terça-feira, 27 de novembro de 2018

Câmara Municipal realiza audiência pública sobre energia elétrica em Santarém

No próximo dia 29 (quinta-feira) será realizada na Câmara Municipal de Santarém, audiência pública sobre energia elétrica.
Horário: a partir das 15h.
Os autores do requerimento que originaram a sessão: são os vereadores Henderson Pinto (MDB) e Mano Dadai (PRTB)
Na sessão estarão presentes CELPA, ANEEL e demais órgãos representativos.
Na pauta: as tarifas abusivas de energia elétrica e a prestação de serviço de péssima qualidade.
Sobre a audiência: A audiência surge, após um clamor popular que iniciou primeiro nas ruas, cidadãos revoltados com as tarifas abusivas, aos poucos tem se organizado em um movimento denominado FORA CELPA!
O objetivo da audiência é buscar a redução da tarifa de energia, e a melhoria do serviço prestado.
Ronilma Santos

Prefeito de Altamira volta atrás e veta o próprio projeto

Ao propor veto ao próprio Projeto de Lei, que restringia direitos aos professores, o prefeito Juvenil diz que estaria também atendendo a “interesse público”.
Pressionado pelos professores,  o prefeito Juvenil voltou atrás  e vetou o Projeto de Lei 086/2018, que restringia o pagamento da gratificação de 40% de nível superior aos professores.
Na manhã desta terça-feira, 27 de novembro, os professores concursados que fazem parte da rede municipal de ensino lotaram a plenária da Câmara Municipal de Altamira. Eles esperavam que fossem votadas as emendas apresentadas por alguns vereadores ao PCCSR – Plano de Cargos Carreira e Salários do Servidor Municipal. 
Todos foram surpreendidos, quando na pauta entrou em votação o veto ao Projeto de Lei nº 086/2018, encaminhado pelo prefeito municipal. Os vereadores, por votação secreta, acompanharam o referido veto do prefeito, em unanimidade.
O Projeto de Lei 086/2018, hoje vetado, de iniciativa do Executivo Municipal, foi aprovado na semana passada, pela maioria dos vereadores, e já havia sido sancionado pelo prefeito Domingos Juvenil. Estava pendente apenas sua publicação, para ter validade, e previa o pagamento de gratificação de 40%, apenas aos professores que estivessem em salas de aula, retirando esse direito, garantido por lei, dos readaptados, professores que estão em espaço pedagógico e até diretores, vices e coordenadores, que deixariam de ser beneficiados. 
O projeto feria até mesmo os direitos adquiridos pelos professores concursados na época do ex-prefeito Claudomiro Gomes. Professores que estivessem em tratamento de saúde também seriam afetados.
Vereador Agnaldo Rosas:Todos foram surpreendidos
A razão dada pelo executivo municipal para propor o veto ao próprio projeto de lei foi que: “o atual Governo já vem aplicando de forma mais abrangente a gratificação de nível superior de 40% aos professores da rede municipal”. De fato, o atual ordenamento jurídico municipal contempla o pagamento de gratificação de 40% de nível superior a todos os professores que estejam nesta condição, e não apenas aos que estejam atuando em salas de aula. 
Ao propor veto ao próprio Projeto de Lei, que restringia direitos aos professores, o prefeito Juvenil diz que estaria também atendendo a “interesse público”.
O certo é que a classe dos professores, ao longo da última semana, vinha pressionando os vereadores e o executivo a revisarem o referido Projeto de Lei 086/2018. E a cobrança deu certo. Houve a aprovação, por unanimidade, do veto.
Na próxima reunião da Câmara Municipal, algumas emendas ao PCCSR irão pra votação, e os professores prometem continuar a mobilização em prol dos direitos da categoria.
(Texto e Fotos: Wilson Soares - Jornal A Voz do Xingu)

Deputado Hilton Aguiar pede audiência na Alepa para discutir alto preço da energia no Pará

O deputado estadual Hilton Aguiar, em pronunciamento durante sessão da Alepa, no horário do grande expediente, pede a realização de uma audiência pública para discutir os altos preços da energia elétrica no estado do Pará, em especial na região Oeste.

“O Pará todo está se mobilizando para criar um mecanismo de como resolver essa situação que tem assombrando a população. São cobranças terríveis, que tem deixado muitos pais de famílias sem se alimentar para ter energia em suas casas”, disse o Deputado.

Suspeito de envolvimento na morte de sargento morre em confronto com a polícia

Dedivan Lopes Nunes, suspeito de envolvimento na morte do sargento da reserva remunerada Francisco Antônio Viana Pinheiro, de 50 anos, foi morto na tarde de segunda-feira (26), em confronto com a Polícia Militar. O caso aconteceu no bairro Jardim Modelo, no município de Castanhal, no nordeste paraense.

Segundinha no tapetão – TJD julga denúncias da Desportiva e Tuna na quarta e sexta-feira

Elenco do Tapajós é apresentado e inicia treinamentos para disputa da Segundinha
Enquanto a briga está nos tribunais, o Boto do Tapajós continua treinando
O Campeonato Paraense da Segunda Divisão saiu do gramado para ser disputado na tribuna do TJD – Tribunal de Justiça Desportiva – que julgará nos próximos dias denúncias movidas pela Desportiva Paraense e Tuna Luso sobre irregularidades de Paraense e Tapajós, respectivamente.
Na sexta-feira (23), no início da noite, a FPF recebeu uma determinação do Procurador Geral do TJD, Daniel Paes Ribeiro, para a suspensão dos jogos finais para apreciação e julgamento das notícias de infração da Desportiva Paraense e da Tuna. A entidade acatou a ordem.

Emocionado, Jefferson se despede em vitória do Botafogo sobre o Paraná

E daí que tecnicamente a partida esteve longe de ser memorável? A noite era de homenagens a Jefferson, que se aposentou após o 459º jogo pelo Botafogo. Neste sentido, o 2 a 1 sobre o Paraná foi um belo presente para o ídolo alvinegro. Mas o placar foi coadjuvante numa partida marcada pela emoção.
Os festejos começaram antes de a bola rolar. Jefferson foi presenteado com uma placa pela diretoria do Botafogo.

Operação da PF mira facção suspeita de comandar atentados a delegacia e órgãos públicos em Roraima

Operação Érebo cumpre 45 mandados de prisão e quatro de busca e apreensão em Boa Vista e Mossoró (RN). Segundo a PF, grupo planejava novos ataques e fuga em massa do presídio.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (27) a operação Érebo que mira uma facção criminosa que atua dentro e fora da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, maior presídio de Roraima, e foi responsável por uma série de ataques incendiários no estado em julho deste ano.
A ação tem 45 mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão. Sete deles são cumpridos no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e 38 em Roraima, a maioria na Penitenciária Agrícola, mesma unidade alvo de operação da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária na segunda (26).