quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Lewandowski manda MPs estaduais agirem contra pais antivacina


Despacho assinado pelo ministro Ricardo Lewandowski, do STF, determina que todos os Ministérios Públicos estaduais e do Distrito Federal atuem contra pais que não vacinarem crianças contra o coronavírus.

“Oficie-se, com urgência, aos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal para que, nos termos do art. 129, II, da Constituição Federal, e do art. 201, VIII e X, do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990), empreendam as medidas necessárias para o cumprimento do disposto nos referidos preceitos normativos quanto à vacinação de menores contra a Covid-19”, diz Lewandowski.

Homem se pendura na janela de ônibus após motorista não parar depois de acidente em Ananindeua



Na tarde desta quarta-feira, 19, um homem ficou pendurado na janela de um micro-ônibus no KM05 da Rodovia Br-316, próximo à rua Ricardo Borges, em Ananindeua. De acordo com as primeiras informações, a confusão aconteceu após o micro-ônibus bater no carro de passeio na via e não parar o veículo.

Rússia e Ucrânia podem entrar em guerra ‘a qualquer momento’, diz Casa Branca



A Casa Branca afirmou, na terça-feira (18), que a Rússia está em condições de lançar um ataque armado contra a Ucrânia “a qualquer momento” e alertou que a situação atual é “extremamente perigosa”.

A afirmação partiu da porta-voz do governo dos Estados Unidos, Jen Psaki, que disse em sua coletiva de imprensa diária que, neste cenário, “nenhuma opção está fora da mesa” para os EUA caso a Rússia decida invadir o território ucraniano.

Faustão testa positivo e se afasta das gravações na Band



Após se submeter a exames de rotina, neste início de semana, e todos com resultados muito bons, Fausto Silva testou positivo para o Covid na manhã desta quarta-feira.

Assintomático, está bem disposto e não sentindo absolutamente nada, mas será obrigado a cumprir o isolamento regulamentar.

Guarda Municipal denuncia que é obrigado a trabalhar mesmo após testar positivo para covid-19 em Belém



Na tarde desta quarta-feira, 19, agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB) denunciaram o descaso com os guardas da corporação. Os denunciantes relatam que os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são de baixa qualidade e o mais absurdo, os agentes trabalhando normalmente, apesar de testarem positivo para a covid-19.

Na denúncia, um agente da GMB aparece em imagens que teriam sido gravadas dentro da instituição. O guarda aparece em pé, com um exame positivo para a covid-19 e afirma que apesar disso, precisa estar trabalhando ativamente.

Robinho é condenado em última instância a nove anos de prisão por estupro



CONDENADO! A Corte de Cassação de Roma, última instância da justiça italiana, rejeitou o recurso apresentado pelo atacante Robinho e por Ricardo Falco, amigo do jogador, e confirmou a condenação dos dois a nove anos de prisão por violência sexual de grupo contra uma mulher albanesa numa boate de Milão, em 2013. A sentença é definitiva, não cabe mais recurso, e a execução da pena é imediata.

Prefeitura de Santarém investiu R$ 12 milhões em alimentação escolar no ano de 2021



No ano de 2021, mesmo com a pandemia e suspensão das aulas presenciais, a Prefeitura de Santarém manteve o compromisso de fornecer alimentação escolar de qualidade tanto aos alunos da Rede Municipal quanto aos alunos do estado que são atendidos pela prefeitura através de parceria com o Governo do Pará. Ao todo, R$12.181.371,92 (doze milhões, cento e oitenta e um mil, trezentos e setenta e um reais e noventa e dois centavos) foram investidos na alimentação escolar.

Anvisa avalia liberação do autoteste de covid nesta quarta-feira



Na tarde desta quarta-feira, 19, a Anvisa vai avaliar e votar o pedido do Ministério da Saúde, feito na semana passada, para liberação e venda dos autotestes de covid em todo o Brasil. A votação está prevista para acontecer a partir das 15h.

O autoteste é um exame rápido de antígeno que pode ser feito pela própria pessoa no ambiente doméstico, sem necessidade de ir à locais como farmácias, laboratórios ou hospitais.

Suposto atentado em escola na Pedreira assusta alunos e PM realiza vistoria



A Polícia Militar (PM) realizou uma visita técnica à escola Salesiano do Trabalho, localizada no bairro da Pedreira, em Belém, após mensagens compartilhadas nas redes sociais sobre um suposto atentado.

A diretora da unidade de ensino, Lêda Nunes, tomou conhecimento sobre a situação e acionou uma equipe do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM).

Santarém já registra 14 mortes por Covid-19 em janeiro



Mais duas mortes causadas em decorrência da Covid-19 foram confirmadas em Santarém, no oeste do Pará, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no boletim epidemiológico divulgado diariamente. Com isso, subiu para 14, o número de óbitos em menos de 20 dias neste mês de janeiro. Uma das vítimas é uma mulher de 25 anos, que faleceu no dia 15 de janeiro. A segunda foi um homem de 50 anos, que faleceu no último dia 14.

Este mês, conforme levantamento feito pelo Portal OESTADONET, foram registrados nos boletins divulgados pela Semsa, desde o último dia 2 de janeiro deste ano, 20 óbitos, dos quais seis ocorreram ainda em dezembro de 2021, e 14 este ano.

Polícia prende jovem com 7 Kg de drogas em embarcação no porto de Santarém


Uma mulher de 22 anos foi presa, na noite de terça (18), após ser pega transportando cerca de 7 quilos de drogas em uma embarcação em Santarém, no oeste do Pará. O caso aconteceu no Porto da cidade.

O flagrante foi feito pelo chefe de operações da Polícia Civil, Hélio Rêgo, após a polícia receber uma denúncia anônima sobre a chegada da droga na cidade.

Corpo de PM é encontrado boiando em canal de Belém



Moradores do bairro do Jurunas encontraram na manhã desta quarta-feira, 19, o corpo de um homem boiando no canal da Quintino, na Travessa Quintino com a Avenida Roberto Camelier.

A vítima foi identificada como Jorge Viana da Gama, de 63 anos, soldado reformado da Polícia Militar do Pará. Um morador que passava pelo local foi quem avistou o corpo boiando no canal.

Em Manaus, marido mata o amante e deixa mulher em estado grave baleada


Um caso que aconteceu em Manaus, capital do Amazonas, onde o marido matou o amante da mulher com tiros enquanto os dois estavam no carro, ainda no local o amante da mulher acabou morrendo em decorrência do tiro e a mulher ficou gravemente ferida, sendo levada para o hospital com uma bala no braço.

Novo medicamento à base de Cannabis é liberado pela Anvisa; conheça a lista dos 11 já aprovados


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou ontem, 18, a aprovação do décimo medicamento no país à base de Cannabis. A medida já foi publicada no Diário Oficial da União.

Segundo a agência, o medicamento que estará disponível sob a forma de solução em gotas e é fabricado na Colômbia, será importado e distribuído no Brasil como produto acabado e pronto para uso.

Paysandu pretende entregar o primeiro campo do CT ainda neste primeiro semestre



A diretoria do Paysandu estipulou um novo prazo para entregar o primeiro campo do Centro de Treinamentos do clube, que fica localizado no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua. Segundo o presidente Maurício Ettinger, a conclusão do primeiro campo deve acontecer em até 40 dias após amenizar o período do inverno amazônico, que vai até meados de abril.

A informação foi revelada durante o encontro com a imprensa na última segunda-feira. Maurício Ettinger afirmou que as obras não foram paralisadas, mas sim diminuíram o ritmo por conta do alto índice de chuvas que vem caindo na região metropolitana de Belém neste início de ano.

Vice-prefeito que incentivou protesto violento contra operação antigarimpo no Pará é condenado a prisão



A Justiça Federal condenou a quatro anos e um mês de reclusão o vice-prefeito de Jacareacanga (PA), Valmar Kaba Munduruku, por ele ter sido um dos líderes de um protesto violento contra operação realizada em maio de 2021 para combate à mineração ilegal no município.

Na manifestação, garimpeiros ilegais invadiram a base da operação e atiraram rojões, pedras e pedaços de pau na direção dos agentes públicos e dos helicópteros utilizados pelas forças de segurança, deixando dois policiais feridos.