terça-feira, 14 de março de 2023

Daniela Barbalho é eleita como Conselheira do TCE com ampla maioria de votos da ALEPA


A advogada Daniela Barbalho, primeira-dama do Estado do Pará, foi eleita a nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PA) nesta terça-feira (14), em Sessão Especial no plenário Newton Miranda, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

Com a aposentadoria do conselheiro Nelson Chaves, fato comunicado oficialmente pelo TCE, foi aberto o prazo de 10 dias úteis para indicações e o nome de Daniela foi indicado pelos líderes de mais de 10 partidos.
De acordo com § 1° do Art. 119 da Constituição do Estado do Pará, a Alepa detém o direito de indicação de quatro das sete vagas totais do Conselho da Corte de Contas. Daniela foi indicada pelos líderes dos seguintes partidos: União Brasil, Republicanos, PT, PDT, Podemos, PSD, PSDB, MDB, PTB e PP, cumprindo com sobra o requisito regimental. Com o nome indicado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisou os requisitos constitucionais e emitiu parecer favorável.

Operação mira desembargador e advogado suspeitos de vender sentenças para traficantes

'Habeas Pater' é feita pela Polícia Federal em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Luís (MA).

Dinheiro apreendido na 'Operação Habeas Pater' — Foto: Polícia Federal/Divulgação
A Polícia Federal (PF) realiza, nesta terça-feira (14), a "Operação Habeas Pater" em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Luís (MA) para apurar o envolvimento de um desembargador federal e do filho dele, um advogado, suspeitos de ligação com investigados da "Operação Flight Level 2". O magistrado é suspeito de vender sentenças judiciais a traficantes.

Justiça do Acre negou em dezembro pedido para bloquear bens e suspender atividades da Xland, do caso Scarpa

Ministério Público entrou com ação após CVM relatar que empresa atuava com indícios de "conduta criminosa". Na sentença, juíza negou liminar ao apontar falta de provas.
A Justiça do Acre negou em dezembro pedido do Ministério Público Estadual para suspender as operações e congelar os bens da Xland, acusada de estelionato pelo ex-jogador do Palmeiras Gustavo Scarpa.
Na decisão, a juíza Olívia Maria Alves Ribeiro, da 5ª Vara Cível de Rio Branco, apontou a falta de provas para negar o congelamento de bens da Xland e dos sócios da empresa, assim como a suspensão das operações. Sustentou ainda o risco de ruína da empresa, com prejuízo aos clientes, caso parasse de funcionar. E disse que poderia reavaliar a decisão caso fossem apresentadas novas provas.

Motorista dá marcha à ré em carro, atropela idosa e foge sem socorrer a vítima em Santarém; VÍDEO

Vítima é Lucinda Bentes, de 71 anos, que foi socorrida por moradores até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Por Dominique Cavaleiro
Uma idosa de 71 anos foi vítima de um atropelamento no domingo (12) no bairro Aparecida, em Santarém, no oeste do Pará. Câmeras de segurança registraram o momento em que o motorista de um carro dá marcha à ré e atropela a vítima (as imagens acima contém cenas fortes).
Após atropelar a idosa, o motorista para ao lado dela com o carro e depois sai do local sem prestar socorro à vítima.
Câmeras de segurança registraram o momento em que a idosa é atropelada. Nas imagens é possível perceber que o motorista para o carro para alguém descer, depois ele dá a ré e atropela a mulher que cai no chão.
O jovem que aparece descendo do banco do passageiro aparece nas imagens socorrendo a vítima. Outros moradores também se aproximam para ajudar a mulher.
Lucinda Bentes foi atropelada no domingo (12) em Santarém — Foto: Redes Sociais
A vítima é Lucinda Bentes, personalidade bastante conhecida na cidade por sua paixão pelo esporte, em especial ao São Raimundo.

Ex-ministro Eliseu Padilha morre aos 77 anos


Morreu na noite da última segunda-feira, 13, aos 77 anos, o ex-ministro Eliseu Padilha. Ele fazia tratamento contra um câncer no estômago no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Padilha deixa a mulher e seis filhos.
Segundo sua assessoria, o velório será realizado na quarta-feira, 15, entre 10h e 17h, no Palácio Piratini, sede do governo estadual, na capital gaúcha. Depois, o corpo será levado para o Angelus Memorial e Crematório, para cerimônia restrita aos familiares.