domingo, 27 de outubro de 2013

Caso Cerpasa: Simão Jatene e Sérgio Leão acusados de corrupção esperam pelo MPF


O governador Simão Jatene tenta emplacar no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o companheiro de inquérito, Sérgio Leão. Leão deixou recentemente a Secretaria de Proteção para concorrer à vaga do TCM.
 Na época, segundo o inquérito policial, R$ 16,5 milhões foram repassados para Jatene e Sérgio Leão, após o perdão de uma dívida de R$ 47 milhões em recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria (ICMS), que a empresa deveria ter recolhido aos cofres públicos.
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) está analisando representação impetrada pelo paraense Osório Pacheco Alves Filho. O morador de Tucuruí cobra do órgão a responsabilidade do Ministério Público por não ter dado encaminhamento célere ao Inquérito Criminal 465, que tramita desde 2004 no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O inquérito apura as responsabilidades do governador tucano, Simão Jatene, e de seu fiel escudeiro, Sérgio Leão, no escândalo que ficou conhecido como o Caso Cerpasa.
Os dois respondem pelos crimes de corrupção passiva; falsidade ideológica; crimes contra a fé pública e corrupção ativa. Simão Robinson de Oliveira Jatene é réu neste inquérito, iniciado em 2004, quando um fiscal do Ministério Público do Trabalho flagrou uma funcionária da Cervejaria Paraense S.A. distribuindo em envelopes um alto volume de dinheiro em notas miúdas para pagamento de funcionários que que estariam fora dos registros oficiais da empresa.
VERBA E CAMPANHA:Durante a fiscalização os documentos da empresa foram apreendidos e posteriormente foi constatada a existência de relatórios detalhados com nomes, datas e valores descrevendo, entre outro
s achados, a decisão registrada em ata de reunião da diretoria da empresa, de se pagar propina aos então secretários do governo Almir Gabriel, Simão Jatene e Sérgio Leão. Além da propina, a empresa deu dinheiro à campanha na qual Jatene se elegeu para o governo, em 2002, em troca de benefícios fiscais de ICMS para a empresa.

Polícia Militar de Santarém dá flagrante de tráfico de drogas em DJ de Altamira

Policiais Militares do serviço reservado, com apoio da guarnição comandada pelo Sargento Jair, lotados no Quartel do 3º BPM, em Santarém/PA, prenderam em flagrante no início da tarde de hoje, 27, o cidadão Fábio Júnior Rodrigues da Silva, 31 anos, residente na cidade de Altamira/PA, acusado de tráfico de droga e corrupção de menores. Um adolescente também
foi apreendido durante a ação policial.
A prisão de Fábio Júnior(foto) aconteceu às 12:30 horas na balsa que faz a travessia de Santarém/Santana do Tapará. Com ele foram apreendidos quatro tabletes pesando 2,480 quilogramas de pasta de cocaína. Fábio Júnior está na 16ª Seccional Urbana sendo autuado em flagrante pelo Delegado Jamil Farias Casseb. Ele diz ser DJ na cidade de Altamira, mas dançou para a polícia de Santarém.
Texto Hitamar Santos.