segunda-feira, 5 de abril de 2021

PARÁ: Aulas presenciais de escolas privadas estão suspensas por 30 dias em todo o estado


No fim da tarde desta segunda-feira, 5, a Justiça do Trabalho suspendeu as aulas presenciais da rede particular de ensino na região metropolitana de Belém e em todo o estado do Pará por 30 dias.
No documento o órgão determina a suspensão do retorno dos professores ao trabalho presencial nos estabelecimentos de ensino da rede privada a partir desta segunda-feira, 5, até o dia 4 de meio, sob pena de multa diária de R$ 500 reais, por substituído, por dia útil trabalhado de descumprimento de quaisquer das medidas deferidas, a ser revertida a cada trabalhador mantido em trabalho presencial, garantindo-se a obrigação por parte dos professores, a prestação de todos os serviços docentes de forma on-line.
DECISÃO.
"Assim, DEFIRO a tutela pretendida para determinar que o sindicato requerido, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a contar da intimação da presente decisão, SUSPENDA A DETERMINAÇÃO DE RETORNO DOS PROFESSORES(AS) AO TRABALHO PRESENCIAL NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DA REDE PRIVADA DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM E EM TODO O ESTADO DO PARÁ DURANTE 30 (TRINTA) DIAS, NO PERÍODO DE 05 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2021, sob pena de multa diária de R$ 500,00 (quinhentos reais) por substituído, por dia útil trabalhado de descumprimento de quaisquer das medidas deferidas, a ser revertida para cada trabalhador mantido em trabalho presencial, garantindo-se outrossim, a obrigação, por parte dos professores(as), da prestação de todos os serviços docentes de forma on-line, em domicílio, fora do ambiente escolar, a toda comunidade acadêmica, aí incluídas as reuniões pedagógicas e outras previstas no planejamento escolar". (DIRCE CRISTINA FURTADO NASCIMENTO - Juíza do Trabalho Substituta).
A ação civil coletiva foi feita pelo Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino do Pará (SINPRO-PA).
Manifesto
Na última sexta-feira, 2, uma comissão formada por professores que atuam na rede particular de ensino, em uma assembleia virtual, reuniu cerca de 500 educadores, com objetivo de chamar atenção do poder público para a prioridade na imunização de toda comunidade escolar.
Na ocasião, os professores alegaram que foram obrigados a retornar à sala de aula, já nesta segunda-feira, 5, em ensino híbrido, com parte dos alunos em sala de aula.
Os professores também tem feito uma campanha nas redes sociais com o intuito de chamar atenção do poder público para incluir a comunidade escolar no grupo de prioridade na imunização ou obrigar as unidades de ensino a voltarem para o ensino remoto.

Comandante do Corpo de Bombeiros de Altamira Paulo Vinicius morre vítima da Covid-19


O tenente coronel Paulo Vinicius da Costa Sarquis, faleceu no início da tarde desta segunda-feira, 05, no Hospital Regional da Transamazônica, em Altamira, vítima de complicações da Covid-19.
Paulo Vinícius apresentou os primeiros sintomas do novo coronavirus nos 15 e 16 de março, no dia 22 deu entrada no Hospital Santo Agostinho onde ficou internado, e no dia 26 foi transferido para o Hospital Regional e no último dia 30 foi intubado.
No último sábado colegas de farda e familiares chegaram a ser reunir em frente a unidade hospitalar, onde fizeram uma corrente de oração pela recuperação da saúde do militar, que completou 47 anos de idade ontem.
Natural de Belém o tenente coronel Paulo Vinícius estava há dois anos à frente do Comando da Unidade do 9º Grupamento Bombeiro Militar de Altamira. Colegas de trabalho estão de luto pela perda do seu comandante.
O corpo de Paulo Vinicius continua no Hospital Regional e será sepultado nesta terça-feira.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
Foto: Acervo do Corpo de Bombeiros de Altamira

Japão teme que variantes da Covid-19 provoquem quarta onda antes da Olimpíada


Há circulação de variantes que parecem ser mais infecciosas e podem ser resistentes a vacinas, que ainda não estão amplamente disponíveis no Japão.
Autoridades de saúde do Japão disseram que têm receio de que variantes do coronavírus estejam impulsionando uma quarta onda da pandemia no país, a apenas 109 dias da Olimpíada de Tóquio.
As variantes parecem ser mais infecciosas e podem ser resistentes a vacinas, que ainda não estão amplamente disponíveis no Japão. A situação é pior em Osaka, onde as infecções atingiram recordes novos na semana passada, levando o governo regional a adotar medidas direcionadas de lockdown durante um mês a partir desta segunda-feira.

Prefeito Nélio Aguiar solicita inclusão dos profissionais da Educação no grupo prioritário da vacinação


O prefeito Nélio Aguiar solicitou ao Governo do Estado a inclusão dos profissionais da Educação no grupo prioritário da Campanha de Vacinação contra a covid-19.
Em Santarém, as aulas da rede municipal de ensino continuam suspensas desde março de 2020, quando foi assinado o Decreto Municipal Nº 095/2020. No entanto, a vacina já é uma realidade e o município iniciou a imunização de sua população no dia 19 de janeiro de 2021.
“A imunização dos profissionais da Educação é uma esperança para se planejar a retomada das atividades escolares presenciais”, argumentou o prefeito Nélio Aguiar, que assinou o pedido.

Cantor gospel é encontrado morto amarrado em árvore na Grande Curitiba


Um cantor gospel foi encontrado morto em uma estrada rural de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, no domingo (4). De acordo com a Polícia Militar (PM), Oziel Rodrigues de Oliveira, de 43 anos, estava amarrado a uma árvore com uma corda nas mãos.
No local, a polícia encontrou outra vítima também amarrada, ao lado do cantor. A identidade do jovem não foi divulgada, apenas que ele tinha 19 anos.
Segundo a PM, os dois tinham marcas de tiros por arma de fogo na região do rosto. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal (IML) de Curitiba.

Vírus da Covid fica três dias no carro: mantenha a higiene e proteja sua família


Álcool gel, máscara, isolamento social. Embora tudo isso já faça parte do novo normal, a limpeza dos carros também precisa ser feita para evitar o contágio da Covid-19. É que, de acordo com uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – instituição vinculada ao Ministério da Saúde e que atua na área da ciência e tecnologia em saúde na América Latina –, o novo coronavírus pode permanecer por até três dias, ou 72 horas, em superfícies metálicas e plásticas, o que inclui grande área da parte externa dos carros, como a lataria e os espelhos.

Novo decreto flexibiliza medidas restritivas contra covid-19 em Altamira


O Decreto 214/2021 começa a vigorar à 00h00 de desta segunda-feira, 5, e durará até às 23h59 do dia 21.
O município deAltamira, no sudoeste paraense, vai flexibilizar as medidas restritivas no combate à covid-19 do Estado. O comércio vai funcionar normalmete a partir de hoje, até o dia 21. De acordo com reportagem do Xingu 230, representantes do comércio se comprometeram em fiscalizar o cumprimento de todos os protocolos de segurança sanitária, em todos os estabelecimentos.
O Decreto 214/2021 começa a vigorar à 00h00 de desta segunda-feira, 5, e durará até às 23h59 do dia 21, podendo ser revisto a qualquer tempo, de acordo com a evolução epidemiológica da covid-19 no Município de Altamira, com o percentual de isolamento social, taxa de ocupação de leitos hospitalares e nível de transmissão do vírus entre a população ou ainda publicações de normas federais ou estaduais mais restritivas.

Na Páscoa, Paysandu toma chocolate do Remo na Curuzu: 4 a 2


Leão vence o clássico e aumenta mini tabu sobre o rival
No clássico entre Paysandu X Remo disputado na Curuzu, o Remo bagunçou a casa do vizinho em pleno domingo de Páscoa e venceu o Re-Pa 760 por 4 a 2, neste domingo (4) e mantém os 100% de aproveitamento no Parazão 2021.
Com dez minutos de jogo, a rede já estava balançando na Curuzu: aos quatro minutos o atacante Dioguinho recebeu no canto e abriu o placar para o Leão, porém na jogada seguinte, o Papão empatou o clássico com gol de Nicolas de bico, na saída do goleiro.
Aos 12 minutos, o time azulino voltou a ficar na frente do placar com o atacante Lucas Tocantins, que contou com um frango do goleiro bicolor Victor Souza e sete minutos depois, o Leão marcou mais um com o volante Lucas Siqueira após cruzamento pela esquerda.
Ainda na primeira etapa, o Paysandu assustou no chute de Ruy, enquanto que Victor Souza evitou o gol de Felipe Gedoz para o Remo, no fim do primeiro tempo.
Na etapa final, o Paysandu perdeu pênalti com Marlon e tomou o castigo: em cobrança de escanteio, o zagueiro Rafael Jansen chutou forte rasteiro para marcar o quatro do Remo. 
O time azulino ainda teve chances para ampliar: primeiro com Dioguinho que parou no goleiro bicolor, enquanto que Edson Carius entrou em campo e perdeu duas chances defendidas pelo arqueiro bicolor.
O Paysandu descontou aos 31 minutos com Nicolas após cobrança de escanteio. O atacante bicolor assume artilharia do Parazão com quatro gols marcados, porém não conseguiu evitar a derrota no clássico.
A vitória deixa o Remo líder isolado no geral do Parazão com 12 pontos e o Paysandu continua com 7 pontos no grupo A com a primeira posição, porém com a primeira derrota na competição.
Na próxima rodada, o Remo recebe o Independente na quinta-feira (8), enquanto que o Paysandu joga outro clássico: agora será a Tuna na sexta-feira (9), na Curuzu.
VEJA OS GOLS 
 

Filhos são avisados sobre a morte da mãe no enterro do pai

A morte do aposentado Antônio ocorreu menos de 24 horas antes do óbito de sua esposa. Ele foi sepultado no sábado (3); ela, no domingo de Páscoa.

Antônio foi internado no dia 15 e, Francisca, dois dias depois, ambos no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em Brasília.
“Amédica falou que fez de tudo para salvar os dois, porque viu esse amor e cuidado entre eles e a família. Os filhos, o genro, a nora, os netos, todos se prontificaram a cuidar até o último momento”, relata a auxiliar de limpeza Lucineide Nunes, 26 anos, filha de Antônio Nunes, 67 anos e Francisca Nunes, 54.