segunda-feira, 30 de março de 2015

Comunitários revoltados pedem desativação do " Lixão da Perema"


Revoltados com o descaso do Governo Municipal de Santarém, comunitários interditam Rod Curua-Una e pedem desativação do "Lixão do Perema", em virtude do mesmo esta contaminando o lençol freático e causando danos ao meio ambiente e a saúde dos moradores e pescadores do Lago do Maicá.
Segundo os comunitários a contaminação atinge desde a Comunidade do Diamantino
até a Comunidade de Santana do Ituqui, principalmente com o "estouro" da barragem de chorume que levou forte contaminação ao Rio Maicá e ao lago que leva o mesmo nome.
Existe relatos que crianças estã
o deixando de irem para as aulas em virtude de problemas de saúde gerados pelo Lixão do Perema, assim como pelo fedor insuportável exalado pelo lixão.
A Prefeitura de Santarém, através dos Secretarios Nélio Aguiar (Planejamento), Podalirio (Meio Ambiente), Rosinaldo Colares (SEMAP), Edilson Pimentel (SEMIFRA), reuniu com lideranças comunitárias e o advogado do Movimento, Dr. Hiroito Tabajara, buscando uma solução para o impasse. Por parte da prefeitura é exposto que não existe solução imediata para o problema, já os comunitários afirmam que o Lixão do Perema deve ser definitivamente desativado.

Enganação de Simão Jatene deixa aliados indignados em Santarém


O que tem de gente revoltado com as enganações do governador Simão Jatene e seus subordinados, não está no “gibi”, como se diz na gíria do paraense.
Vereador Dayan Serique mais uma vítima de Simão Jatene
Se fosse enumerar, só a quantidade de prefeitos e outros políticos aliados ao tucano, já era o suficiente para se ter o entendimento.
Educação: Estuda
ntes, familiares, professores, diretores e demais funcionários e colaboradores da área de educação vivem um dilema no Estado do Pará. Escolas com risco de desabamento, falta de concurso público para preenchimento de vagas e corte no salários dos professores viraram tema de manchetes dos principais jornais do Pará, nos últimos meses.
Esse balaio de gato patrocinado pelo governador chegou ao limite para vereador Dayan Serique (PPS), um dos seus principais aliados na região Oeste do Pará, o que resolveu fazer duras críticas ao tucano de bico “roxo”.
Referindo-se ao descaso do governo estadual com relação ao não pagamento do piso nacional de salário aos professores, o vereador Dayan Serique fez a seguinte declaração: “Sou professor e vereador”. Dayan acrescenta que na hora em que o Governador não dialoga com a classe dos professores, não realiza concurso, não investe nas escolas e nã
JK outro que já está arrependido
o dá condição de trabalho, torna-se responsável pela greve dos professores.
Segundo Dayan, a greve dos professores da rede estadual já está oficializada desde a última sexta-feira, 20, em Belém, e começou na quarta-feira, 25, em Santarém.
Além de Santarém, os professores decidiram a paralisação da categoria em todo o Estado, onde a greve é contra o governo de Simão Jatene (PSDB), contra o fechamento de salas de aula e melhoria. O Pará é o terceiro Estado com comando tucano com a educação em caos, acompanhando São Paulo e Paraná. 
Em nota publicada nas redes sociais, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp) afirmou que a ampla maioria dos trabalhadores votou a favor da suspensão das atividades, como forma de pressionar “os cortes de Jatene” sobre o salário dos professores. 
Segundo a categoria, os professores sofrem “redução salarial com implementação da lotação 2015, imposta pela Seduc, além de permanecer sem previsão para o pagamento do piso nacional”. 
Além do pagamento, outros pontos também estão sendo cobrados pelo movimento grevista, como a falta de segurança nas escolas, falta de infraestrutura dos prédios escolares, implementação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e modulação do ensino. 
NEGOCIAÇÃO - A falta de uma negociação séria e eficaz por parte do governo, na pessoa do secretário Helenilson Pontes e do governador Simão Jatene, perante a pauta do Sindicato levaram Santarém a optar pela greve. 
Dentre as demandas estão: o não pagamento do Piso Salarial Nacional e a falta de portaria de lotação 2015 e junto à orientação da SEDUC para que os professores fossem lotados apenas com no máximo 150 horas d
e regência, levando com isso à diminuição de salários. O Sindicato entende que o servidor tem direito de ser lotado em 200 horas de regência e, que o direito está expresso no acordo assinado no fim da greve de 2013 pelo governo, e também está na Lei da Jornada e aulas suplementares (nº 8.030/2014).
Até mesmo o blogueiro Juscelino Campos, o famoso JK que levantou a bandeira do governador na última eleição vem metendo a “Ripa”.
“A nossa intenção era que Simão Jatene revisse os danos causado a nossa região, e desse continuidade as obras inacabadas, principalmente as da educação, a do ginásio e do estado Colosso do Tapajós”, arrematou o blogueiro arrependido.
O barborixá Pai Clodomilson de Ogun garante que o drama de Santarém com a região ainda vai demorar muito. " As cartas anunciam dias negros para a região, e principalmente para o povo de Santarém", prevê o pai de santo.  

Paysandu passeia no Mangueirão, faz 3 a 1 contra o rival Clube do Remo

Paysandu vence Remo com folga (Foto: Mário Quadros)
O Paysandu arrasou o Clube do Remo no primeiro Re-Pa oficial de 2015, válido pela quarta rodada do returno do Campeonato Paraense. A vitória por 3 a 1, num jogo em que o time bicolor poderia até ter goleado o rival, guinou o Papão à vice-liderança do Grupo A2, enquanto o Leão perdeu a sequência de nove jogos sem derrota e começa a sentir a ameaça de não se classificar para o quadrangular final.

Capeta faz estrago sangrento no final de semana m Itaituba

"A violência no município de Itaituba no oeste do estado esta passando do extremo. Este final de semana foi tomado por uma onda de violência".
Foram 04 mortes
registradas na delegacia de polícia, todas com requintes de crueldade.
A primeira aconteceu na tarde de sexta feira, 27, na 22ª Rua com a Rodovia Transamazônica, onde um ex- presidiário foi morto com 03 tiros na cabeça, na noite de sábado, 28, um casal também morto a tiros na comunidade Campo Verde km 30 e na manhã deste domingo, 29, foi encontrado por populares o corpo de um servidor da Câmara Municipal morto com várias perfurações pelo corpo.
O corpo d
e Asbel Anério da Silva Vidal que era servidor da Câmara Municipal de Itaituba foi encontrado as margens da Rodovia Transamazônica na altura do km 07, próximo a entrada da estrada de barreiras. A vítima tinha mais de 15 perfurações pelo corpo ocasionadas por arma branca tipo (Faca). Segundo informações a vítima nas horas vagas trabalhava como moto-táxi para aumentar sua renda e possivelmente foi atraído por um suposto passageiro. Umas das linhas de investigação da polícia é de latrocínio (roubo seguido de morte) devido à moto da vítima ter sido levada.Pelo que se tem notado, até a polícia tem perdido o controle sob a violência. No ano passado Itaítuba ficou entre as 5 cidades com maior números de assassinatos no Pará.
Tentamos localizar o Superintendente da Policia Civil Jardel Guimarães, porém não conseguimos localiza-lo.