quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Justiça Federal inocenta deputado estadual Eraldo Pimenta do MDB

Deputado Eraldo Pimenta está elegível, diz decisão da Justiça Eleitoral
O deputado estadual Eraldo Pimenta (MDB), não está inelegível e pode disputar à reeleição para um terceiro mandato à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). O parlamentar teve o nome incluído na relação do Tribunal de Contas da União (TCU), enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que apontou os gestores públicos com contas rejeitadas pelo órgão. Até então, o nome do deputado constava na lista de políticos inelegíveis.
Nesta quinta-feira (18), uma decisão do Desembargador Federal Carlos Augusto Pires Brandão recolocou Eraldo Pimenta no páreo, tornando-o elegível para a disputa das eleições de outubro. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região publicou a decisão que suspende os efeitos de acórdão do TCU em favor do deputado estadual Eraldo Pimenta.
No despacho do TCU, a relatora Ana Arraes manteve a rejeição da prestação de contas do convênio da Prefeitura de Uruará com o Incra, na época em que Eraldo Pimenta era prefeito do município de Uruará.
O TCU julgou irregulares as contas dele no período de 2005 a 2012, com base em boletins meteorológico da época da execução das obras de recuperação de estradas vicinais. Mas, conforme a decisão do Desembargador Federal Carlos Augusto Pires Brandão, o laudo pericial da área técnica do tribunal, não foi devidamente analisado. "A decisão entendeu que o laudo pericial teria sido devidamente analisado e rechaçado de forma fundamentada, o que na realidade não ocorreu", escreveu o desembargador em seu despacho.
Segundo ele, a falta de fundamento por parte da relatora em relação ao lado técnico apresentado pelo TCU foi o que motivou a desconstituição do acórdão.
Com a decisão, o deputado estadual Eraldo Pimenta está elegível para continuar a campanha eleitoral.
“Ante o exposto, já havendo manifestação da União acerca das razões do agravo e em face da urgência que impede a manifestação da União sobre dos presentes embargos de declaração, aprecio estes embargos para lhes dar provimentos, com efeitos infringentes, e, por efeito de declaração, aprecio estes embargos para lhes dar provimentos, com efeitos infringentes, e, por conseguinte, defiro a antecipação da tutela requerida, para suspender os efeitos da condenação imposta pelo Acórdão nº 10681/2018, confirmado pelo Acórdão nº 8298/2020, ambos exarados pela 2ª Câmara do TCU, até a deliberação de mérito da ação ordinária. Comunique-se, com urgência, ao Juízo a quo o teor desta decisão para cumprimento”, escreveu o Desembargador.

Flexa lidera para o Senado e Delegado Jardel surpreende em Itaituba


Flexa Ribeiro, em 1º, e Delegado Jardel, em 2º, segundo pesquisa da Destak em Itaituba. Montagem: JC

Pesquisa da Destak de intenções de votos para o Senado em Itaituba (PA) aponta Flexa Ribeiro (PP) na liderança, com 31% (estimulada). Em 2º lugar, supreendentemente, aparece o Delegado Jardel, com 13,3%, que foi lançado ao cargo há pouco mais de 10 dias, na convenção estadual do Podemos. O delegado da Polícia Civil do Pará já trabalhou no município.
É a 3ª vez que Flexa concorre ao Senado; Delegado Jardel, a 1ª. A pesquisa mostra que Flexa lidera com 31%, enquanto que Jardel aparece em 2º, com 13,3%.
Na sequência estão Mário Couto (PL) com 8,9%; Beto Faro (PT) com 6,2%, Manoel Pioneiro (PSDB) com 3,5% e Renata Fonseca (PRTB) com 1,8%.



Os demais candidatos aparecem com menos de um ponto percentual. Não souberam ou não responderam somam 33,6%, enquanto que branco e nulo são 1,3% dos entrevistados.
No levantamento espontâneo, Flexa também aparece em 1º lugar com 12,4%, seguido de Mário Couto com 0,9% e Hilton Aguiar com 0,4%. Não souberam ou não responderam somam 86,3%
Foram ouvidas de forma presencial 400 pessoas no município de Itaituba, zona urbana e rural, entre os dias 12 e 15. A margem de erro estimada é de 3,5 pontos percentuais e o intervalo de segurança é de 95%. A pesquisa é registrada na Justiça eleitoral sob o nº PA-02925/2022.
Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dados de julho deste ano, Itaituba tem 87.719 pessoas aptas a votar na eleição deste ano. É o segundo maior colégio eleitoral da região oeste do Pará, atrás apenas de Santarém (237,6 mil).

Na eleição para o Senado em 2018, Flexa Ribeiro, então no PSDB, foi o mais votado em Itaituba. Obteve 26,5% dos votos para o cargo (22.294 votos). Zequinha Marinho, hoje candidato a governador, teve 25,02% dos votos e ficou em 2º lugar.

Prefeito de Ourilândia do Norte declara apoio à candidatura de Torrinho para Deputado Estadual


E as adesões de apoio à candidatura de Torrinho não param, desta vez foi o Prefeito de Ourilândia do Norte, Dr°Júlio, que manifestou apoio total à campanha do Candidato a Deputado Estadual da região da PA 279 e de todo Pará, Torrinho 19279.
Fonte: Portal Santarém

Priante federal, e Hilton estadual, lideram pesquisa Destak em Itaituba

Priante (MDB) e Hilton Aguiar (Avante) são candidatos à reeleição. Montagem: JC

Levantamento pela Destak Publicidade e Marketing para os cargos de deputado estadual e federal junto aos eleitores de Itaituba (PA) mostra os nomes dos deputados e candidatos à reeleição Hilton Aguiar (estadual do Avante) e José Priante (federal do MDB), à frente, respectivamente com 50% e 21%. Priante tenta seu 7º mandato, enquanto Hilton o 3º.
A Destak ouviu 400 eleitores com idade entre 16 e 60 anos neste mês de agosto, entre os dias 12 e 15. A margem de erro estimada é de 3,5 pontos percentuais e o intervalo de segurança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça eleitoral sob o nº PA-02925/2022.

Deputado federal
No cenário para deputado federal, Priante aparece em 1º no levantamento estimulado, com 21,2%. Em 2º, Professor Thiago Maciel (PSB), com 11,90%, seguido por Airton Faleiro (PT), com 9,7%. Júnior Ferrari (PSD), com 9,3%, é o 4º.
Na sequência vem Henderson Pinto (MDB), com 4,8%; Ana Júlia (PT) com 4,8%; Joaquim Passarinho (PL), com 4,0%; Celso Sabino (UB), com 1,3%; Renilce Nicodemos (MDB), com 1,3%; Elcione Barbalho (MDB), 1,3%, e Keniston Braga (MDB), com 0,9%.
Deputado estadual

Na disputa por uma das vagas para a Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), o nome do deputado Hilton Aguiar aparece à frente na intenção de votos dos eleitores de Itaituba com 50,2% (estimulada). O segundo lugar ficou com Eraldo Pimenta (MDB) com 10,1% e o terceiro lugar com Wescley Tomaz (PSC), com 7,9%. Siqueira Fonseca (PRTB) e Celsa Brito (MDB) vem a seguir com 2,2%. Maria do Carmo (PT) tem 1,3%.
Os demais candidatos obtiveram percentuais abaixo de 1%. Como é o caso de Osório Juvenil (MDB), Leticia Garimpeira (PSC), Viviane Cunha (PL) – todos com 0,9%. Branco ou nulo 1,3%. Não souberam ou não responderam somaram 15,9%.
Na pesquisa espontânea, Hilton Aguiar tem 23,9%, seguido de Eraldo Pimenta com 4,4%, Wescley Tomaz 2,2% e Ranilson Prado 0,4%. Não souberam ou não responderam 69,0%.
Itaituba, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dados de julho deste ano, tem 87.719 pessoas aptas a votar na eleição deste ano. É o segundo maior colégio eleitoral da região oeste do Pará, atrás apenas de Santarém (237,6 mil).