quarta-feira, 24 de maio de 2023

Operação da PF combate fraudes em licitações na gestão de Claudomiro Gomes em Altamira

A Polícia Federal (PF) cumpriu 4 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), no âmbito da operação Optimus. O objetivo é avançar na investigação dos crimes de fraude em licitações na Prefeitura de Altamira, gestão do prefeito Claudomiro Gomes (PSB).
O esquema envolvia compra de peças e contratação de serviços para manutenção preventiva e corretiva da frota de veículos das secretarias municipais de Altamira. Em 2021 e 2022, período investigado, o prejuízo ao erário público pode ter sido de até R$ 5 milhões.

Vinte e oito policiais federais foram mobilizados para realizar as buscas em 8 alvos diferentes, todos particulares, na zona urbana de Altamira. Foram apreendidos aparelhos eletrônicos e documentos, que serão usados para auxiliar no esclarecimento dos fatos.Agente da PF que participou da operação deflagrada hoje em Altamira
Os 8 investigados foram intimados para depoimento na sede da Polícia Federal em Altamira, ainda nesta terça-feira. Até o momento, não houve prisões.
Os suspeitos podem responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, lavagem de capitais, além de corrupção ativa e passiva, com penas superiores a 20 anos de reclusão.Busca e apreensão na casa de um dos suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção
O nome da operação se refere ao Optimus Prime, um personagem da franquia de filme Transformers que se transforma de veículo em um robô humanoide. A referência é porque o valor pago pelas peças na licitação era desviado para finalidades ilegais.
Informações: Comunicação da Polícia Federal

Nova eleição: Guto Touta do PSC eleito presidente da Câmara de Rurópolis

Chapa 02 denominada união continua foi a vencedora por um total de 8 votos a 5

Aconteceu na manhã dessa quarta-feira (14), Sessão Extraordinária para realizar ELEIÇÃO dos membros da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos desta casa de Leis durante o Biênio 2023/2024, a sessão fez se necessária em cumprimento a DECISÃO JUDICIAL prolatada pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Rurópolis, em 15/05/2023, que anulou a eleição da Mesa Diretora eleita em 15 de fevereiro de 2023.
Seguindo o rito o então presidente provisório Anderson Guimarães suspendeu a sessão por 15 minutos para a formação das chapas e impressão de cédulas de votação. A votação foi publica do tipo nominal, 2 chapas foram formadas e após os 15 minutos de recesso iniciou a votação, a chapa 02 denominada união continua foi a vencedora por um total de 8 votos a 5, a chapa tinha como presidente: Guto Touta (PSC), vice-presidente: Anderson Guimarães Pinto (MDB), primeiro secretário: Jonas Lourenço (PT), segundo secretário: Elivaldo Conceição da Silva (MDB).