quarta-feira, 7 de julho de 2021

Golpe do consignado em Faro, 3,4 milhões desviados, as ex-prefeitas acusadas

Portal deAmazônia: Marinete Machado deixou Faro(PA) um caos e não pagou  seis meses salários
Marinete Machado
As ex-prefeitas de Faro, Marinete Machado e Jady Viana estão sendo acusadas de desviar 3,4 milhões recursos dos empréstimos consignados de funcionários.
A grana deveria ser repassada ao Banpará mas até hoje nada foi feito para repor o dinheiro.
A bronca acabou respingando pra cima do atual prefeito Paulo Carvalho, que também será responsabilizado pelo crime de peculato.
Os gestores responde na justiça por crime de peculato, quando ocorre desvio de bens a que tem acesso; no caso o dinheiro dos servidores públicos, podendo pegar Pena de 2 a 12 anos de prisão.
Jady Viana ex-prefita

Santarém registra 150 novos casos de câncer em 2021

Conhecida internacionalmente por suas belezas naturais e povo hospitaleiro, a Cidade de Santarém se transformou em um dos principais focos da incidência de câncer, no Estado do Pará e na Amazônia.
O alto índice de pacientes diagnosticados com câncer, que fazem tratamento em hospitais públicos e particulares da cidade, deixou autoridades de saúde em alerta.
Uma estatística feita pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) aponta que no Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), de janeiro a junho de 2021, estão em tratamento 507 pacientes oncológicos, entre eles, 150 novos casos de câncer.
Em 2020, de acordo com a Sespa, foram atendidos 690 pacientes, enquanto que em 2019, foram 688 pacientes.
Entre os casos mais prevalentes tratados em adultos no HRBA, segundo a Sespa, estão: câncer de mama, de próstata, colo uterino e estômago. Já em crianças o tipo mais comum é a leucemia.
Uma médica infectologista, lotada em um hospital público de Santarém, informou que o diagnóstico considerado preocupante, pode estar relacionado com os teores de radiação que aumentaram na região oeste do Pará, devido ao desmatamento acelerado da Floresta Amazônica, por causa da extração de madeira.
A médica reforça que a radiação pode ser um dos fatores para explicar a alta incidência da doença na Região Metropolitana de Santarém (RMS).
Outro motivo apontado pela médica pode estar relacionado ao uso excessivo de agrotóxicos em lavouras no Planalto Santareno, como em plantios de soja e milho.
CASOS ATENDIDOS NO HRBA
Segundo a Sespa, o Hospital Regional do Baixo Amazonas é um dos hospitais de referência na região Norte para o tratamento de pessoas com câncer.
De acordo com o perfil epidemiológico da instituição, desde o início da gestão da unidade pela Pró-Saúde, em 2008, mais de 20% dos casos atendidos envolvem pacientes em tratamento pela doença.
Em 2020, foram realizadas 18.422 consultas oncológicas, 594 cirurgias oncológicas, 11.705 sessões de quimioterapia e 30.267 sessões de radioterapia.

Juri popular condena três réus por tentativa de homicídios

Uma das vítimas, Ivanilson Souza das agressões de Alexander Lima Costa, Gleiuson Jhonata Botelho dos Santos e Willer Raikar Ebraim dos Santos
Em sessão do júri popular na Comarca de Santarém, oeste do Pará, nesta segunda-feira (7), foram condenados por tentativa de homicídio os réus: Alexander Lima Costa, Gleiuson Jhonata Botelho dos Santos e Willer Raikar Ebraim dos Santos. Os crimes aconteceram em 1º de maio de 2014 durante um evento pelo Dia do Trabalhador, no bairro Uruará.
As vítimas Rômulo Silva de Almeida e Ivanilson Sousa Santos foram feridos à faca por Alexander, Gleiuson e Willer, que na época, eram menores de 21 anos, e por isso tiveram o benefício de redução de suas penas.
Alexander não compareceu ao julgamento. Para a tentativa de homicídio contra Rômulo Silva de Almeida, ele foi condenado a 7 anos e 6 meses de reclusão. Consta no processo que ele deu uma facada na cabeça de Rômulo, que por pouco não perdeu a vida. Já pela tentativa de homicídio contra Ivanilson Sousa Santos, mais 7 anos e meio, totalizando 15 anos de reclusão.
De acordo com a sentença condenatória, Alexander é considerado foragido da Justiça e deverá ser intimado por edital na forma determinada pelo Código de Processo Penal.
Já Gleiuson Botelho foi condenado a pena total de 15 anos, pelas duas tentativas de homicídio e Willer Santos, a 16 anos.
Conforme a sentença do juiz Gabriel Veloso, da 3ª Vara Criminal, descontados os períodos já cumpridos de prisão, ainda restam 14 anos e 6 meses a serem cumpridos por Alexander e Gleiuson, e 15 anos e 6 meses por Willer.
A defesa dos réus que foi realizada pela Defensoria Pública do Estado do Pará pode recorrer da sentença, mas eles não poderão aguardar em liberdade.
Os crimes
As tentativas de homicídio contra Rômulo Silva de Almeida e Ivanilson Sousa Santos aconteceram em meio a um evento em comemoração ao Dia do Trabalhador, no bairro Uruará. Outras duas pessoas também foram feridas pelos agressores, mas, com menor gravidade. Na ocasião, quatro pessoas foram detidas pela Polícia Militar.
Uma guarnição da PM estava fazendo o policiamento no evento e foi preciso acionar outras viaturas para ajudar a conter a situação. Segundo a PM, os suspeitos de envolvimento na confusão também desrespeitaram as guarnições.
As quatro pessoas feridas, duas esfaqueadas e duas baleadas, foram encaminhadas ao Pronto Socorro Municipal. Entre elas, dois jovens suspeitos de participar da confusão. Com eles, a polícia encontrou uma faca, que teria sido utilizada nos esfaqueamentos.
Uma das vítimas, Ivanilson Sousa, após ser liberado do hospital, foi à delegacia para registrar o boletim de ocorrência. “Os policiais viram. Eu estava na minha moto, em pé, com minha esposa, quando eles chegaram fazendo isso. Fui ferido a facada e não vi, nem sei o porquê. Levei uma garrafada no rosto ainda”, contou a vítima.

Suicídio ou tiro acidental? Policia investiga os fatos da morte no bairro do Jutaí, em Santarém

Adolescente chegou a ser atendida pela equipe do Samu — Foto: Reprodução/Redes sociaisPolícia continua as investigações para descobrir se o tiro foi acidental ou proposital. Arma de fogo foi apreendida e levada para delegacia.
A adolescente de 12 anos que foi atingida por um tiro na região da cabeça faleceu no fim da tarde desta terça-feira (6). A informação foi confirmada pelo Hospital Municipal de Santarém, no oeste do Pará, para onde a vítima foi levada após o ocorrido.
O tiro atingiu a região da boca e saiu por trás da orelha da adolescente. A Polícia continua as investigações para descobrir se o tiro foi acidental ou proposital.
O disparo da arma de fogo aconteceu no início da tarde desta terça enquanto a adolescente manuseava o objeto na casa onde morava no bairro Jutaí. No momento do tiro, a adolescente estava em casa na companhia de uma criança de aproximadamente 8 anos.
A arma usada foi apreendida e apresentada na delegacia de Polícia Civil, que deve apurar a quem pertence o revólver calibre .38 e se havia permissão de posse.

Limpeza urbana é intensificada para amenizar transtornos ocasionados pelas recentes chuvas em Santarém

Autor: Tadeu Pinho
Os trabalhos de limpeza urbana seguem com os serviços em vários pontos da cidade. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) segue com o cronograma para deixar a cidade organizada e limpa. Essa semana os trabalhos se concentram na avenida Tapajós para amenizar os transtornos ocasionados pelas chuvas recentes.
“Estamos com várias frentes de trabalho na cidade. Esses trabalhos foram intensificados após as fortes chuvas que caíram esses dias e que ocasionaram vários transtornos pelo acúmulo de lixos e entulhos, que muitas vezes é resultado do descarte incorreto em áreas inadequadas e por vezes, fora do horário da coleta o que acaba fazendo com que esse lixo seja arrastado quando chove. Sempre estamos atentos para readequar nosso cronograma diário para atuar onde é mais necessário”, explicou o secretário da Semurb, Jean Murilo.
Além da avenida Tapajós, os trabalhos foram realizados nas avenidas Edvaldo Leite, Cuiabá, São Bartolomeu, 07 de Setembro, Turiano Meira, Sol Nascente, Praça do Pescador, ruas ao entorno do Mercado Modelo, ruas as proximidades do Estádio Colosso do Tapajós.