terça-feira, 29 de março de 2016

Avião egípcio sequestrado segue para o Chipre.

Avião egípcio sequestrado segue para o Chipre (Foto: Divulgação/EgyptAir)Um avião da companhia aérea EgyptAir, que viajava entre Alexandria e Cairo, foi sequestrado na manhã desta terça-feira (29). Desviada de sua rota, a aeronave pousou no Chipre, entre receios de um novo atentado na região.
Durante as negociações para a soltura dos reféns, o governo do Chipre anunciou, no entanto, que o sequestro do avião não estava relacionado ao terrorismo.

Tentativa de privatização do Lago do Maicá ganha novo capítulo.

Reunião sobre a privatização do Lago do MaicáNa tarde de segunda-feira (28/03), iniciou-se um novo capítulo da tentativa de privatização do Lago do Maicá, em Santarém, oeste do Pará, para entregá-lo às empresas privadas, destruindo o meio ambiente, acabando com a renda de, pelo menos, 400 pescadores e sem que nada seja assegurado em retribuição à população de Santarém.

Coordenador que permitiu entrada de garota em presídio será exonerado.

Centro de Recuperação Penitenciária do Pará IIO coordenador de segurança Emerson Luis das Neves, que confessou ter recebido dinheiro para permitir a entrada de uma garota de 14 anos no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Isabel, Região Metropolitana de Belém, será exonerado do cargo. Ele foi preso e responderá por corrupção passiva, de acordo com informações divulgadas em coletiva nesta segunda-feira (28). A exoneração deve ser divulgada na terça-feira (29), no Diário Oficial.

Altamira é a 8ª cidade mais violenta do Brasil.

Município do Xingu superou Belém em violênciaA microrregião de Altamira, no sudoeste do Pará, ocupou a oitava colocação no Brasil na taxa de homicídios em 2014, quando foram registradas 71,7 mortes por cada grupo de 100 mil habitantes. A microrregião de Altamira, que engloba os municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu é mais violenta até que a capital, Belém (20ª), com taxa de 60,1. É o que revela o Atlas da Violência 2016, divulgado esta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
De acordo com o estudo, em 10 anos – de 2004 a 2014 – houve um crescimento de 93,5% na taxa de homicídios no Pará (6° mais violento). Em números de homicídios, o acréscimo, no mesmo período, foi de 126,5%, passando de 1.522 registros para 3.447 – quase 10 assassinatos por dia. No entanto, a pesquisa aponta que o Estado tem reagido nos últimos anos, com queda de 8% na taxa de homicídios entre 2010 e 2014, e de 1,2% entre 2013 e 2014. Em números absolutos, os resultados são mais tímidos. Foram 98 homicídios a menos (-2,76%) na análise do período de quatro anos e o aumento de cinco casos no intervalo dos últimos dois anos analisados.
De acordo com o levantamento, o Pará é o Estado que apresenta o maior número de microrregiões na lista das vinte mais violentas do País. É o caso de Altamira, na oitava posição, com taxa de 71,7 homicídios a cada 100 mil moradores; Parauapebas (11ª), com taxa de 70,1; Marabá (13ª), com taxa de 64,8; e Belém (20ª), com taxa de 60,1. Nesse ranking, a aglomeração urbana de São Luís e de Fortaleza aparecem como as mais violentas do País, com taxas de 84,9 e 81,1 respectivamente. Cotegipe, na Bahia, aparece como a mais pacífica, com média de 1,8 para cada 100 mil.

Fonte: oxingu.com