nunes está sem rumo e sem gestão
Na sessão da Câmara Municipal de Itaituba realizada na terça-feira, dia 20, vários vereadores, inclusive alguns da bancada governista, fazendo um balanço de um ano e cinco meses da gestão da prefeita Eliene Nunes admitem que o baixo prestígio político da Prefeita, por tabela, também está afetando drasticamente o Poder Legislativo. O Vereador da base governista que vem se rebelando nas ultimas sessões, Dirceu Biolch, disse que a máquina está travada, as coisas não acontecem e não alimenta mais esperanças de que o governo faça investimentos em Moraes Almeida, sua base política.
O vereador Manuel Diniz (PMDB) que tem discurso mais conciliatório, disse que a Prefeita precisa entender que se continuar desse jeito dificilmente conseguirá reverter a situação e que mais de um ano já se passou, vendo na reclamação dos vereadores a falta de contato com a prefeita Eliene Nunes um sinal ruim para seu governo.

Ídolo do Flu nos anos 80, Washington é encontrado morto em Curitiba


O ex-atacante Washington foi encontrado morto em sua casa em Curitiba na manhã deste domingo. Ele formou, com Assis, o "casal 20" do Fluminense na década de 1980. Há quase cinco anos, ele lutava contra uma doença degenerativa, um tipo de esclerose, e vivia sob os cuidados de um enfermeiro. Washington já não falava mais e chamava o cuidador apertando um botão que ficava ao lado de sua cama. Quando foi encontrado, este botão de auxílio estava em sua mão, acionado.

Incra recupera micro central hidrelétrica e restabelece energia no PA Moju I e II ‏

"Micro central está localizada na comunidade de Sombra Santa, no município de Placas".

Moradores agora podem usufruir de energia de boa qualidade
Moradores agora podem usufruir de energia de boa qualidade

Micro central hidrelétricaInstituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reinaugurou, na quarta-feira (21), a Micro Central Hidrelétrica (MCH) localizada na comunidade Sombra Santa, no Projeto de Assentamento Moju I e II, município de Placas (PA).
“A assinatura do contrato é decorrente de acordo firmado perante o Ministério Público Federal (MPF) e com associações comunitárias do assentamento”, informa o superintendente regional do Incra no Oeste do Pará, Luiz Bacelar Guerreiro. No dia 20 de agosto de 2013, o Incra assinou um termo de compromisso de ajustamento de conduta com o MPF, por meio do qual foi possível proceder ao restabelecimento da energia operada pela MCH.
Em outubro de 2013, o Incra assinou um contrato, no valor de R$ 95.479,42, para a recuper
ação da MCH de Sombra Santa, que, à época, estava fora de funcionamento. Em janeiro do ano passado, em razão das fortes chuvas, a casa de máquina foi danificada, ocasionando a interrupção na geração de energia.

O casal Adão Oliveira da Silva, 54, e Isilene de Castro Silva, 52, fazem parte das famílias atendidas com o restabelecimento da energia. Vivem há 11 anos na comunidade Sombra Santa, onde trabalham como agricultores. Plantam mandioca, arroz, feijão, milho e frutas. Mais recentemente, decidiram investir no plantio de mil pés de açaí. Com a retomada da energia elétrica, o casal usufrui para uso doméstico e nas atividades que geram renda.