domingo, 21 de novembro de 2021

Estado do Tapajós: entenda o processo que pode levar à criação da 28º unidade da federação no Brasil

Projeto tramita no Senado Federal e deve entrar em votação na próxima semana. Se um eventual plebiscito decidir pela divisão do Pará, a região oeste contaria com 23 municípios e cerca de 2 milhões de habitantes; há contrariedade ao projeto.
Por Geovane Brito
O Brasil pode ganhar um novo estado. Um projeto de criação de Tapajós, que se tornaria a 28ª unidade federativa do país, está em tramitação no Senado. O processo é complexo e passa por várias instituições políticas.
Na quarta-feira (17), após o relator Plínio Valério (PSDB-AM) dar parecer favorável à realização de uma consulta à população do Pará, o projeto entrou em pauta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas não chegou a ser votado por conta de um pedido de vistas do senador Jader Barbalho, pai do governador do Pará, Helder Barbalho, ambos do MDB.
Santarém, no oeste do Pará, é uma das principais cidades dentro do projeto de criação do Estado do Tapajós — Foto: Agência Santarém/Divulgação
O prazo do pedido de vista é de até cinco dias e não é prorrogável. O tema voltará à pauta da comissão do Senado no dia 24 de novembro.
Entenda abaixo como ocorre o processo de criação e o plebiscito do Estado de Tapajós:
Por que dividir o estado?
O que diz quem é contrário à proposta?
Por que Tapajós é o nome?
Qual área será desmembrada do Pará?
Em que fase está o projeto?
Qual seria a renda do Tapajós?
1. Por que dividir o estado?
A disputa sobre a divisão do estado começou efetivamente como projeto ainda nos anos 1990, para a formação de mais dois estados: Tapajós e Carajás.