terça-feira, 16 de maio de 2017

SANTARÉM/BELTERRA/MOJUI: Fórum Municipal estudantil terá a primeira reunião

Nesta quarta-feira (17), em Santarém, será realizada a 1ª Reunião do Fórum Municipal Estudantil de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. A reunião acontece no Teatro Vitória, às 9h30. Além da pauta regular haverá discussões sobre o tema “Homofobia nas escolas”, pois o dia 17 de maio é marcado como o “Dia Internacional contra a Homofobia”.
O Fórum foi instalado no dia 20 de abril deste ano, como resultado do projeto Juventude Cidadã- Gestão Político Democrática nas escolas, desenvolvido pelo Núcleo Permanente do Programa Ministério Público e a Comunidade em Santarém, e de procedimento administrativo da 8ª promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais- Educação e Saúde, por sua titular - promotora de Justiça Lílian Regina Furtado Braga.
Após a instalação, cada escola representada indicou o nome de dois titulares e dois suplentes para compor o Fórum, todos estudantes do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, ou do 1º e 2º ano do Ensino Médio. O Fórum tem como objetivo ser um canal de diálogo entre os estudantes e o Ministério Público.
Nesta primeira reunião o tema “Homofobia nas Escolas” será conduzido com a participação da psicóloga Lívia Cristinne Arrelias Costa. Serão tratados também assuntos como a infraestrutura e merenda escolar, além de outros que os estudantes decidirem como relevantes. É previsto que a Assembleia Geral do Fórum se reúna a cada 45 dias. O órgão fiscalizador é o Ministério Público do Estado do Pará, por meio da 8ª promotoria de Justiça e do programa MP e a Comunidade de Santarém.



Lila Bemerguy, de Santarém

Prefeito de Breu Branco é assassinado em trecho da rodovia PA-150

Político do PSD foi atingido por tiro enquanto pedalava no início da manhã desta terça-feira, 16. Equipe da Divisão de Homicídios foi enviada para a cidade para iniciar investigações.
O prefeito do município de Breu Branco, no sudeste do Pará, Diego Kolling, foi assassinado no início da manhã desta terça-feira (16), enquanto pedalava uma bicicleta na companhia de amigos em um trecho da rodovia PA-150 no município.

Esquema atinge os 26 Estados

ODEBRECHT: Nomes na lista de Fachin no STF e em outras instâncias estão em todo o País
Não é exagero dizer que a Odebrecht corrompeu todo o Brasil. Os 26 Estados do País e o Distrito Federal têm políticos locais na lista do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ou receberam pedidos de investigação relacionados ao acordo de colaboração. No caso do Pará, um ministro (Helder Barbalho) e um senador (Jader Barbalho) estão na mira da operação.
Se antes Paraná, Rio, São Paulo, Pernambuco, a Justiça Federal e as cortes superiores no Distrito Federal conduziam inquéritos relacionados à operação, no pós-Odebrecht 20 Estados e o Distrito Federal terão células da Lava Jato em busca de esclarecer fatos narrados pelos executivos da empreiteira baiana.