segunda-feira, 22 de julho de 2013

Xaropada do Jatene: Santa casa pede socorro e ninguém ajuda, um desgoverno na saúde do povo do parazinho

Na área identificada como Pré-Preparo de Carnes, há de tudo um pouco: tomadas ausentes, fiação exposta, janela quebrada. Acima de um balcão, um batente está coberto por uma substancia amarelada. Pode-se ver um ralo aberto. 
Abaixo dos balcões, canos de esgoto aparentes, sujos de lama.
Na parede, um avental sujo de sangue aguarda o próximo dia de trabalho.
Numa área separada, luvas velhas, usadas para lavagem de louça. Nas pias, ainda há utensílios lavados há pouco tempo. 
Mais adiante, fica o local de preparo dos alimentos. Grandes fogões industriais estão cobertos de ferrugem. Há restos de alimentos estragados, caídos entre os bocais. Bem ao lado dos fogões, há poças d’água estagnada.
Há também dois caldeirões para o preparo de alimentos. Apesar de velhos e enferrujados, ainda funcionam, de acordo com depoimentos de funcionários que, evidentemente, desejam permanecer no anonimato. Um deles está com o isolamento térmico exposto. No outro, o sistema de resfriamento não funciona.
No local há um forno elétrico queimado há pelo menos seis meses. Atrás deste forno, material em desuso: bandejas de metal enferrujadas e cadeiras quebradas.
De acordo com funcionários, o forno elétrico quebrado impossibilita à cozinha servir alimentos assados, o que limita a qualidade do serviço.
Os funcionários têm que usar freezers para o armazenamento de alimentos perecíveis. A câmara frigorífica está quebrada há pelo menos quatro anos. Atualmente, serve de depósito de entulhos e lixo. As paredes estão descascadas, sujas e rachadas. Há rachaduras e buracos pelo chão e as janelas estão sujas e quebradas.
Um grande ralo no chão tem restos de alimentos e um cano exposto. Um verdadeiro banquete para baratas e ratos. A exatos quatro passos de distância do balcão de preparo de refeições, um ventilador está em estado lastimável: imundo, coberto de poeira, com fiação exposta.
REFEIÇÕES
De acordo com fontes da Santa Casa, são servidas em média 3.000 refeições por dia no hospital. São 1.800 para pacientes, 900 para funcionários e 300 para acompanhantes.
Todas as pessoas consultadas são unânimes em ressaltar a dedicação e o empenho dos funcionários da cozinha da Santa Casa. Apesar das terríveis condições de trabalho, eles conseguem fornecer as refeições e de alguma forma, por enquanto, impedem que infecções e outros problemas piores agravem ainda mais a situação do hospital.
RISCO
Na quinta-feira, dia 11, uma equipe doDiário Online esteve na Santa Casa. A equipe foi admitida no hospital e visitou o novo prédio, o refeitório, a área interditada e a UTI Neonatal. Apesar de ter acesso à UTI Neonatal, a equipe não teve autorização para visitar a cozinha.
A justificativa apresentada foi de que não seria conveniente a presença de uma equipe de reportagem na cozinha, por se tratar de local de manipulação de alimentos.
Supõe-se, emboranão tenha sido informado, que a equipe de reportagem não podia entrar na cozinha porque havia risco de contaminar os alimentos.

Xaropada em Tempo Real: Aeroporto de Santarém não tem condições de receber nem aviãozinho de Papel



"O problema do aeroporto internacional Wilson Fonseca atinge diversos setores da economia que ficam prejudicados. Empresários e a população reclamam ao QG do Xarope da falta de infra-estrutura, mas a Infraero fecha os olhos para o problema. Turismo e os negócios ficam prejudicados na região".


Passageiros que chegam de outros Estados e até de localidades na região, reclamam que o aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, apesar do nome bonito e pomposo, é uma decepção. Xarope preocupado com o turismo na região pede que o aeroporto seja reformado o mais rápido possível, ou então o jeito vai ser o aeroporto que parece uma espelunca, de tão desorganizado que é, fechar as portas, “isso é bem melhor que ficar passando vergonha diante da opinião pública”, disse o reconhecido e polêmico blogueiro.
Vôos que são obrigados a fazer escalas em Santarém, vindos do Sul do País, de Manaus e até da capital recebem reclamação dos passageiros, “alguns até desistem de viajar quando descobrem que vão fazer escala no aeroporto Internacional Wilson Fonseca, que de importante só tem o nome pomposo”. Mas na prática, não oferece a mínima segurança para os passageiros. Tem passageiro que faz o sinal da cruz quando entra no aeroporto, e só embarca com uma figa e um galho de arruda nas mãos. Isso é péssimo parta a reputação da antiga Pérola do tapajós e para o futuro Estado do Tapajós. Enquanto isso, nossos representantes políticos, junto com o prefeito e os vereadores, estão curtindo as merecidas férias. Uma vergonha...
Xarope lembra que a economia da região também é prejudicada, pela falta de condições no aeroporto. No Porto da Praça Tiradentes é uma vergonha o embarque e desembarque de pessoas e cargas, em meio de tanta sujeira e urubus. Agora também o aeroporto não presta. Isso é uma vergonha, constata o blogueiro Xarope, o mais acessado da região. Com a palavra, o vice-governador, que é santareno, mas não honra nem o cargo que ocupa, e a Infraero, que deveria fiscalizar e modernizar nosso aeroporto, mas nada faz, cruza os braços para o problema. O povo pede uma explicação...

Pipiragem em tempo real: “Milionária Americana envia carta ao blogueiro Xarope”



"Xarope revelou que está analisando a proposta com calma e tudo indica que o famoso blogueiro pode se mudar em definitivo para os Estados Unidos".
O Blogueiro mais acessado da região, também é campeão em receber cartas com propostas de casamento. Entre estas propostas, esta semana ele recebeu uma feita por uma milionária americana, da cidade do Texas, que quer vir á Santarém somente para conhecer o blogueiro e passar uma noite inesquecível de amor com ele, ele prometeu que vai analisar a proposta com calma. A milionária Myrthes Brain Ross, 70 anos, avisou através de e-mail que a qualquer momento pode pegar seu jato particular e vir a Santarém somente para conhecer o blogueiro Xarope pessoalmente.
Tudo indica que Xarope, não vai aceitar a milionária proposta de casamento; “se eu sair da região, vou deixar um vazio muito grande no jornalismo investigativo e também no coração e na vida de meus milhares de fãs e os cobradores também iriam morrer de saudade, inconsoláveis com a minha partida”, declarou em inglês o blogueiro Xarope, em entrevista coletiva transmitida em rede internacional de Rádio e televisão a cabo.
Apelos e manifestações- Logo que foi divulgada a noticia de que o blogueiro Xarope estava pensando em se mudar para os Estados Unidos, (EUA) da América, de imediato as redes sociais foram inundadas com mensagens em forma de apelos e manifestações; “Não nos deixe, nosso Grande Irmão e Protetor”, “Sem você o jornalismo dos blogs  vai morrer”, “Vamos morrer sem você”, foram algumas dentre as milhares de mensagens que chegaram pedindo que Xarope não saia de Santarém. Isso mostra que o blogueiro justiceiro, Xarope é o verdadeiro representante do povo. E a voz do povo é a Voz de Deus.

XAROPADA: Em vídeo, deputado federal ensina a comprar votos e a difamar adversários

"Reportagem do Fantástico mostrou Aelton Freitas (PR-MG) orientando pessoas em Minas Gerais".
Uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, mostrou na noite deste domingo um vídeo em que o deputado Aelton Freitas (PR-MG) dá uma aula sobre como disputar uma eleição. O parlamentar explica como comprar votos e difamar os adversários na disputa. 
Antes de ser eleito deputado, Freitas foi senador — substituiu José Alencar, que deixou o Senado para assumir a vice-presidência da República, em 2003, informou a reportagem. 
O vídeo, em que o deputado aparece em um restaurante em Capetinga, no interior de Minas Gerais, foi gravado em setembro do ano passado, às vésperas das eleições municipais. 
Para comprar voto, Freitas sugere a "técnica do cartãozinho", em que cartões com valor de R$ 100 cada seriam distribuídos. O valor seria pago só se o candidato fosse eleito. 
O DEPUTADO EM SUA DEMONSTRAÇÃO DE COMPRA DE VOTOS
Outra lição é sobre boatos contra adversários, para o qual Freitas sugere criar um "esquadrão da fofoca", que circularia em locais públicos para falar mal do concorrente. 
Por fim, o deputado mineiro orienta os aprendizes a usar a verba das emendas parlamentares para beneficiar os municípios onde obteve mais votos. 
Procurado pelo Fantástico, o deputado disse que deu as declarações em uma "reunião fechada entre companheiros", onde "de repente a gente fala muita coisa que não deve, que não pode". Ele também informou que não sabia que o papo estava sendo gravado.
Freitas negou que tenha ensinado a comprar votos na eleição municipal de Capetinga e afirma que jamais pagou para que votassem nele, concluindo que a gravação não passou de uma "brincadeira". Uma cópia do vídeo, informou a reportagem, foi entregue anonimamente ao Ministério Público em Minas, que enviou o material para a Procuradoria Geral da República. A Câmara, que está em recesso, não se manifestou sobre o caso.