quarta-feira, 31 de agosto de 2011


Fenômeno do voto 77
Tapajós e Carajás: Inicia uma correria nos cartórios eleitorais
Já está no livro da VIDA: Santarém a futura CAPITAL
Com a aprovação do plebiscito sobre a divisão do Pará em outros dois estados – Estado do Tapajós e Carajás – iniciou-se uma correria nos cartórios eleitorais do Estado. Desde que o Congresso Nacional aprovou a proposta, em maio deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) já registrou mais de 18,3 mil pedidos de mudança do domicílio eleitoral. Destes, 7.137 vieram de outros estados da federação. Parauapebas, Belém e Marabá, respectivamente, foram os municípios que mais puxaram esse fluxo migratório.
Para se ter uma idéia do fenômeno, o município de Parauapebas, no sudeste paraense, que de janeiro a abril vinha apresentando uma média de 123 pedidos de transferências eleitorais de outros estados, por mês, registrou, em maio, 321 solicitações. No mês seguinte, foram 201 pedidos, atingindo o ápice em julho, quando foram cadastrados 347 outros novos eleitores. Ao todo, no primeiro semestre deste ano, foram contadas 1.363 transferências eleitorais de outras unidades da federação, o equivalente a 68,1% da demanda migratória feita para
aquele município.
Temos de convencer em nossas casas, em nossas ruas, em nosso quarteirão, em todas as nossas cidades e mostrar aos nossos irmãos da capital que essa não é uma ação contra eles e sim uma ação pelo bem da coletividade na qual eles também podem ganhar com o Pará remanescente.
Juntemos nossas forças e nossos argumentos. Pelo futuro do Estado do Tapajós e pelo de nossos filhos e filhas: pelo bem do povo da Amazônia.
A criação do Estado do Tapajós e Carajás será o maior projeto de desenvolvimento na Amazônia.

Princesinha do Tapajós

FILME SOBRE FORDLÂNDIA ESTA SENDO EDITADO NA ALEMANHA

EQUIPE DE FLORIAM EM CENAS DO FILME
Cenas para o filme sobre Fordlândia que foram gravadas no més de Junho pela equipe do cineasta Floriam Pfeiffer,Alemão,que reside a muitos anos no Brasil no Rio de |Janeiro,já esta sendo editado.A edição do filme esta sendo feita na Alemanha pela Diretora de cinema Cristiane Broil-Von Schwind,ela que também participou das filmagens que aconteceram na vila de Fordlândia,a equipe de Floriam chegou em Fordlândia no dia 22 de Junho e retornou no dia 03 de Julho,levando na bagagem a historia viva da cidade que é considerada a Princesinha do Tapajós.
Nossa reportagem conversou com a Diretora do filme pela internet que falou que já esta trabalhando na edição do filme que segundo ela será um sucesso,o final da edição esta previsto para o final do ano,onde o filme sera apresentado em programas de TV aberta na Alemanha e também em Países que dominam o idioma Alemão.
Por Elias Junior 

Sairé 2011

Prefeita Maria do Carmo apresentou programação do Sairé


Prefeita Maria do Carmo apresenta programação do Sairé
Foi anunciado hoje pela manhã, durante uma entrevista coletiva, a programação oficial do Sairé 2011, festa popular com mais de 300 anos de história e tradição que passa de geração a geração. “É uma festa colorida com ritos religiosos, procissões e festival encantador de disputa folclórica entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa. Nosso governo tem investido desde 2005 em Alter do Chão com trabalhos permanentes na vila. Fazemos isso por amor ao lugar e por respeito ao povo e neste ano, não é diferente”, disse a prefeita de Santarém, Maria do Carmo.
Juca Pimentel (chefe de Gabinete da prefeita) e Denise Marsala (coordenadora de Ação Social) participaram da entrevista. O Sairé 2011 será realizado no período de 15 a 19 de setembro, de acordo com a programação abaixo:
DIA 15/09 – QUINTA-FEIRA

BABACA


SEM MORAL
Zenaldo Coutinho declara guerra ao Estado do Tapajós
Ele é o articulardor de JATENE e acaba de deixa a secreataria de estado. A finalidade é se dedicar exclusivamente a luta contra a emancipação de Tapajós e Carajás

O inimigo número 1 do Estado do Tapajós, Zenaldo , deputado federal licenciado, deixa o governo Jatene e declara guerra ao Estado do Tapajós.
Ele pediu exoneração do cargo de secretário especial (Proteção e Desenvolvimento Social) do governo Simão Jatene, para se dedicar full time à campanha do “NÃO” à emancipação dos Estados do Tapajós e Carajás.
Com a decisão, o parlamentar reassume a sua vaga na Câmara dos Deputados.
Em conseqüência, o 2º suplente do PSDB,
Dudimar Paxiúba, com base eleitoral em Itaituba,
vai deixar o cargo em Brasília.
Zenaldo promete não medir esforço para acabar com o sonho de liberdade , emancipação e desenvolvimento das regiões oeste e sudeste.
Uma luta de séculos não pode ser derrotada por egoísmo e dominação. A luta continua aos que são fortes.
Somente o “SIM” nos libertará e trará ao Estado do Tapajós.

IFPA EM ITAITUBA


PREFEITURA DE ITAITUBA PARTICIPARA DA INAUGURAÇÃO OFICIAL DO IFPA

Prédio do IFPA
No dia 1 de setembro, quinta-feira, a Prefeitura Municipal de Itaituba vai participar da inauguração, oficialmente, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Itaituba. A programação será iniciada a partir das 10 horas na área de convivência do núcleo principal com a cerimônia de Inauguração do prédio. Já a partir das 16 horas haverá a Cerimônia de troca de Posse de Direção, sairá o atual diretor Dr. Juraci Castro para assumir o novo Diretor João Peralta. Para encerrar a programação, haverá um grande show com o Trio Paramar (sertanejo universitario) na frente do núcleo de Itaituba, a partir das 21 horas.
Para o atual Diretor Juraci Castro, que administra desde 2008 o IFPA, “esse é um momento importante para o município, pois se ganha mais uma rede de ensino superior e isso contribui com o desenvolvimento da região”.
Isso também é fruto do ‘Governo do Trabalho’ que não mediu esforços para concretizar grandes investimentos feitos com verbas próprias no bairro Maria Magdalena, onde esta localizado o Instituto, como o asfaltamento de mais de 7Km, incluídos meio-fio e pintura completa da Primeira rua; entrega dos mais de 200 títulos definitivos de terra; implantação e manutenção da iluminação pública de aproximadamente de 100 pontos diferentes; firmação do convênio com o IFPA para que os moradores do bairro fossem atendidos na Unidade de Saúde do Instituto, entre outros.

Valmir vai reeber Comitiva de Mato Grosso
GOVERNADOR DO MATOGROSSO:O prefeito Valmir Climaco receberá a visita, no próximo dia 05 de setembro, o governador do Mato Grosso, Silval da Cunha Barbosa, seu “staff”, empresários mato-grossenses e uma comitiva de empresários chineses.
O séquito, composto de aproximadamente 100 pessoas (estima-se que estarão em 30 camionetes) viajarão por via terrestre pela rodovia BR-163, com o objetivo de conhecer as potencialidades da região.
O objetivo principal dos empresários chineses é estudar a viabilidade de investimento na construção de uma ferrovia ligando Cuiabá a Santarém.
Em Itaituba, a comitiva será recepcionada pelo prefeito Valmir Climaco, que ofertará um almoço aos mesmos, além de fazer a apresentação de um documentário mostrando a potencialidade de investimento nas áreas mineral, agropecuária, florestal, turística, industrial e comercial no município de Itaituba. 
A chegada está prevista para as 12 horas, no Distrito de Miritituba, onde acontecerá o Ato político, e a partir das 14:30 horas a comitiva seguirá para Santarém, onde encerrará sua jornada

PANAMAR NO BOTECO


HOJE TRIO PARAMAR NO BOTECO!!!!vamos lá...

DÚVIDA NO SÃO FRANCISCO

Leão encara Gavião no COLOSSO DO TAPAJÓS

André ou Ricardinho é a duvida de Monte Alegre para definir o São Francisco

O técnico Osvaldo Monte Alegre tem apenas uma duvida em relação ao time para jogo de amanhã  André ou Ricardinho, ele testou um em cada tempo no coletivo de ontem, sendo que André larga na frente nesta briga, ele marcou os dois gols dos titulares no empate com os reservas em 2-2, para o time de baixo os gols foram marcados por Frizzo e Jackinha.
O preparador fisico Roni Lameira deixou o São Francisco, ele comunicou a sua saida aos jogadores logo após a vitoria contra o Time Negra, mas a diretoria azulina só tomou conhecimento, na volta do plantel na terça-feira pela manhã . agora quem vai assumir a preparação fisica azulina é o professor Rangel que vinha trabalhando como auxiliar de Monte Alegre.
Os titulares treinaram com Jatobá -Gean(Marcelo)-Preto Maraba-Alex Carioca e Maurian ;Delson-Diego Carioca-Jonatan(Sidvan) e Michel ; André (Ricardinho) e Rodrigão.
Os resevas Flávio-Alef-Aldair-Alricélio-Jackinha; Alan-Marcelo(Gean) Sidvan(Jonatan) e Frizzo:Ricardinho(André) e Anderson Magrão.
Hoje tem treino recreativo no campo JQ às 16h quando será definida a relação dos jogadores para a partida contra o Gavião, que terá inicio às 20h30. O técnico Osvaldo Monte Alegre vai levar a duvida no ataque até o último momento.
C

CARAVANA DA CIDADANIA

Trairão
Distrito de Bela Vista do Caracol recebe caravana da cidadania

"A caravana da cidadania é um espaço onde você cidadão trairense dispões para participar e exercitar sua cidadania. É um espaço de garantia de dieritos, de interação e socialização".

Prefeito Danilo Miranda
Com o objetivo de promover ações de cidadania junto à população trairense,promover inclusão social através do acesso direto da população junto aos programas,projetos e serviços nas áreas de saúde,educação,assistência social, agricultura,meio ambiente,infraestrutura e etc, a prefeitura municipal de Trairão através da Secretaria de promoção Social(SEMPS), contemplará nos dias 03 e 04 de setembro o Distrito de Bela Vista de Caracol com a caravana da cidadania. No ensejo haverão diversas ações de inclusão social em distintas áreas junto à comunidade dentre as quais, emissão da carteira de identidade,CPF,carteira de trabalho,CAD’único/bolsa família,cartão dignidade,palestras temáticas,espaço lúdico e teatro de fantoches.
Na área da saúde haverá consultas médicas,odontológicas,coleta PCCU,teste glicemia,cartão SUS,teste HIV,vacinação,fisioterapia,palestra DST’S.
Na área da agricultura e meio ambiente haverá orientação técnica, na infraestrutura terá limpeza pública, ITR-Imposto Territorial Rural:Orientação,cadastramento e entrega de declarações.
Na área da educação haverá, palestras com a educação especial,esporte e lazer.
As programações deverão acontecer da seguinte forma, no sábado(03) se iniciará a partir das 13:00h com horário previsto de encerramento para as 18:00h. No domingo(04), os atendimentos começarão a partir das 8:00h da manhã com previsão de conclusão das atividades para as 17;00h
AMBULÂNIA -O prefeito Danilo Miranda fará a entrega de uma ambulancia zero KM aos moradores do Distrito de Bela Vista do Caracol, o novo veículo assim como também uma combi que será entregue para o programa bolsa família do município, serão apresentados aos munícipes no sábado(03) a partir das 18:30, através de uma grande carreata durante a caravana da cidadania que ocorrerá no dias 03 e 04 de setembro no referido distrito.

Simpósio de Informática e Geotecnologia

Simpósio de Informática e Geotecnologia abre inscrição para artigos científicos
No período de 17 a 21 de outubro de 2011, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), realizará o I Simpósio de Informática e Geotecnologia de Santarém (SIGES), evento multidisciplinar que abordará a temática “Tecnologia da Informação e Geotecnologia para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. As inscrições para o evento estão sendo realizadas no endereço eletrônico http://www.ufopa.edu.br/siges2011.
A submissão de artigos científicos inéditos, nas áreas de Informática e Geociências, será aceita até o dia 11 de setembro de 2011. Os artigos devem conter, no máximo, 10 páginas, incluindo figuras e referências bibliográficas. As submissões devem ser no formato do modelo de publicações da SBC e serão revisados por, pelo menos, três avaliadores, no que se refere a: originalidade, relevância, consistência técnica, clareza e apresentação.
Os artigos sobre Informática podem abordar os seguintes temas: Banco de dados, Computação em Nuvem, Computação Gráfica, Desenvolvimento de sistemas, Engenharia de Software, Gerência de Projetos, Gestão da Informação e do Conhecimento, Governança de TI, Inclusão Digital, Informática na Educação, Inteligência Artificial, Modelagem de Sistemas, Qualidade de Software, Realidade Virtual, Rede de Sensores e Aplicações, Redes de Computadores, Redes sem fio, Segurança de dados e Criptografia, Simulação de Sistemas, Sistemas Distribuídos, Sistemas Operacionais, entre outros.
Já os artigos científicos sobre Geociências deverão abordar temáticas como Análise Espacial, Aplicações em Geoprocessamento, Atmosfera, Banco de Dados Geográficos, Cartografia e Fotogrametria, Erosão e Assoreamento (erosão costeira, erosão fluvial, margens de reservatórios e transporte de sedimentos), Geologia Ambiental e Urbana (cartografia geotécnica e geoambiental e riscos geológicos),
Geoprocessamento e Aplicações, Impacto Ambiental, Informação Geográfica (Ciência e Sistemas), Infraestrutura de dados espaciais, Mineração (planejamento, lavra e recuperação ambiental), Monitoramento e Modelagem Ambiental, Petróleo e Gás, Processamento de Imagens, Recursos Hídricos, e Sensoriamento Remoto e Mudanças Globais.
O SIGES conta com a participação de instituições como IFPA, IBAMA, IESPES, INPA, LBA,CEULS/ULBRA, FIT, dentre outras.
Maria Lúcia Morais (Comunicação/UFOPA)

EM DEFESA DO TAPAJÓS

ENVIADA AO XAROPE

Democratas nacional apóiam a emancipação do Estado do Tapajós
O presidente nacional do partido dos Democratas, o senador José Agripino Maia (RN), garante ser a favor da criação do estado do Tapajós. Ele afirma ainda que o estado do Tapajós é uma porta de saída para o mundo. "E a criação desse estado vai viabilizar um estado imenso, que é o estado do Pará com grande dificuldade de governabilidade, dividindo ficará com melhores condições de operar as suas potencialidades", garante.
Na última sexta-feira(26), no seminário estadual dos Democratas em Santarém, coordenado pelo deputado federal Lira Maia, o presidente nacional do partido esteve presente, além do senador líder do DEM no senado, Demostenes Torres (GO) e o deputado federalACM Neto (BA), que é líder do DEM na Câmara dos Deputados.
Para José Agripino, o estado Pará é um estado imenso. É um estado que na verdade precisaria da divisão. "O nosso partido ao lado de Lira Maia que é um dos baluartes da criação do estado do Tapajós, já tomou através do senador Demostenes, que foi relatar da matéria no senado, já tomou uma posição favorável à divisão do estado em três partes, mas fundamentalmente da parte do Tapajós que é uma área agrícola de grande perspectiva no futuro", assegura.
Para ACM Neto, a criação do estado do Tapajós irá permitir maior desenvolvimento da região. "Demos o maior apoio para aprovar o plebiscito na Câmara Federal t e o Democratas eve um papel importantíssimo. A população do Pará majoritariamente votando sim no plebiscito, depois nós vamos ter que aprovar a lei complementar e isso será feito sem nenhuma dificuldade", garante.

Corrigindo o Xarope


Das bandas de "Castelo de Sonhos"
Fernando Firmino Pessoa sobre a postagem "Manobra de Jatene II":

Quase tudo certo seu informe, só que Castelo de Sonhos não é município e sim distrito de Altamira e o nome também não é Castelo dos Sonhos e sim "Castelo de Sonhos" Corrija ai e estude mais sobre nossa região!
 Nota do Xarope: Obrigado pela DICA! Sou simplesmente um repórter muito humilde. Sua Colaboração só ajuda!
Vereador de Santarém  Henderson Pinto
Bom dia a todos! Daqui a pouco partimos para o...Bom dia a todos! Daqui a pouco partimos para o Município de Novo Progresso, onde amanhã, quinta feira, às 9h, acontecerá na Câmara Municipal o Lançamento e Implantação do Comitê Municipal Pró Estado do Tapajós - Compet Novo Progresso! Vamos que vamos na luta pela criação deste Estado, para que juntos com o Pará e Carajás possamos fortalecer o Norte do País! Vote pelo desenvolvimento! Vote SIM! Vote 77.