quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Operários invadem, saqueiam e ateiam fogo em canteiro de obras

"Trabalhadores resolveram se manifestar devido ausência de pagamento. Duas pessoas foram atingidas durante ação da polícia",

Manifestação no Residencial Moaçara (Foto: Reprodução/TV Tapajós)Operários do Residencial Moaçara, do Programa Minha Casa Minha Vida, revoltados com a paralisação das obras e com a ausência de pagamento, resolveram fazer uma manifestação na tarde desta quinta-feira (26), em Santarém, oeste do Pará. De acordo com testemunhas, por volta das 14h, os manifestantes invadiram o canteiro de obras e saquearam o setor administrativo, levando computadores, telefones, capacetes de segurança e botas. Em seguida, atearam fogo no local.
Manifestante foi atingido na nuca por bala de
borracha. (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Manifestante foi atingido na nuca por bala de borracha. (Foto: Reprodução/TV Tapajós) O Grupamento Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar foi acionado. A polícia utilizou bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha para conter a manifestação.
Duas pessoas foram atingidas, um trabalhador, na nuca, por uma bala de borracha, e uma repórter de uma emissora local, foi atingida na mão e na perna, por estilhaços de gás lacrimogênio.
A repórter Márcia Reis, de 32 anos, foi atendida em um hospital particular e já foi liberada. O operário, Antônio Pires de Souza, de 49 anos, foi levado para o hospital municipal.  De acordo com a assessoria do hospital, Antônio foi avaliado pelo médico plantonista, recebeu curativo, foi medicado e já teve alta médica, depois de apresentar boas respostas aos estímulos.
Dois manifestantes foram detidos e levados à delegacia.

Por baixo de chuva, Leão faz treino tático e ensaia cobranças de falta

O São Francisco realizou treinamento na tarde desta quinta-feira(26), no campo do 8º BEC (Foto: Weldon Luciano - GloboEsporte.com)Atividade realizada no campo do 8º BEC serviu para alinhar posicionamento da equipe. Segunda parte do treinamento foi para ensaiar jogadas de bola parada

Por Santarém, PA
A chuva não atrapalhou o treinamento do São Francisco na tarde desta quinta-feira (26). O elenco azulino realizou atividade tática e física no campo do 8º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC).
O treino começou com um trabalho de posicionamento dos atletas. O técnico Joaci Moura comandou a movimentação do elenco, parando as jogadas para dar orientações ao ataque e ajeitar a marcação dos defensores.
Treino físico São Francisco (Foto: Weldon Luciano - GloboEsporte.com)
Na sequência, os batedores de falta do time azulino treinaram lances de bola parada e jogadas ensaiadas, contra a meta do goleiro Labilá. Enquanto isso, o preparador físico Fernando Lima realizou uma atividade de condicionamento físico com os outros atletas.
A pouco mais de 15 dias para a estreia no Campeonato Paraense 2014, os treinamentos do São Francisco vão se intensificando para que a equipe esteja preparada para a competição. De acordo com Joaci Moura, essas atividades vão dar ritmo a todo o grupo junto aos jogos-treinos que estão sendo realizados contra equipes de base.
Primeira parte do treino foi para alinhar posicionamento da equipe (Foto: Weldon Luciano - Globo Esporte.com)

Flamengo sonda ter montealegrese Lima, do Benfica

Flamengo sonda paraense Lima, do Benfica (Foto: Site Oficial do Benfica)
O PINTA CUIA Lima interessa ao Flamengo
O Flamengo-RJ busca um novo nome para concorrer com Hernane no ataque rubro-negro. E entre os principais jogadores na lista, está o atacante Rodrigo José Lima dos Santos, o Lima, de 30 anos, que hoje atua no Benfica-POR. Além dele, Alecsandro, do Atlético-MG, e Alan Kardec, do Palmeiras, também fazem parte dos planos do time carioca. 

Evangélicos projetam crescimento de bancada

Evangélicos projetam crescimento de bancada (Foto: Valter Campanato/ABr)A Frente Parlamentar Evangélica da Câmara dos Deputados projeta um crescimento de 30% nas eleições do ano que vem. Espera passar dos atuais 73 parlamentares para até 95 - ocupando algo em torno de 18% das cadeiras disponíveis. Especialistas não acham difícil que isso ocorra, pois o grupo nunca teve tanta força. E, em ano de sucessão presidencial, o poder de fogo desse setor da sociedade deve ficar ainda maior. Nas eleições de 2010, por exemplo, temas caros aos evangélicos, como o aborto, pautaram a disputa direta entre Dilma Rousseff e Jose Serra (PSDB).
“A presença dos evangélicos nunca foi tão grande. O debate (pautado pelo grupo) cresceu em eleições e no Legislativo”, afirma a cientista política e professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Maria do Socorro Sousa Braga. 

Dengue aumenta e assusta santarenos no periodo chuvoso

O aumento nos casos de Dengue em Santarém e o começo do período chuvoso preocupam autoridades na área da saúde. De janeiro a outubro deste ano, segundo a coordenação do Programa Estadual de Controle de Dengue, foram notificados 2.681 casos da doença na cidade. Desse total, 864 casos foram confirmados. Um aumento de aproximadamente 80% comparado ao mesmo período do ano passado.
O diretor de endemias da 9ª Regional da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), João Portela, explica que vários fatores contribuí
ram para este número elevado de casos. “Os fatores que contribuíram para essa elevação: primeiro foi a introdução do sorotipo 4, que é um sorotipo novo, que as pessoas não tinham anticorpos formados e muita gente pegou dengue por conta disso. Outro fator comum nos municípios da nossa região, das cidades mais urbanizadas, é a questão da insuficiência de água nas torneiras. O morador é obrigado a armazenar água e armazena de forma inadequada, às vezes não tampam os reservatórios e outro fator é a questão do lixo jogado nas ruas indevidamente”, diz Portela.

Falta de laudos pode atrasar o Campeonato Paraense 2014

A falta de estádios em condições de uso pode provocar um problema logo no inicio do Campeonato Paraense de Futebol 2014. A competição está prevista para começar no dia 12 de janeiro, mas as condições das praças esportivas podem atrapalhar o começo da competição.
Uma vistoria do Corpo de Bombeiros indicou que muitos estádios do Pará não estão em condições de uso, com vários problemas estruturais que ameaçam a segurança dos torcedores. O estádio “Evandro Almeida” (Baenão) não entra nesta questão por conta da reforma que está sendo realizada, mas o “Leônidas Castro” (Curuzu) e o “Edgar Proença” (Mangueirão), tem os seus laudos de segurança, vigilância sanitária com a data de vencimento para janeiro, situação que preocupa bastante a Federação Paraense de Futebol. (FPF).

Audiência Pública: População debate sobre as obras do BRT

População debate sobre as obras do BRT (Foto: Cézar Magalhães) (Foto: Cézar Magalhães)
Uma audiência pública para que a sociedade belenense possa discutir sobre a segunda etapa das obras  do Bus Rapid Transport (BRT), referente ao trecho que vai da avenida Augusto Montenegro a entrada de Icoaraci, ocorre na tarde desta quinta-feira (27), no Amazônia Hall, localizado na Avenida Augusto Montenegro.
Na reunião, estarão representantes do Ministério Público, o prefeito de Belém, a Superintendente da Mobilidade Urbana de Belém, Maísa Tobias, e o Secretário Municipal de Urbanismo, Adinaldo Oliveira.
O credenciamento iniciou às 16h e o debate estava previsto para iniciar 18h, mas de acordo com a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém, haverá atraso.