quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

GRITO DE ALERTA!

Aveiro vive clima de incerteza

“A cidade tem 235 anos de existência, apesar disso o que se pode ver é um município pobre com a população humilde e no rosto mascas estampada de pobreza e incerteza”.

Localizado as margens de um dos mais belo e rico rio da Amazônia, a cidade de Aveiro volta a ser manchetes de jornais e de outros tantos meios de comunicação. A cidade virou CASA DE MÃE JOANA, não se sabe quem manda. Até elegeram dois presidentes, e conseqüentemente dois prefeitos interino. A briga está nos tribunais da Comarca de Itaituba. Todo mundo pergunta: quem será o presidente da Câmara?...Quem será o nosso prefeito?...
Marcado pelas administrações envolvidas em escândalos, corrupção e total falta de competência, a cidade vive em torno da incerteza. A história mais recente pode-se citar os desmandos praticados por Milanês e Reginaldo Brindeiro, uma disputa pelo poder, o saí e entra entre os dois custou milhões para os cofres públicos de Aveiro, o que daria para realizar inúmeras obras em benefícios do município. Um dia Milanês Pinheiro era cassado, outro dia era Reginaldo, não muito diferente aconteceu com Adalberto Viana (Cabano) que também foi cassado, depois voltou, porém deixou uma farta herança para os cofres do município.
Enfim, a cassação da prefeita Maria Gorete, dizem que custou altíssimo a sua tentativa de continuar no poder, porém sendo cassada. O prefeito interino Manoel Sales que apesar de pouco tempo teria feito uma imensa divida, principalmente porque teria feitos pagamentos para agiotas que teria emprestado para prefeita cassada Maria Gorete. Tudo isso, e ninguém até agora pelo menos respondeu pelo danos causados a saúde, a educação, a merenda escolar de centenas de crianças do município.

MASCAS DE INCERTEZA: Nomes como Adamor, Leon Boillet,........ , Milanes, Cabano, Reginaldo e agora Gorete Xavier, todos com igualdades de incompetência, fizeram história nesta caminhada. Somando todos eles, os processos acumulados somariam milhares e milhares de paginas, fato que seria quase impossível de serem analisadas.
Nessa republica da democracia, a cidade nada mudou, a não ser a maioria de seus munícipes que pela falta de oportunidades correram atrás de melhores dias, deixando seus amigos e familiares para trás e foram trabalhar em outros rincões, como Itaituba, Santarém, e principalmente para o estado do Amazonas, onde hoje vivem à maioria.
Sãos 225 anos convivendo com à impunidade de gestores irresponsáveis,que tomaram o governo municipal como se fossem suas próprias casas, deixando o povo humilde e ordeiro na mais absoluta miséria, tirando o direito de viveres decentemente.
A população tem sofrido com a falta de medicamentos, de assistência e de atendimentos. Áreas como agricultura e infra-estrutura é um fracasso. Os agricultores não recebem incentivos. Nas comunidades é visível a tristeza estampado no rosto dos agricultores. As ruas da cidade e das comunidades estão tomadas de mato e lixo. Na verdade o povo de Aveiro sucumbe no mais completo abandono.
Precisamos de uma educação adequada, pra isso temos a verba do FUNDEF, temos verbas para Saúde, inúmeros convênios, a cota do ICMS, sem falar da receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). É muita verba para pouca obra, lá nada se ver. A não ser o trabalho que tem o gestor de realizar o pagamento em dias e arcar com algumas cotas de energia para certas comunidades.

É necessário que se formem urgentemente consciências de que um gestor municipal e uma Câmara de vereadores sejam cidadãos autênticos, de amor à sua terra, com princípios éticos de cidadania, opinião benfazeja e que defenda os reais interesses do povo, na integra. “ Ainda bem que HENRY FORD não está vivo para ver o que estão fazendo com a cidade que ele escolheu no CORAÇÃO DA AMAZÔNIA, bem perto dali FORDLÂNDIA”.

Vou usar a frase da minha querida amiga e professora Nazaré Pereira, A NAZICA... Aveiro que me viu crescer, infelizmente eu não posso dizer o mesmo! Chega, basta!!

Direito das Crianças

Educação Infantil não é assistencialismo. É Educação!


A Educação Infantil não é assistencialismo. É um direito das crianças e de suas famílias, e não um favor. Etapa fundamental do sistema educacional, deve ser garantida pelo Estado e exercida por profissionais qualificados e em locais adequados para este fim, como creches e pré-escolas. “Primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil possui um caráter institucional e não doméstico, com profissionais formados para esse fim”, explica a professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Celi da Costa Silva Bahia, que coordena, no Pará, o Curso de Especialização em Educação Infantil, do Ministério da Educação (MEC).
“Este curso não é para a universidade, é para a sociedade, para as nossas crianças”, afirmou a educadora durante a aula inaugural da especialização no polo de Santarém (PA), ocorrida no dia 3 de janeiro. “É um curso que está acontecendo em todo o país, inclusive no interior, e que busca dar elementos para que os professores possam agir de forma mais coerente com as necessidades desses alunos”.
Dentre os principais desafios da Educação Infantil no país, Celi Bahia destaca o acesso universal à pré-escola, o aumento da cobertura de atendimento para crianças de zero a três anos de idade e a melhoria da qualidade do ensino e dos serviços prestados nessa área, com mais investimentos para a construção e reformas das creches e pré-escolas e aquisição permanente de equipamentos e materiais didáticos, incluindo brinquedos. “A brincadeira deve ser o eixo do currículo da Educação Infantil”, explica.
O reduzido número de creches públicas, voltadas para a faixa etária de zero a três anos, é um grave problema que deve ser enfrentado pelo Estado e pela sociedade, em sua opinião. “A oferta de vagas na creche é muito mais cara do que na pré-escola, porque requer um número maior de profissionais e de cuidados”, explica. “O Brasil não pode correr o risco de deixar de priorizar o aumento da matrícula na etapa da creche, em favor da expansão das matrículas da pré-escola, tendo em vista sua obrigatoriedade”.
Já na pré-escola, que atende a crianças na faixa etária de quatro a cinco anos, o desafio principal ainda é a qualidade de ensino. Nesse sentido, é necessário garantir que o atendimento das crianças seja feito exclusivamente por profissionais devidamente habilitados, conforme a legislação vigente. Além disso, os professores da Educação Infantil precisam estar muito bem formados, porque esta é uma etapa decisiva na formação do indivíduo. “O curso de Pedagogia precisa formar o professor para trabalhar na Educação Infantil e nas séries iniciais. Esse é um desafio em que as universidades devem se empenhar”.
A gestão democrática da Educação Infantil, com a participação das famílias, também é essencial para se alcançar a excelência de ensino. “Como profissionais devemos informar às famílias que a Educação Infantil é uma obrigação do Estado, entendido como poder público, e não um favor”, explica.
Curso - Com o mínimo de 360 horas e duração de 18 meses, gratuitos e presenciais, o Curso de Especialização em Educação Infantil destina-se a professores, coordenadores e diretores de creches e de pré-escolas da rede pública e da particular (filantrópica, comunitária ou confessional) que mantenham convênio com o Poder Público, e também a equipes de educação infantil dos sistemas de ensino. A especialização está sendo ministrada em 55 polos, em todas as regiões do país. Cerca de 250 profissionais estão sendo capacitados no Pará.
Coordenado pela Profa. Edna Marzitelli, do Instituto de Ciências da Educação (ICED), o polo de Santarém (PA) possui 40 alunos. A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), onde as aulas da primeira etapa serão realizadas até o dia 21 de janeiro, no Campus Rondon. A qualificação dos docentes está prevista no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), e faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), do MEC.

Por Maria Lúcia Morais  da Comunicação/UFOPA

Barriga de Ronaldo assusta

Jornal INGLÊS pública gordura de Ronaldo
Diretores e conselheiros do Corinthians se assustaram com o tamanho de Ronaldo em foto publicada por um jornal inglês. Embora dizendo que admiram o Fenômeno, dizem que seu estado físico está mais para um cartola do que para um atleta.
E reconheceram que, se o jogador está muito feliz no clube, é até mesmo porque faz o que quer.

Inscrições para povos índigenas

UFOPA: Inscrições encerram-se no dia 10 de janeiro


Maria Lúcia Morais coordenadoria de ComunicaçãoUniversidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, comunica que as inscrições para a seleção diferenciada para povos indígenas, destinada ao preenchimento de 50 vagas para a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), encerram-se neste dia 10 de janeiro. A seleção será realizada em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), que também oferece duas vagas em cada curso de graduação oferecido nos seus campi.
As inscrições estão sendo realizadas no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br, onde também se encontra disponível o edital com as regras de seleção. No ato da inscrição, o candidato indígena deve optar por uma das duas instituições de Ensino Superior, UFPA ou UFOPA, em que pretende ingressar. Não há cobrança de taxa de inscrição, porém o candidato é obrigado a gerar e imprimir o boleto de pagamento para comprovar sua inscrição no processo.
O processo seletivo diferenciado dos candidatos indígenas será realizado em duas fases, cujos critérios de pontuação e classificação serão definidos pelas Comissões Avaliadoras da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da UFPA e Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) da UFOPA. A primeira fase consiste de prova de língua portuguesa (redação), que ocorrerá no dia 30 de janeiro de 2011. A segunda, de entrevista, com análise de histórico escolar do Ensino Médio, que acontecerá no período de 30 de janeiro a 1º de fevereiro de 2011.

Fim do Mundo

Transexual ganha direito de mudar de nome


Um transexual ganhou, na Justiça de São Paulo, o direito de mudar seu nome em seus documento pessoais para um do sexo feminino.

Na decisão, a juíza Paula de Oliveira, do Forum de Marília, escreveu que "insistir em manter, em seu assento de nascimento, a indicação de prenome e estado sexual que não correspondem, em absoluto, à maneira como aparece em suas relações com o mundo exterior, significa condená-lo a uma situação de incerteza, angústias e conflitos, impedindo-o, ou ao menos dificultando-lhe o exercício das atividades de seres humanos, negando-lhe o direito da cidadania".

Chico Anysio tem infecção pulmonar
O humorista Chico Anysio, de 80 anos, permanece internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.


Áries (21/3 a 20/4)

Tudo indica que seu prestígio vai estar vinculado à sua autonomia. Quanto mais discreta for sua atuação profissional, melhor será o resultado financeiro. A dois, clima amigável pode marcar a relação.

Touro (21/4 a 20/5)
É um dia bastante favorável para fazer contato com pessoas de fora. Tudo indica que esta é uma fase de expansão profissional. No campo afetivo, saberá captar o desejo dos outros.

Gêmeos (21/5 a 20/6)
Terá sucesso ao transformar velhas ideias em novas. A convivência com o par será fundamental para aprofundar os sentimentos. Bom astral para viagens ou se relacionar com gente de fora.

Câncer (21/6 a 21/7)
Estará motivado a somar forças com pessoas que têm os mesmos objetivos de vida que você. Na área sentimental, sua estrela vai brilhar intensamente. É hora de ser feliz!

Leão (22/7 a 22/8)
Jogue suas energias no trabalho e veja como seu humor melhora. Quem trabalha por conta própria não pode reclamar da sorte. É tempo de compartilhar a vida sentimental. Agrade o par!

Virgem (23/8 a 22/9)
O dia favorece a expansão das atividades profissionais, podendo fazer contato com gente de fora. A dois, o diálogo pode ser importante, mas a vontade de ser útil é que vai predominar.

Libra (23/9 a 22/10)
Quem trabalha por conta própria não pode reclamar da sorte hoje. A vida amorosa ganha um novo ânimo. Mostre a generosidade do seu coração. Alto-astral na conquista.

Escorpião (23/10 a 21/11)
Quanto mais prazeroso for seu trabalho hoje, maior será sua produtividade. Bom dia para se dedicar a alguma atividade que lhe dê prazer. Sua força de sedução vai estar a mil.

Sagitário (22/11 a 21/12)
Terá êxito ao empregar seu dinheiro em uma reforma ou mudança de casa. Assuntos de herança ou propriedade podem se desenrolar hoje. No campo afetivo, prove sua lealdade!

Capricórnio (22/12 a 20/1)
Estará mais comunicativo e disposto a se deslocar. Sua comunicação está alegre, de modo que a sua interação será facilitada. À tarde, o astral é de distanciamento emocional.

Aquário (21/1 a 19/2)
Não faltará motivação para descobrir novas alternativas para aumentar sua renda. Há boas chances de receber um dinheiro inesperado. A vida amorosa conta com boas vibrações.

Peixes (20/2 a 20/3)
Quanto mais liberdade de ação tiver, mais criativo será o dia. Não perca a chance de ampliar seus horizontes. Tenha confiança, suas esperanças afetivas podem se realizar.

As Melhores Frases de Sempre

Frases Abraham Lincoln
“Nunca conseguirás convencer um rato de que um gato traz boa sorte.”

Frases de Charlie Chaplin
Eu continuo a ser uma coisa só: um palhaço, o que me coloca num nível mais elevado do que o de qualquer político.

Frases Daniela Cicarelli
“Quando um homem quer uma mulher só pela beleza,
ele vai enjoar dela como enjoa do carro que acha lindo…”

As Comentadas do Xarope

Xarope é quase verdade...
Que o prefeito Eraldo Pimenta, já afastado do cargo por duas vezes por desvio de dinheiro público, tem vencido as eleições que participou é quase verdade. Seu candidato Jader Barbalho (PMDB) perdeu para o Flexa Ribeiro (PSDB) aqui em Uruará. Quanto a prestígio politico, o prefeito que é presidente da AMUT, não tem nenhum fora de Uruará, senão articularia e conseguiria a indicação de representantes do Oeste para o secretariado do Estado. Marabá indicou dois, enquanto 'nós nada'. O Prefeito não foi sequer recebido por Jatene. É forte por aqui, pois não temos políticos tão irresponsáveis como ele. A nível de Estado perde feio até para a Odileida de Altamira. É fraco, fraco. Abraços João Carlos Santos

Por João Carlos em As comentadas do Xarope
Nota do xarope: Hum, tá certo João Santos..

Em defesa de Julio Magno
Parabéns seu Julio Magno seus comentarios estão super correto,, essa ausencia de representantes no primeiro escalão do governo estadual se dar pela falta de complometimento das liderancas politicas na região Oeste do Pará. Pois os lideres ao qual o senhor comenta, nao sao lideres regional são lideres locais sem expressão nenhuma a nivel estadual,, quero adiantar que por mais um longo periodo o Oeste do Pará continuara sem linderanca politica, sem pessoas complometidas com o desenvovilmento, sem pessoas complometidas com a formacao e surgimento de novos lideres. Porque essa pessoas que hoje se encontra no poder ja estao enraizada nele nao dando a oportunidade de surgimento de liders para nao perdeu o poder.. entao o oeste do para vai continuar por um longo periodo sendo terra propicia para o surgiemnto de liquerendas paraquediasta de 4 em 4 anos, nao complometida com a região.

Por Gilberto Alvarenga em Uruará
Nota do Xarope: Hum, pois é Alvarenga o grande problema nosso sãos os próprios eleitores que preferem votar em candidatos de fora...Agora cadê o senhor Lira Maia que foi o grande responsavel pela votação expressiva do cidadão Jatene na nossa região. Santarém toda também está revoltada com essa situação. Um forte abraço.

Sobre Aveiro
Caro amigo xaropinho... dê informação de aveiro. abraço, joão Silva
Por Anônimo em As comentadas do Xarope
Nota do Xarope: João a última foi as que vc viu em destaque no BLOG. abraço.