terça-feira, 4 de agosto de 2009

ESMAGAMENTO DOS MUNICÍPIOS

Município de Placas sofre com a falta de repasse do Estado E QUEDA DO FPM

“Se já não bastasse a queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), imposta pelo governo Lula, agora Placas, vem sofrendo com a falta de irresponsabilidade do governo do Estado”.

O município está desde janeiro sem receber o AIHS do hospital, verba referente à internação que é uma obrigação do governo do Estado.
Ou seja, são 5 meses sem receber o recurso. A situação só não é pior porque o próprio município vem se responsabilizando para não deixar os internos em situação difícil.
A falta de repasse do Estado já vem causando transtorno aos internos, que muitas das vezes ficam sem a alimentação.
O Blog do Xarope conseguiu descobrir que o Estado falta repassar um montante de R$- 270 mil reais ao município de Placas.
Moradores do município afirmam que o caso é sério. Apesar da grave situação, até o momento nenhum vereador, e nem mesmo o prefeito Negão Brandão denunciou a situação.
Esmagamento: Uma outra situação gravíssima e que vem causando sérios prejuízos ao desenvolvimento de Placas, é quanto a queda excessiva no FPM- Fundo de Participação dos Municípios.
É o chamado esmagamento dos municípios, imposto pelo governo de Luis Inácio Lula da Silva. O fato tem deixado os gestores de calça curta diante da população.
“Os recursos só têm dado para pagar parte das parcelas de folha de pagamento, dispara o prefeito de Placas Negão Brandão”.
Negão afirmou que o concurso foi para 413 vagas, além de que o ex-prefeito deixou efetivados 554 funcionários. No entanto a Lei de Responsabilidade Fiscal visa que tem que ser apenas 54% para ser aplicados nos funcionários.

No mês de junho entrou 1.555,810,54 bruto, e foi estornados 220.453,12, sendo que ficou um montante de 1.335.357,42.
Este mês o liquido no FPM ficou em torno de 642.000,00.
O município fica localizado na região da transamazônica e a cerca de 300 quilômetros de Santarém.

RONDÔNIA


Governador IVO CASSOL incentiva a produção de carvão ecológico


O governador Ivo Cassol, recebeu na Residência Oficial o inventor de uma máquina que produz carvão sem agredir o meio ambiente. O protótipo, denominado de destilador de madeira para a produção de carvão, foi objeto da tese de doutorado do engenheiro químico Carlos Augusto Xavier, que veio de Santarém (PA) para fazer a demonstração, pela primeira vez em todo país, de seu invento ao Governo de Rondônia. Na oportunidade também esteve presente o empresário Luis Carlos Tremonte e o ex-prefeito de Novo Progresso Tony Fábio. ( Foto).
Ivo Cassol disse que a invenção veio em boa hora. Porque além de produzir carvão sem agredir o meio ambiente, vai dar um destino útil à madeira que está sendo retirada das áreas em torno das usinas.
Outra vantagem dessa máquina é que vem ao encontro dos nossos objetivos, que é o de gerar renda e emprego no pós-usinas, onde muitas pessoas ficarão desempregadas, declarou Cassol.