terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Em Santarém, comitiva do Governo visita Hospital Regional do Baixo Amazonas

Em Santarém, o governador com o diretor do hospital, Heberti Moresch; secretário adj. da Sespa, Sipriano Ferraz; prefeito de Santarém Nélio Aguiar e equipe médica













Governador se concentrou nos andares e alas para tratamento da Covid-19 no Hospital Regional do Baixo Amazonas
Em agenda na região oeste do Pará, o governador Helder Barbalho visitou o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, uma das referências no tratamento de Covid-19 na região. Durante o compromisso, ele foi recebido pelo diretor do hospital e parte da equipe médica. A visita se concentrou nos dois andares destinados a internação de pacientes em leitos de UTI exclusivos para o tratamento do coronavírus. 
“Este momento é de estabilidade, de prosseguir a gestão de processo, acompanhar dia a dia do avanço epidemiológico para monitorar e estarmos atentos para iniciativas que sejam necessárias. Isto compõe um conjunto de ações que estamos fazendo, desde a remoção de pacientes, que já foram 57 pacientes trazidos de municípios para os hospitais regionais de Santarém e Itaituba, e para Juriti; além da abertura do Hospital de Campanha de Santarém para reforçar a oferta de leitos clínicos e, com isto, desafogar a unidade de pronto atendimento, desafogar também e transformar os leitos clínicos do Hospital Regional em leitos de UTI fazendo o gerenciamento e a gestão desse momento, e com isso garantindo e assegurando que a região oeste do Estado enfrentará esta pandemia sem risco de colapso no sistema de saúde”, disse o governador Helder Barbalho.
Em Santarém, o governador com o diretor do hospital, Heberti Moresch; secretário adj. da Sespa, Sipriano Ferraz; e equipe médicaFoto: Marco Santos / Ag.ParáO Hospital Regional do Baixo Amazonas é uma das bases de transferência, para onde estão sendo encaminhados os pacientes de várias cidades da região. O diretor da unidade, Heberti Moresch, explica de que forma eles estão lidando com esta segunda onda da doença. 
“O Hospital Regional do Baixo Amazonas, seguindo as diretrizes do Governo do Estado, já vem se adequando para essa segunda onda da Covid-19 na nossa região. Então, em termos de oxigênio, que é uma grande preocupação, nós temos um tanque no hospital com capacidade para 27 mil m³ de oxigênio, que equivalem a 2.700 cilindros, então não há problemas e risco de oxigênio aqui", afirmou Heberti Moresch.
No Hospital Regional do Baixo Amazonas, o governador fez questão de ver de perto os pacientes em tratamento contra a Covid-19Foto: Marco Santos / Ag.ParáEle informou, ainda, que "mesmo com todas ampliações feitas, hoje o Hospital conta com 44 leitos de terapia intensiva adulto, 04 pediátricos, 04 neonatais, além de 18 leitos para pacientes clínicos. Estamos recebendo, com a estrutura do Estado e transferência área, pacientes de toda a nossa região e dando todo o suporte que os municípios vizinhos precisam para dar assistência ao paciente da Covid-19”.
Abertura de leitos - Para dar suporte aos municípios do Oeste do Pará, o Governo do Estado ampliou o número de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. Em Santarém, já são 44 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); em Itaituba, são 60 leitos e em Juriti foram instalados 10 leitos de UTI.
No Hospital Regional do Baixo Amazonas, o governador fez questão de ver de perto os pacientes em tratamento contra a Covid-19


Aclamação: Prefeito de Santarém Nélio Aguiar é o novo presidente da Federação das Associações de Municípios do Pará

NELIO AGUIAR VOLTA A ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DA FAMEP










O prefeito do munícipio de Santarém, Francisco Nélio Aguiar, mostrou a sua grande liderança politica no a nível de Estado, ao assumir nesta terça-feira, 26 de janeiro pela segunda vez o cargo de presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) para o triênio 2021/2024, com chapa única denominada “FAMEP FORTE”. 
Nélio Aguiar já foi também presidente da Amut( Associação da Transamazônica e Santarém-Cuiabá, e assume pela segunda vez a FAMEP, desta vez no lugar de Wagne Machado. 
Para a nova gestão, o Conselho destaca que continuará lutando em prol do fortalecimento do Movimento Municipalista no Estado, garantindo ainda dar continuidade em lutas já iniciadas, como a revisão do Pacto Federativo, Reformas Política e Tributária, realização da IV Marcha de Prefeitos. 
A Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (FAMEP) é uma pessoa jurídica de direito privado, de natureza civil, sem fins lucrativos, com área de atuação em todo o Estado do Pará, desde de 1991. 
Novo Conselho Diretor para o Triênio 2021-2024 
Presidente: Francisco Nélio Aguiar da Silva – Representante Legal do Município de Santarém;
1° Vice – Presidente: Wagne Costa Machado – Representante Legal do Município de Piçarra;
2° Vice – Presidente: José Antônio de Azevedo Leão – Representante Legal do Município de Breves.




Vereador Maduro questiona e levanta dúvidas sobre medidas adotadas pelo Comitê de Crise em Santarém


“Como uma loja no Centro de Santarém pode funcionar e no shopping não?”
O vereador Alexandre Maduro usou o tempo da liderança de seu partido para questionar, durante a sessão deliberativa remota desta segunda-feira (25), os critérios usados pelo Comitê de Crise para definir as medidas restritivas de combate à pandemia do novo coronavírus. Ele enfatizou que não defende a reabertura total do comércio, mas uma discussão ampliada sobre as decisões, que podem afetar a economia local.
“Como uma loja no centro de Santarém pode funcionar e no shopping não? E nós sabemos que as medidas de proteção nesses estabelecimentos mais afastados do bairro central vinham sendo cumpridas, salientou o parlamentar ao defender que o comitê de crise esclareça aos vereadores porque adotaram essas medidas.
Alexandre Maduro também questionou o motivo de setores como lojas de material de construção poderem funcionar por mais tempo que as lojas do centro comercial. Por que esse setor é considerado essencial. O vereador anunciou que vai protocolar requerimento para que esses questionamentos sejam esclarecidos, reforçando que defende restrições, mas com critérios iguais e transparentes.

Vereador JK defende o fim das sessões remotas na Câmara Municipal de Santarém

 

O vereador JK do Povão usou o tempo de liderança, na primeira sessão remota desta legislatura, nesta segunda-feira (25), para defender que as reuniões dos parlamentares voltem a ser presenciais. Ele entende que os debates online não têm o mesmo efeito das discussões no Plenário Vereador Benedito Magalhães.
O líder tucano enfatizou que o Poder Legislativo é independente e não precisa seguir as determinações do Executivo sobre a proibição de reuniões para evitar aglomeração. “Medidas são necessárias, mas não podem impedir os representantes do povo de exercerem seu papel”, pondera.
No mesmo tom, durante o tempo das bancadas, o parlamentar criticou o fechamento dos shoppings de Santarém como medida restritiva do Governo Municipal no combate à Covid-19. Ele leu a nota de repúdio dos diretores e empresários de loja dos dois centros comerciais da cidade, que destaca o prejuízo para a economia local com a paralisação das vendas. “São mais de 10 mil empregos viabilizados pelos dois shoppings e uma grande movimentação na economia santarena, que agora estão ameaçados”, argumenta.

Com a suspensão dos cultos e missas, Conselho de Pastores recorre à Bancada Evangélica em busca de apoio para apelo ao Executivo


Na manhã desta segunda-feira (25/01), os vereadores Carlos Silva (PSC), Pr. Ângelo Tapajós (Republicanos) e Elielton Lira (Avante), que compõem a Bancada Evangélica, reuniram com o Conselho Municipal de Pastores (Consepas), para tratar de alguns pontos do novo decreto municipal, dentre eles o de que a lotação não poderá ultrapassar o quantitativo de 10 pessoas nos cultos, missas e demais celebrações religiosas.
O Conselho entende que o momento pelo qual o mundo passa, toda forma de prevenção ao combate à covid-19 é de suma importância para manter a população protegida, porém o número de pessoas decretada pelo comitê, não é o suficiente para a realização dos cultos e missas, portanto grande parte das igrejas em Santarém estariam de “portas fechadas”, tendo em vista que as igrejas são como atividades essenciais, pois também realizam obras sociais e cuidam da saúde emocional de pessoas, que vão em busca de ajuda.
“A igreja é um dos fatores primordiais para tratar a saúde emocional das famílias. Hoje memo tivemos que intervir numa tentativa de suicídio. E as igrejas não podem ser penalizadas pela falta de bom senso de parte da população, que não vem obedecendo as medidas de segurança, pois as igrejas já estavam obedecendo”, ressaltou Pr. Jean Carlos.
O Conselho afirmou que as igrejas já estavam cumprindo rigorosamente as medidas de segurança, antes da atualização do decreto municipal, por isso eles solicitam o apoio da bancada, para apelar ao Poder Executivo, para que ele reveja o decreto e considere o número de 30% da capacidade de membros, não deixando ultrapassar o quantitativo de 100 pessoas.
“Vamos conversar com o Executivo, pois somos testemunhas de que as igrejas evangélicas e católicas estavam obedecendo aos protocolos de prevenção ao combate à Covid-19. Todas têm um papel fundamental para o município, levaremos esse apelo, para voltar como estava antes de 30% da capacidade e sem ultrapassar o número de 100 pessoas”, afirmou Carlos Silva.
A bancada sugeriu ao Conselho que fizesse um documento inserindo a igreja católica e evangélica, reforçando os anseios e justificativas para o Executivo.
Heloisa Pinheiro – Assessora de Imprensa do vereador Carlos Silva