sexta-feira, 26 de agosto de 2022

São de Altamira o candidatos mais jovens e mais velhos a disputar um cargo nas eleições 2022 no Pará

Salomão e Loudes Farias sãos os candidatos mais novo e mais velho nessa eleição no Pará. Anbos sãos de Altamira 

Com mais de 500 candidatos aos cargos de
Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador e Governador (incluindo os vices), a corrida eleitoral no Pará possui novos personagens. Segundo a tendência nacional, além de representatividade de gênero e em outros segmentos, a expressão de candidatos representando diversos grupos etários também ganham destaque e refletem anseios por mudanças.

Perfis etários dos candidatos

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maior parte dos candidados que concorrem a um cargo público nas eleições deste ano possui entre 40 e 54 anos, correspondendo a 49,51% de todos os candidatos, com sua maior expressão entre os grupos de 40 a 44 anos e também de 50 a 54 anos, com 16,57% dos candidatos, enquanto o grupo entre 45 a 49 anos possui uma ligeira queda, mas dentro da média, concentrando 16,37% dos candidatos.

Veja a seguir quem é o candidato mais jovem e a candidata mais velha a entrar na disputa deste ano:

Nascido no dia 27 de novembro de 2001, Gabriel Salomão, cujo nome completo é Higor Gabriel Santos Costa, nascido em Altamira á o candidato mais jovem a disputar as eleições deste ano. Concorrendo ao cargo de Deputado Estadual pelo MDB, o empresário possui R$630.000,00 reais declarados no TSE, correspondentes ao valor de um imóvel e fundos financeiros.

Nascida em Altamira no dia 07 de junho de 1941, Lourdes Farias, cujo nome completo é Maria de Lourdes Pereira de Farias é a candidata mais velha a disputar as eleições deste ano. Concorrendo ao cargo de Deputada Federal pelo PDT, a técnica de enfermagem possui bens declarados no valor de R$230.000,00 correspondente a uma casa.

Idade Mínima

Um dos critérios de elegibilidade do TSE fundamentais tanto para concorrer a um cargo público, como para assumir ao cargo, se eleito, corresponde a idade mínima: para Presidente, Vice-presidente e Senador é necessário ter, pelo menos, 35 anos; já para os cargos de Governador e Vice-governador, a idade mínima é 30 anos. Por outro lado, para assumir uma vaga como Deputado Federal, Deputado Estadual, Prefeito ou Vice-prefeito é necessário ter, pelo menos, 21 anos.

Candidaturas por idade

Em nível nacional e local, os perfis dos candidatos paraenses ‘extremos’ no pleito deste ano seguem as tendências de candidatos nacionais e também a própria estimativa de projeção de envelhecimento da população, atualizada pelo IBGE.

Os candidatos mais jovens como Gustavo, que se enquadram na faixa etária de 20 e 29 anos representam 4,81% do perfil nacional, enquanto os candidatos acima de 80 anos como Lourdes correspondem a 0,34% dos dados nacionais. Relembrando que todas as candidaturas mencionadas de forma nominal ou em dados ainda estão em processo de apreciação pela Justiça Eleitoral. Logo, podem ser deferidas ou não.

Veja a seguir o perfil de candidaturas por idade no Pará considerando os principais grupos; candidatos mais jovens, mais velhos e faixa etária que forma a maioria